EU GOSTARIA DE ACREDITAR, MAS NÃO TENHO CERTEZA SE DARIA CERTO. E VOCÊ?
O boato mais incrível de duas semanas atrás veio de Hollywood com a possibilidade de um reboot de ARQUIVO X. Perto de doze anos depois de ter saído do ar, nada de novo apareceu como essa produção que era o ponto alto da TV na década de 1990, e que deixou um vazio nunca preenchido. Mas estou cético se algo poderia repetir esse sucesso nesse momento. Se alguma vez existiu uma série que contou com o zeitgeist dos anos 1990, foi The X-Files. A série estreou no outono de 1993, quando nos encontrávamos à beira de uma nova onda de inovação tecnológica - da rede mundial de computadores, passando pelo mapeamento do genoma humano e chegando a clonagem de ovelhas.
Arquivo X fez algo mágico, não apenas em um momento que parecia não haver mais mistérios possíveis por causa da tecnologia, mas porque criou um mundo que estava apenas fora de nossa visão, onde monstros, alienígenas e o sobrenatural ainda tinham espaço para vir à luz. Arquivo X dava esperanças para a fantasia. A piada do show era que o agente Fox Mulder, tinha vislumbres desse mundo de fantasia, mas ele nunca poderia capturar qualquer evidência disso. Tudo que ele tinha era seu testemunho ocular, que não valia nada para o mundo real. Hoje, vivemos uma época em que se uma árvore cai na floresta e ninguém estiver lá para vê-la, há provavelmente uma câmera que vai gravar o evento. Pode ser a NSA, smartphones ou câmeras de táxi, nada escapa de ser visto e documentado. Um Arquivo X hoje teria que confrontar-se com a sociedade panóptica em que vivemos que mina a própria natureza da série. E programas como 24 Horas, Personal of Interest e Homeland ajudaram a treinar-nos a acreditar que praticamente todos os momentos da vida são registrados por uma câmera.
Muitas das abordagem da série são hoje realidade, até mesmo o que parecia improvável, como impactos de meteoros na Russia no ano passado, já ocorreram. Não é uma questão apenas de olhar tudo por outra perspectiva, os mistérios que Mulder e Scully desvendaram na década de 1990, não seriam um hoje, por causa dos telefones inteligentes e o YouTube. Não haveriam rumores sobre o monstro do Loch Ness, na Georgia ou do Pé Grande na California - alguém teria imagens de vídeo dos mesmos.
A série, claro, tratava das famosas conspirações governamentais. Ninguém está mais confiante no governo hoje do que na década de 1990, e o WikiLeaks e Edward Snowden mostraram que nem tudo pode ser mantido em segredo por muito tempo. O que se passa por trás de portas fechadas em agencias do governo federal não é tão impenetrável como era antes. Na verdade, graças ao Google Maps, podemos ver agora onde fica exatamente a Área 51, bem como outras bases militares secretas. Na década de 1990 estes segredos estavam fora de vista, mas tínhamos razão para suspeitar de sua existência. Alguma dúvida agora?
Hoje, se o governo tivesse conhecimento de extraterrestres, parece provável que alguém já teria vazado o segredo na rede. Também não está claro para min se o principal vilão da série - o Governo Federal dos Estados Unidos - ainda seria um adversário plausível. O congresso americano é visto como completamente ineficaz, as nossas duas guerras mais recentes tiveram todas as suas catástrofes, falhas, reais motivos e segredos divulgados. Será que nós ainda acreditamos que o governo seria capaz de esconder um programa de colonização alienígena maciça que está sendo executado? E se há um lugar onde Arquivo X sente-se fora de etapa hoje, é com a nossa visão do que seja governo. No filme The X-Files de 1998, os poderes da Federal Emergency Management Agency (FEMA) que desempenharam um papel fundamental na trama, hoje, soam quase ridículo.
Atualmente, as pessoas tendem a se preocupar menos (e isso talvez possa ser perigoso) com o que as agência governamentais fazem, e estão mais preocupadas com as ações do Congresso e do presidente dos Estados Unidos. O IRS (a receita federal dos estadunidenses) é provavelmente um problema maior que a CIA ou o FBI para os cidadãos. Nada disso que dizer, no entanto, que um reboot de Arquivo X não iria funcionar ou não seria bom, mas teria que, fundamentalmente ser diferente - não poderia fingir que estamos vivendo na década de 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!