sexta-feira, novembro 22, 2013

Caiu do Céu, ou Videolar, sua linda!

Dia 326
Millions - 2004
Dir: Danny Boyle
Elenco: Alex Etel, James Nesbitt, Daisy Donovan


Era uma vez uma loja virtual chamada Videolar. Era uma loja fantástica, tinha umas promoções absurda no que diz respeito a home vídeo. Uma das minhas favoritas era a semana do frete grátis, que consistia em: a loja inteira, sem exceção, com zero de frete para todo o país. A Videolar me permitiu iniciar minha querida coleção de filmes, ainda me lembro do primeiro que comprei: O DVD duplo de Batman Begins, coisa rara na época, não tinha em lugar nenhum. Entre a loucura do frete grátis, outra coisa que me animava bastante era a liquidação desregrada na qual a loja queimava o estoque de cinema independente e não mainstream a preços imorais. Preços imorais como R$ 1,00 e sem frete. Boa parte do que eu tenho em minha coleção custou nada mais que um real e foi graças a essa loja maravilhosa.
Uma das coisas que comprei nesses picos de loucura da Videolar foi um filme do diretor britânico Danny Boyle. Eu costumo me desapontar um bocado com o Boyle, apesar de gostar de alguns poucos trabalhos do cara, mas nesse caso, juntando o histórico do sujeito e a expectativa baixa, a surpresa foi boa.
Falo aqui de Caiu do Céu, uma comédia de erros com um toque de humor negro e fantasia que conta a história de um garoto e seu irmão mais velho que encontram uma bolsa de dinheiro roubado que tem nada menos que alguns milhões de libras esterlinas. O problema é que a moeda estava prestes a dar lugar ao euro e os dois precisavam correr contra o tempo para gastar toda a grana antes que isso acontecesse. As coisas mudam de figura quando o pai viúvo dos garotos e o interesse romântico do cara entram na jogada e os quatro, meio que sem saber, passam a ser perseguidos pelo sujeito que roubou o dinheiro de um trem pagador.
A grande sacada aqui é que, diferente da maioria dos trabalhos de Boyle, Caiu do Céu é despretensioso ao extremo e não investe quase nada em tramas rocambolescas cheias de reviravoltas. Ao contrário disso, o foco é nas personagens, muito bem escritas por sinal.
O protagonista, o garoto Damien (Alex Etel) é ótimo em cena, rouba o filme para si e segura muito bem a onda do diretor. Aliás, todo o elenco está muito bem encaixado.
As soluções encontradas por Boyle para resolver os problemas propostos são criativas e simples, nada mirabolantes, mas nem por isso previsíveis, levando a um final surpreendente.
Caiu do Céu é um feel good movie com uma dose cativante de humor negro britânico, nem pendendo para o drama nem para a comédia, ficando num meio termo equilibrado, beirando a fantasia.
Porém, nem tudo são flores. Boyle ainda assim é um megalomaníaco desgraçado e faz questão de encher o filme de propagandas, o que incomoda PRA CARAMBA!
Para um filme que custou um real, posso dizer que ele vale bem mais que isso.
E para um texto escrito em 20 minutos, esse até que não ficou tão ruim, né?

-



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!