sexta-feira, novembro 01, 2013

Then Play On - Fleetwwod Mac, ou: Paixão, fogo e fúria.

Dia 305.

 "Then Play On" (1969) é o terceiro disco do Mac, e o último com Peter Green. The Peter Green, The Green God.


A guitarra de Green soa clássica desde a primeira faixa. O Mac transpira - respira - expira - inspira blues, cantando promessas e lamentos que depois se tornariam mensagens sagradas para os seguidores e fãs desta banda que foi e é uma das maiores de todas.


O grupo se coloca de maneira simples e sem enrolação para sua audição de "Then Play On". As músicas são tocadas/cantadas com muita verdade e sem a necessidade de arrogância: canta-se o que se sente, toca-se o que se vive. Cada faixa pulsa viva com a honestidade musical do Mac - que mesmo mudando sua linha de atuação algum tempo depois, manteria ainda esta mesma verdade.

O disco soa ora calmo, ora raivoso, ora agressivo - mas nunca dissimulado. Aparece para nós como a trilha sonora perfeita para uma noite de sonhos loucos e lúcidos, daqueles em que hora se voa, hora se corre sobre quatro patas numa velocidade alucinante, e de repente se está caindo em direção a um chão que se torna colchão, escuridão e susto ao despertar.


Algumas das músicas deste disco foram gravadas por Led Zeppelin, Santana, Eric Clapton e Gary Moore, entre outros que idolatram o trabalho desta banda lendária. "Then Play On" é a prova de como se deve fazer Rock/Blues: com paixão, com fogo, com fúria.

Destaque para: "Showbizz Blues"; "Oh, Well" (clássico imortal!); "Although The Sun Is Shining" (mais uma para minha coletânea póstuma); "Rattlesnake Shake" (putz! que música!); e "Before The Beggining".


Um dos melhores de todos os tempos.

Conhece não?

Escuta aqui com a gente.

Boa noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!