segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Herdeiro do Império (01 de 03/Trilogia Thrawn) - Star Wars (Universo Expandido/Legends) - Timothy Zahn.


Não sei se eu já disse isso, mas eu tenho o melhor irmão do mundo. Entre outros motivos, ele me deu de presente a nova edição de "Herdeiro do Império", da Editora Aleph!

"Peraí... E o que seria o 'Herdeiro do Império'", pergunta você, leitor curioso. Eu respondo:

Em 1989, Timothy Zahn foi procurado pela acessoria do George Lucas para escrever a continuação de Star Wars. Direitos vão, limitações vem... e o cara escreveu "Herdeiro do Império", um dos melhores livros que já li dentro do Universo Star Wars!

Aí veio a Disney e comprou a franquia e os direitos do Lucas, e vimos nossos sonhos de ver a Trilogia Thrawn nos cinemas ir por água abaixo. 

Mas enfim... o livro.

Cinco anos após a morte do Imperador, a Nova República está tentando se firmar política e geograficamente, com pelejas ocasionais contra focos de resistência do antigo império. Mas eis que, do nada, surge um brilhante estrategista que começa a derrotar a Nova República, retomando territórios e conquistando poder para o Império que se julgava quase morto.

Grande Almirante Thrawn
O nome dele? Grande Almirante Thrawn. Dono de um intelecto absurdo, admirador e estudioso das artes de vários povos, uma capacidade de raciocínio assustadora, o humanoide de pele azul e olhos vermelhos vem, em sua nave Quimera, "tocar o terror" na Nova República. E ele não tem nenhum superpoder além de sua inteligência.

Outro personagem interessante é o "Mestre" Jedi Joruus C'baoth, que se envolve diretamente nos jogos de poder do Império, interessado nos Jedi Luke e Leia (Organa-Solo) Skywalker, e nas duas crianças carregadas pela Senadora: Jaina e Jacen Solo.

Joruus C'Baoth
E temos o trio principal: Luke, Leia e Han Solo. E temos Lando Calrissian (yeah!). E temos Chewie! E temos 3PO e R2! E temos...

Mara Jade. A ruiva. A mão do Imperador.

Tentando não soltar spoilers, mas tá difícil.

Na boa? Motivos pra ler tem muitos. Zahn consegue te envolver e te entrega personagens tão vivos quanto os dos filmes. É impossível separar os personagens escritos pelos vividos no cinema.


Ele escreve bem para caramba. Tudo bem amarrado e ancorado na mitologia.

Sério, a trilogia Thrawn (como são conhecidos os três livros desse arco: Herdeiro do Império, O Despertar da Força Negra e O Último Comando) é tão boa que dá uma tristeza pensar no Episódio VII.

Mas quem sabe o JJ não consiga nos trazer Uma Nova Esperança e aproveitar alguma coisa do Zahn?

Que a Força esteja com ele. E conosco.

Sério, se você não leu, leia. Compre o livro - tá linda a edição da Aleph. E o marcador de página é F*da!


Fico por aqui. Nos falamos. Até mais!

P.S.: Eu já disse que tenho o melhor irmão do mundo? :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!