(spoiler free - eu agarantcho!)
Havia um tempo em que criávamos seleções de músicas em fitas cassete, essas músicas refletiam nosso estado de humor e/ou nossos sentimentos. Elas eram guardadas carinhosamente, e às vezes presenteadas àqueles amigos que tinham um gosto musical semelhante ao nosso. Ouso dizer - relembrar! - que este tempo foi muito mais feliz.
Se eu tivesse de escolher um filme para me representar neste 2014, com certeza eu escolheria "Os Guardiões da Galáxia", por motivos vários: eu tinha, em 1988, quase a mesma idade de Peter Quill; o filme é conduzido pela música que sai do Walkman de Peter; e a trilha sonora é insanamente boa, mesclando sucessos das décadas de 1970 e 1980.
A música é o único laço de Peter Quill com sua mãe e com a Terra, seu planeta natal. É como se ele retirasse toda a sua força e fibra moral daquelas canções - e a única vez em que você o vê puto de raiva é quando se encontra distante de seu Walkman.
A trilha inicia com "Hooked on a Feeling", regravação de B. J. Thomas feita pela banda sueca Blue Suede, e que se tornou o tema dos Guardiões da Galáxia. Após esta temos "Go All The Way", dos Raspberries, uma rapidinha com jeito de viagem em toda a velocidade. A terceira faixa do álbum é, em minha opinião, a mais poderosa do disco - e a única que não toca no filme, mas num trailer: "Spirit In The Sky", de Norman Greenbaum. Uma dose maciça de adrenalina via ouvidos, rock puro e simples, direto e sem enrolações, com guitarras insanas e distorcidas. Clássica, seguida por outra tão poderosa quanto, "Moonage Daydream", de Mister David Bowie - literalmente, uma viagem à outra realidade.
A quinta é o tema romântico de Quill e Gamora: "Fooled Around and Fell in Love", de Elvin Bishop, balada de pegada soul, belíssima.
A música que abre o filme é considerada, por mim, como uma das mais belas músicas de todos os tempos: "I'm Not In Love", de 10cc, sucesso em 1975. "E qual música faria uma árvore dançar?", você pergunta, e eu digo: "I Want You Back", dos Jackson Five. Numa cena clássica. Em seguida temos outra muito boa, "Come And Get Your Love", de Redbone. O tema raivoso fica por conta de The Runaways, com a violenta "Cherry Bomb".
"Escape", de Rupert Holmes, mais conhecida como "The Piña Colada Song", marca presença aqui numa cena que, com certeza, tornar-se-á antológica. "O-o-o-h Child", de Five Stairsteps, também aparece aqui numa cena inesperada e engraçada, mas que se revela essencial para o desfecho da trama.
Encerrando a trilha do filme temos o clássico de Marvin Gaye e Tammi Terrell, "Ain't No Mountain High Enough", culminando numa sequência de músicas bem escolhidas, encaixadas de maneira perfeita na trama e empolgantes, transformando Guardiões da Galáxia num daqueles filmes inseparáveis de sua música.
Escute em seu Walkman no volume máximo - mas respeite seus limites. Se você ficar surdo, o problema é seu.
Aqui foi o Ladrão de Almas, numa dobradinha com o FPreus.
Abraços a todos, bom filme e boas músicas.
P.S.: E lembrem-se que nada marca mais que uma música. E que ouvir música é viver. Enfim.
Obrigado mesmo. Eu queria lembrar qual era a musica do casal! :D Por favor, faça um artigo explicando em qual cena aparece cada musica, se possivel. Obrigado de novo, Michel.
ResponderExcluir