domingo, maio 17, 2015

Músicas para curtir uma paixão - Nacionais (playlist) (Repost/Resgate)


Olá, meus queridos e queridas!

Aqui quem fala é aquele velho amigo meio arrogante, Michel Euclides, AKA O Ladrão de Almas. Passando por aqui pra deixar com vocês uma daquelas contribuições que podem - ou não - servir para o vosso deleite musical.

Estava por aqui com uma vontade louca de escrever (uma história encravada aqui no fundo da mente, rivalizando fortemente com a dor no ombro), quando comecei a escutar música e pensei: por que não fazer uma playlist com músicas nacionais que falem de amor, amar e ser amado, bregas ou não?

É uma boa ideia, respondeu o Euclides, AKA O Outro, Doppelgänger ou Irmão do Sonho. Façamos uma lista e reflitamos sobre ela.

Inicialmente era um top 10, mas eu tenho um sério problema de apego com músicas... então, lá vai a playlist que escolhemos para esta noite quente e úmida de sexta-feira. Espero que vocês gostem.


01. O tempo - Cidadão Instigado


Cidadão Instigado é uma banda cearense de rock que é muito, mas muito fantástica mesmo. A sonoridade, a sensibilidade, o senso crítico, as letras, a voz do Catatau... tudo colabora para que esta seja única. É motivo de orgulho para mim que algo tão bom seja feito aqui, por cearenses, no Ceará.

Pois bem: a faixa em questão, O Tempo, é uma balada com uma levada brega e uma letra melancólica, saudosa e reflexiva. É impossível não ouvi-la e não identificar-se em algum momento da vida com o sofrimento descrito na música. Os arranjos belos, o sentimento que vem dali, tudo tao cinza e chuvoso, regado à cachaça e a arrependimento... ah...

02. Para onde irá essa noite - Lucas Santtana


Essa é uma daquelas que você escuta e se imagina dirigindo para casa, sozinho, na madrugada, alimentando o monstro chamado "E Se". O cara conhece a menina na festa, conversa, gosta, toca, abraça, beija, fusão de mentes e almas... depois de tudo isso, no caminho da casa da moça, promessa de amor noite adentro, a moça diz que já tem namorado.

No meio da suspensão, o cara, que é um romântico inveterado, segue para casa semi-conformado, com raiva, frustrado e triste, apaixonado e destruído. Bem vindo ao meu mundo. Quem nunca passou por isso atire a primeira pedra.

A música de Lucas Santtana é tão rica, taõ poderosa, tão catártica, de uma sensibilidade tão masculina, que você sente como se aquilo tivesse acontecido com você.

E aconteceu. O pior é que aconteceu.

03. Por que brigamos - Bárbara Eugênia

Versão de uma música de Neil Diamond (I am... I said), sucesso da música ultrarromântica brasileira na voz da distinta Diana, renasceu na voz rouca da musa/diva Bárbara Eugênia com uma levada mais Rock, porém que respeita e renova a beleza da versão da Diana. Apaixonante. Impossível não se empolgar e cantar junto.

04. Sua Estupidez - Gal Costa

Essa é, talvez, uma das mais lindas de todas as músicas brasileiras de todos os tempos. Composta por Roberto/Erasmo, teve sua encarnação mais bonita e singela na voz doce da menina Gal. Eu sou simplesmente tarado por esta música, e se eu pudesse ouvi-la-ia várias vezes por dia, todos os dias. Amor, perda, brigas, orgulho... ah...

Caraca. Isso é muito foda. :)

05. Me dê motivo - Tim Maia

Tim Maia, o Síndico, falando de amor, de partir, de deixar. É de partir o coração com aquele vozeirão, com a simplicidade de quem já amou e perdeu e sofreu. Pede um motivo pra ir embora enquanto sai pela porta, só pra provar que pode ser feliz sem ela.

06. Dezembros - Fagner e Zeca Baleiro

Essa daqui vai diretinho na alma de maneira intravenosa e acerta na medula. A voz de Fagner, multiplicada, falando de amor, de chegar e partir, de sofrimento e saudade... guitarras furiosas, um piano suave... um Fagner remoçado e poderoso, entregando uma interpretação apaixonada em cima de seu trabalho com Fausto Nilo e Zeca Baleiro... tempestades em forma de música e paixões. Apaixonante.

07. Tua - Maria Bethânia

Minha deusa descalça, com sua voz de veludo, sua sensibilidade de poetisa, sua alma linda e pura de rio e chuva e mar... canta aqui uma música da linda Adriana Calcanhotto, transformando-a numa declaração de amor e entrega capaz de fazer sangrar o mais duro e seco coração. Tenho uma queda infinita por La Bethânia, e por essa música em particular. Sua interpretação é perfeita. O arranjo é matador. A música é uma bomba atômica em sua eficácia de falar de amor.

08. Antes que amanheça - Chico César


Não sei se eu já disse, mas se não o tiver feito ainda, faço agora: Chico César, junto com Lenine e Zeca Baleiro, é um dos maiores compositores/cantores do Brasil na atualidade. Sua maneira pouco ortodoxa de enxergar o amor é um bálsamo para as feridas de amor contaminadas pelos clichês desses dias cinzentos e plastificados. "A Lua é um CD de luz no céu"... porra, meu irmão, que imagem! Chico Mestre César!

09. Sábado Morto - Erasmo Carlos

O Gigante Gentil, O Tremendão, compôs uma das músicas mais bonitas e Rock'N'Roll da música nacional. Depois de alguns anos, junto com o Los Hermanos, o cara fez uma releitura de seu clássico e transformou uma música que já era perfeita numa coisa fora de série. Sábado Morto, uma daquelas do cara se perder nos cabelos da moça e se dissipar no ar junto com o perfume dela, sonhando entregue plenamente ao amor de uma linda mulher. Erasmo, Erasmo, e a psicodelia dos Hermanos numa mistura explosiva e poderosa.

10.  A medida da paixão - Lenine

Poucas pessoas falam de amor como Lenine - com palavras e sentidos e significados, com uma música que se entranha em seu DNA,  ele consegue descobrir a medida da paixão. Sem respostas fáceis e prontas, ele te mostra aquilo que você já sabia, mas que hesitava em encarar: amar é saltar dentro de um furacão.

11. Por tudo o que for - Lobão

Um dos caras mais complexos do cenário musical do Brasil. Odiado por muitos, desprezado por vários, adorado por uma legião de fãs - eu entre eles -, Lobão é dono de uma sensibilidade crua, aquele cara que vira a cara pra chorar. Essa canção é uma das mais belas músicas de amor já feitas na Terra Brasilis, de uma delicadeza e humildade tão grandes, e tão verdadeira que emociona até o mais violento dos amantes.

12. Os pássaros - Los Hermamos.

Sou suspeito para falar dos Barbudos, e sinto uma falta desgraçada deles, de sua genialidade, de suas polaridades... mas estamos aqui pra falar d' Os Pássaros, essa bela música. Parece um fim de tarde chuvoso à beira-mar, uma canção desesperada, um amor cheio de serenidade e violência, uma análise solitária do que o amor representa para um romântico. Putz...

13. Figura - Orlando Morais

Um ícone da música brasileira, a riqueza desta canção ultrapassa seu criador. Uma declaração suprema de devoção e entrega, onde o homem se coloca sob a mulher, para dar-lhe destaque, respeito, confiança e segurança. O homem como apoio e complemento, algo tão difícil de fazer neste mundo machista e materialista... música de levar às lágrimas...

14. A outra volta do parafuso - Paulinho Moska

Moska é uma esfinge. Dono de uma sagacidade incontrolável, suas músicas são como móbiles-labirintos, tortuosas, ricas e complexas. Esta, em particular, é uma chuva de meteoros cheia de segredos, portas fechadas e becos sem saída. O amor de um homem perdido que precisa se redescobrir antes de amar de novo. Levanta a mão quem já se sentiu assim.

15. Seu olhar - Seu Jorge


Essa aqui era eu dentro de uma rede em Natal, RN, numa noite quente e límpida de outubro, sozinho numa pousada belíssima, cercado de silêncio, tomando vodca, pensando nos amores tidos e perdidos. Seu Jorge é foda, meu irmão. Demais. Um clima groove, grave, um violão sincero, a voz serena cheia de suingue, o convite de amor... tudo por causa de um olhar.

16. Nalgum lugar - Zeca Baleiro

"Ninguém, nem mesmo a chuva/ tem mãos tão pequenas".

Zeca Baleiro pega um poema de e. e. cummings e transforma numa música minimalista e rica, capaz de definir o amor de maneira tão singela que, quando a ouvimos, sentimos brotar em nós a capacidade de ver a beleza das pequenas coisas. O amor como força criadora e renovadora, é o que dormita aqui sob esta linda canção. Ah...

17. Preciso dizer que te amo - Cazuza e Bebel Gilberto

Quem nunca amou em segredo? Quem nunca fantasiou estar de mãos dadas, beijar, tirar o cabelo do rosto dela? Quem nunca se apaixonou por uma amiga, ouvindo suas crises e críticas, vendo-se como amante, mas visto como amigo? Cazuza e Bebel Gilberto trazem aqui uma linda canção que fala, de maneira singela, do maior temor de um adolescente/jovem: a friendzone. A dúvida é: você conseguiu dizer para ela que a amava, sem engano, correndo risco de perder tudo?

18.  Quase um segundo - Paralamas do Sucesso

A música de Cazuza ganha aqui sua versão mais bonita, sincera e sensível. Impossível não amar junto com a voz de Herbert Viana e a competência dos Paralamas. Todo o sentimento da música vem e te assola, te coloca na primeira pessoa do amor. "Quais são as cores, e as coisas, pra te prender?".

19. 50 receitas - Leoni

O cara que se recusa a esquecer o maior de todos os amores de sua vida, procura se agarrar as lembranças pra não sucumbir à solidão. Ainda não dá pra viver sem você - diz o cara -, e nem sei se quero. Eis aqui Leoni, o menestrel, e sua capacidade de falar e cantar o amor.

20. Os Barcos - Legião Urbana

Considerada por mim como uma das músicas mais bonitas da Legião. Mais uma separação, mais um amante que se recusa a deixar ir, afogado, naufragado e navegante em lembranças de não deixar ir. "Só terminou pra você, canta Renato Russo nessa balada de Rock de quem sabe o caminho dos barcos. Sonhei e sofri demais com essa canção...

21. O tempo não passou - Celso Fonseca


Essa aqui... ah, essa aqui, que fala diretamente com aquele amor do passado que você reviu uns dias atrás. Você dá uma de durão, "eu te superei numa boa",  e tal, mas quando ela vai embora você toma todas e fica chorando sobre a mesa do bar, pensando no que poderia ter sido. Ela mudou, amadureceu e continua linda. Você é apenas um garoto que envelheceu e não aprendeu nada. "Pra nós o tempo não passou".

Não adianta, amar e sofrer são irmãos gêmeos.

-----------------------------------------

Essa foi extensa, mas espero que tenha valido a pena. Escutem as músicas e fiquem pra vocês. Se forem beber e chorar ao som delas, lembrem-se de mim - nostalgia vicia.

Abraços lacrimosos deste que é um e muitos, o Ladrão de Almas.

A gente se vê por aí.

P.S.: Imagens da trilogia "Antes do Amanhecer", de Richard Linklater.

P.S.2: Essa é a primeira postagem resgatando as playlists perdidas do Grooveshark. Deu trabalho, mas valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!