domingo, junho 07, 2015

Game of Thrones - Hardhome, Episódio 8 - 5ª Temporada


A conclusão da última noite de Game of Thrones, o  episódio "Hardhome" coloca uma teoria para o teste: Será o aço valiriano capaz de derrotar os outros aços? Esta é uma pergunta feita por ambos, os livros e a série de TV, mas que não foi respondida até que este episódio foi ao ar. Claro, qualquer Tarly pode manejar um pedaço de vidro de dragão e se tiverem sorte suficiente ele podem até fazer cair um Walker White (caminhante Branco). Mas agora que o aço valiriano foi mostrado para ser mais do que igual a armas dos outros, as casas reais do mundo conhecido tem que polir mais e melhor suas lâminas ancestrais.

Em Mereen

Da última vez que deixamos Tyrion e Jorah, eles estavam a mercê da rainha Daenerys, e é onde vamos encontra-los na abertura do episódio desta semana. Para o fãs, que tem criticado esta temporada de estar se movendo muito lentamente, ou não ter ação a suficiente, eu ofereço-lhes este: estamos finalmente vendo os grandes jogadores, que conseguiram sobreviver e voltar ao jogo, conhecer e interagir uns com os outros, apesar das probabilidades longas, este vasto mundo embalado com tantos personagens diferentes, cada um com sua própria lista de ambições e causas de vingança, estão começando a ir juntos, formando algo em torno de alguns pontos focais densos onde o futuro de Westeros será decidido. Um desses pontos ocorre nesta reunião de mentes em Mereen.


Enquanto Tyrion faz o que Tyrion faz de melhor, usar sua inteligência e razão para ganhar o favor de Daenerys, o pobre  Jorah é mais uma vez banido pela rainha (embora ele ainda esteja vivo, pelo menos enquanto ele estiver fora das arenas de luta ou a sua nova doença deixar). Agora Tyrion é conselheiro de Daenerys, mesmo que não seja claramente o mais confiável, ele trás com propriedade o conhecimento da politica Westerosiana e pode auxiliar no retorno da última Targaryen ao Trono de Ferro, mesmo que a intenção final dela seja quebrar a cíclica roda de poder que vê o povo esmagado sob as botas de uma família rica após outra. Tyrion faz certamente uma escolha ousada aliando-se a outra usurpadora e colocando-se ao lado dos inimigos de sua família. Foi a escolha certa? Será que ele tem alguma outra opção? Ele irá gerenciar suas habilidades para ajudar ou atrapalhar Daeny em sua conquista?

Em Porto Real

De volta ao assento do próprio Trono de Ferro, as coisas estão em desordem para a casa real. Cersei ainda se encontra em uma cela onde foi colocada pelos Pardais que querem sua confissão, embora ela permaneça desafiadora. Sua teimosia e orgulho acabará por ser sua ruína, fato que seu conselheiro Qyburn tenta elucidar para Cersei, mas sem sucesso, mesmo ela sendo preciso lamber o chão da prisão para obter um pouco de água para saciar a sede. É uma cena interessante, especialmente à luz de tudo o que vimos de Cersei em temporadas anteriores e com respeito aos comentários da cena anterior onde Daenerys discorre sobre "o sofrimento dos plebeus. Será Cersei saindo de cena, ou ainda há esperanças de redenção (ou vingança) para ela?

Winterfell

Ouve uma cena surpreendentemente intima entre Sansa e Reek neste episódio. Sansa sobrevive mais um pouco ao saber que seus irmãos Bran e Rickon não foram realmente mortos. Este lapso na língua de Reek pode lhe custar mais uma sessão de tortura com Lorde Ramsay. É um estado de ser que não provocou em sansa nenhum sentimento de piedade para Reek, mas também revela um vislumbre de esperança para o retorno de Theon Grayjoy para seu formato.

Enquanto isso Roose e seus homens se preparam para o cerco e pretendem esperar que as forças de Stannis congelem e morram de fome, ou que ocorra um motim do lado de fora da re-fortificada Winterfell. Ramsay corajosamente aconselha a montar um grupo de ataque para ir ao encontro deles no norte, dizendo que só precisa de 20 bons homens para fazer o trabalho. Não vamos torcer para que o pequeno idiota tenha chance!

Castelo Negro


Em uma cena que serve para expor aos espectadores a lembrança de que apenas o Senhor comandante Jon Snow e Sam tem um coração para o garoto Olly cuja família foi abatida por selvagens sob o comando de Tormud e que ele não consegue entrar em acordo com o plano de Snow de trazer o povo livre para o lado de dentro da muralha e conceder-lhes terras. Não posso pensar como não culpa-lo, mas como Sam diz, com razão, os selvagens ainda são pessoas e eles não merecem morrer nas mão dos Caminhantes Brancos; ele também sabe que a vida precisa se aliar contra os mortos se eles quiserem ter uma chance de sobreviver ao próximo inverno. Talvez Olly se convencesse da decisão de Snow se o tivesse acompanhado até Hardhome...

O assustador Rei da Noite e senhor dos caminhantes Branco

Norte da Muralha - Hardhome

As estrategias diplomáticas empregadas por Snow e Tormud durante a reunião com os anciões, ainda é um momento importante na mitologia da série. Estas duas forças, - os corvos da patrulha da noite e o povo livre selvagem - tem lutado entre si por tanto tempo quanto eles conseguem lembrar. A capacidade de Mance Rayder para unir o povo livre sob uma única bandeira foi excepcional o suficiente, e Jon tenta usar esse fato para convencer a todos a se juntarem a patrulha da noite do lado sul da muralha contra a próxima guerra. O povo livre selvagem está compreensivelmente desconfiado da oferta de Jon para velejar ao sul da muralha e cultivar a terra (especialmente quando Jon admite ter matado Mance Rayder...) mas até os Thenns e o gigante são logo convencidos de que uma aliança é o melhor para todos os interessados.

E agora vem o momento que todos estavam esperando, e não apenas desde o inicio da temporada, ou mesmo do começo de toda série, mas desde que o exercito dos mortos foram referidos nos livros.. Esta é a primeira vez, se não estou enganado, que uma enorme batalha entre as forças dos vivos e dos morto tem tido lugar em qualquer meio. Valeu a pena esperar e foi um teaser fantástico para as batalhas futuras que certamente virão.

Contar aqui sobre cada golpe da luta não iria lhe fazer justiça, e honestamente eu gostaria apenas de ver de novo. A batalha acima da baia das águas negras fica como minha sequencia favorita, até agora, em toda série. A patrulha da noite está tentando embarcar os selvagens em seus pequenos barcos, quando uma série aparentemente de várias avalanches em cascata vem para baixo da montanhas geladas do norte. Logo fica claro que as forças dos mortos-vivos de inverno estão se aproximando e a tentativa dos selvagens para selar os portões de hardhome são completamente inútil.


Eu não consigo escolher um momento favorito, mas sinta-se a vontade para escolher a sua. Teria sido a parição dos caminhantes investindo ferozmente contra os portões de madeira? Seria a visão dos quatro cavaleiros do apocalipse assistindo a tudo dos picos elevados? Jon Snow em plena carga valente contra a horda de mortos vivos? ou a ajuda desafiante, ainda que fútil de Thernn contra um solitário guerreiro de elite dos caminhantes? Talvez você tenha gostado de ver Snow assumir a postura de um guerreiro mitico e derrubar um caminhante atras do outro com sua lamina de aço valiriano que se mostrou tão capaz quanto um caco de vidro dragão, ou ainda do gigante levando ao chão dezenas de mortos vivos com uma arvore em chamas, tudo foi ao meu gosto para uma cena de ação.

A ação foi fantástica, mas, em seguida, houve aquele momento de horror tão visceral que fez The Walkind Dead dar uma espiada por cima dos ombros. E na minha memória vão estes: as hordas de  mortos-vivos cumprindo ordens de seu comandante para lançar-se sobre o penhasco, apenas para saltar para a (des)vida e retomar o ataque lá embaixo; a chegada das crianças esqueléticas e seu ataque sanguinário contra o povo livre; e o Senhor da Noite, o líder dos caminhantes olhando para Jow Snow e erguendo os braços lentamente à medida que seus recrutas recém-mortos-vivos se juntam a seus irmãos congelados. Uma coisa poderosa que dá uma ideia precisa do que o norte vai enfrentar em breve.

Mal posso esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!