domingo, agosto 10, 2014

Guardiões da Galáxia: A trilha sonora - Awesome Mix Vol. I


(spoiler free - eu agarantcho!)

Havia um tempo em que criávamos seleções de músicas em fitas cassete, essas músicas refletiam nosso estado de humor e/ou nossos sentimentos. Elas eram guardadas carinhosamente, e às vezes presenteadas àqueles amigos que tinham um gosto musical semelhante ao nosso. Ouso dizer - relembrar! - que este tempo foi muito mais feliz.


Chamávamos essas fitas de mixtapes, e elas eram a maneira física de guardar nossas emoções. Eu passava horas e horas à noite passeando pelas três melhores rádios de Fortaleza - à época - gravando e regravando os sucessos e, principalmente, as baladas das décadas passadas.

Se eu tivesse de escolher um filme para me representar neste 2014, com certeza eu escolheria "Os Guardiões da Galáxia", por motivos vários: eu tinha, em 1988, quase a mesma idade de Peter Quill; o filme é conduzido pela música que sai do Walkman de Peter; e a trilha sonora é insanamente boa, mesclando sucessos das décadas de 1970 e 1980.

A música é o único laço de Peter Quill com sua mãe e com a Terra, seu planeta natal. É como se ele retirasse toda a sua força e fibra moral daquelas canções - e a única vez em que você o vê puto de raiva é quando se encontra distante de seu Walkman.


A trilha inicia com "Hooked on a Feeling", regravação de B. J. Thomas feita pela banda sueca Blue Suede, e que se tornou o tema dos Guardiões da Galáxia. Após esta temos "Go All The Way", dos Raspberries, uma rapidinha com jeito de viagem em toda a velocidade. A terceira faixa do álbum é, em minha opinião, a mais poderosa do disco - e a única que não toca no filme, mas num trailer: "Spirit In The Sky", de Norman Greenbaum. Uma dose maciça de adrenalina via ouvidos, rock puro e simples, direto e sem enrolações, com guitarras insanas e distorcidas. Clássica, seguida por outra tão poderosa quanto, "Moonage Daydream", de Mister David Bowie - literalmente, uma viagem à outra realidade.

A quinta é o tema romântico de Quill e Gamora: "Fooled Around and Fell in Love", de Elvin Bishop, balada de pegada soul, belíssima.


A música que abre o filme é considerada, por mim, como uma das mais belas músicas de todos os tempos: "I'm Not In Love", de 10cc, sucesso em 1975. "E qual música faria uma árvore dançar?", você pergunta, e eu digo: "I Want You Back", dos Jackson Five. Numa cena clássica. Em seguida temos outra muito boa, "Come And Get Your Love", de Redbone. O tema raivoso fica por conta de The Runaways, com a violenta "Cherry Bomb".

"Escape", de Rupert Holmes, mais conhecida como "The Piña Colada Song", marca presença aqui numa cena que, com certeza, tornar-se-á antológica. "O-o-o-h Child", de Five Stairsteps, também aparece aqui numa cena inesperada e engraçada, mas que se revela essencial para o desfecho da trama.

Encerrando a trilha do filme temos o clássico de Marvin Gaye e Tammi Terrell, "Ain't No Mountain High Enough", culminando numa sequência de músicas bem escolhidas, encaixadas de maneira perfeita na trama e empolgantes, transformando Guardiões da Galáxia num daqueles filmes inseparáveis de sua música.


Escute em seu Walkman no volume máximo - mas respeite seus limites. Se você ficar surdo, o problema é seu.


Aqui foi o Ladrão de Almas, numa dobradinha com o FPreus.

Abraços a todos, bom filme e boas músicas.


P.S.: E lembrem-se que nada marca mais que uma música. E que ouvir música é viver. Enfim.

Um comentário:

  1. Obrigado mesmo. Eu queria lembrar qual era a musica do casal! :D Por favor, faça um artigo explicando em qual cena aparece cada musica, se possivel. Obrigado de novo, Michel.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!