sexta-feira, setembro 26, 2014

A Lenda - Ridley Scott (1985)


Certos filmes que marcaram nossa infância não deveriam ser revistos. Digo isto com pesar, pois tive uma das lembranças mais bacanas e assustadoras do meu passado destruída ao rever essa pérola da antiga Sessão da Tarde, "A Lenda".


Scott fazendo alguma coisa... peculiar.
Dirigido por Riddley Scott, lançado em 1985. Protagonizado por Tom Cruise (no auge da juventude!), Mia Sara (belíssima...) e Tim Curry (asustador!), esta película narra a história de Princesa Lily, uma sonhadora que é apaixonada por Jack, um zé ninguém que vive na Floresta. Um dia, na tentativa de conquistar o coraçãod a princesa, Jack a leva para ver os unicórnios, fonte de pureza e magia do mundo. Lily, num momento de arrogância, avança e toca em um dos unicórnios - o que é proibido! - abrindo a porta para que a maldade de Darkness/Senhor das Trevas traga sobre tudo e todos o inverno e a noite eternos.


Lily é capturada por Darkness, e Jack é escolhido por Gump, um elfo da floresta, para lutar contra Darkness e devolver tudo à normalidade.

Pontos positivos do filme? 1. Mia Sara, 2. Maquiagem, 3. Cenários e 4. Fotografia.

1. Mia Sara porque é linda, linda, linda. Ela atua pouco e ruim aqui, mas quem liga? tanto a versão light-cantora quanto a versão dark-dançarina são extremamente belas e sensuais.

2. A maquiagem é simplesmente perfeita, em todos os personagens - principalmente nas criaturas mágicas, goblins e, roubando a cena de todos, Tim Curry como Darkness. Meu, aqueles chifres me assustavam até um dia desses. E os cascos?




3. e 4. Cenários e fotografia também são excelentes. As imagens feitas embaixo d'água ainda são de tirar o fôlego.

Pontos negativos?

1. Não há roteiro. As coisas vão acontecendo. É um milagre que o filme chegue ao final com poucos mortos entre os espectadores.

2. As atuações são péssimas - exceção feita a Tim Curry -, principalmente a de Cruise-caras-e-bocas. Naquela época? Só um rostinho bonito.

No fim, os pontos negativos sufocam a lembrança desse que é - ou era! - um dos filmes de fantasia mais legais de que me lembro. Se você assistiu a ele quando garoto, faça um favor a si mesmo e fique só com as memórias. Não o reveja, sob pena de ficar, assim como eu, decepcionado. Se você não viu, veja uma vez e nunca mais.


Até a próxima, amigos!

Um comentário:

  1. hahahahhaha rindo muito com os pontos negativos do filme! é um dos filmes mais marcantes da minha infância. Eu gosto tanto que quase ignoro esses defeitos do filme. Vez ou outra eu revejo, mas de fato, ele era melhor quando estava apenas nas minhas lembranças.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!