sábado, março 15, 2014

Mogwai - Les Revenants, 2012


Então, finalmente criei vergonha na cara e fui ver Les Revenants, série francesa massivamente indicada pelo Assis Oliveira aqui no 01Pd. E que negócio fantástico, fazia tempo que não me envolvia tanto com uma série! Até passei para uma galera no trabalho, pessoal que gosta de Glee, e quem viu adorou.
Mas não é dá série que iremos falar aqui (mas fica minha indicação e o selo Felipe Pereira de qualidade) e quem quiser saber um pouco mais sobre ela pode dar uma olhada nos textos do Assis. Porque hoje nós falaremos da trilha sonora da série, um trabalho minimalista e intenso, uma trilha constante e pontual, totalmente composta e executada por ninguém menos que os escoceses do Mogwai! Sério, cara! Quando vi o nome da banda nos créditos iniciais da série, eu dei uma leve surtada, negócio totalmente inesperado.
Pra quem não sabe o que diabos é Mogway, vale uma leve recapitulação, afinal o Michel Euclides já falou dos caras por aqui. Mogwai é uma banda escocesa de post rock (seja lá o que isso for), mesmo subgênero de bandas como o Sigur Rós, cujo nome foi inspirado no bicho felpudo do filme Gremlins.
O disco, gravado exclusivamente para a trilha sonora da série, conta com 14 faixas que mesclam um som minimalista a batidas eletrônicas e guitarras sutis e, em uma única faixa, vocais afiados no que, em minha opinião, é a faixa mais chatinha do disco: a contemplativa What Are They Doing In Heaven Today.
É algo que tem acontecido com certa frequência nos dias atuais, mais comumente tratando-se de cinema: bandas de música eletrônica/post rock que gravam discos inteiros exclusivamente para trilhas sonoras de certas obras. Já vimos Daft Punk fazer isso em Tron: Legacy, Já vimos The Chemical Bothers fazer isso em Hanna e, ainda nos tempos em que se chamavam The Dust Brothers, fazendo o mesmo em Clube da Luta (boooooom, sua cabeça explodindo ao descobrir que o Chemical Brothers compôs a trilha sonora de Clube da Luta. Obrigado por FeraCenter, por sinal) e, mais recentemente, o M83 fez o mesmo com o ótimo Oblivion. Se pudermos mencionar ainda os trabalhos que o Trent Reznor tem realizado ao lado do David Fincher, então...
Enfim, o disco é fantástico, compõe perfeitamente a atmosfera da série e pode ser ouvido totalmente isolado como um trabalho normal do Mogwai sem nenhum problema.

E se o Assis Oliveira não foi suficiente para fazer vocês assistirem Les Revenants, fica aqui mais uma indicação pra fazer coro! Vejam por que é fantástico!
Por sinal, o disco é todo foda, mas deixo aqui as recomendações: Hungry Face, o tema de abertura da série, e Wizard Motor.

Veja também
Assis Oliveira sobre Les Revenants: http://goo.gl/QfA3lG
Michel Euclides sobre Mogwai: http://goo.gl/Szsz0a

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!