quarta-feira, julho 15, 2015

(Livro) Perdido em Marte (2014), de Andy Weir


Fazia tempo que eu não consumia um livro tão rápido. Dois dias e meio (três, para arredondar), apenas nos momentos de pausa. Só há dois motivos que levem alguém a terminar uma leitura de maneira tão voraz:

1. O livro é tão ruim que o largamos logo no início e nunca mais o pegamos;
2. O livro é tão incrível que temos que terminá-lo urgentemente.

Com "Perdido em Marte" (The Martian) (2014), de Andy Weir, vamos de opção 2.

Primeiro: o cara escreve muito bem. A leitura te prende desde a primeira página (juro!), e ele narra a ação intercalando entre o estilo de escrita em diário e narrativa normal. Ele é tão bom escritor que você nem se percebe lendo! Isso é incrível, a voz dele se confunde com o teu pensamento!

Segundo: Ele tem um conhecimento teórico poderoso, e utiliza linguajar técnico (física, engenharia, química e biologia) de maneira tão magistral que não te assusta (mesmo que você seja completamente ignorante destes assuntos). 

Terceiro: Mark Watney é um protagonista único. Ele é sarcástico, brincalhão, piadista... é daqueles caras que mesmo quando estão para morrer ainda conseguem tirar onda. Ele é tão gente boa que você passa o livro inteiro querendo que ele não morra, e sofrendo com ele cada dia, cada angústia, cada derrota - e comemorando quase aos gritos cada improvável vitória.

Andy Weir consegue unir, em "Perdido em Marte", o melhor de Frank Herbert e Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. Devo dizer que chorei ao fim do livro? Não, melhor não comentar isso.

Eu já disse também que passei por uma crise de abstinência quando terminei de lê-lo? (Estou tentando me curar ao reler "As Crônicas de Terramar. Nada a ver, mas tá dando certo).

Você vai querer ler este livro. E vai ficar feliz também ao saber que ele está sendo adaptado ao cinema (  \0/  ), por ninguém menos que Ridley Scott (  \0/  ), com Matt Damon (  \0/  ) no papel principal! 



Pelo trailer deu pra ver que está bem fiel ao livro! Será lançado em outubro.

VOCÊS PRECISAM LER ESTE LIVRO.

Fica a dica, abraços e até a próxima.

P.S.: Cada dia mais me apaixono pelos livros de papel, com seus acabamentos luxuosos e tratamento decente. E sentir o cheiro deles quando os abrimos pela primeira vez... Sinto muito, livros digitais. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!