sábado, novembro 23, 2013

X-Men: Primeira Classe. O filme é bom, o texto nem tanto...

Dia 327
X-Men: First Class - 2011
Dir: Matthew Vaughn
Elenco: James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence

X-Men: Primeira Classe veio em uma hora bem vinda, um momento de desespero para os fãs dos mutantes da MARVEL no cinema. Após os fiascos de X-Men 3 e Wolverine, não parecia haver nada no mundo que pudesse fazer a franquia despertar outra vez o interesse do público.
Ao mesmo tempo não parecia haver nada que pudesse ser feito com a franquia no cinema após os rumos terríveis que foram tomados na desesperada terceira parte da trilogia original.
Então foi feita a jogada de mestre: zerar tudo, começar tudo outra vez, contar a história da primeira formação da super equipe de mutantes liderada pelo professor Charles Xavier.
Nada de Wolverine, nada de Cyclope, nada de Tempestade nem de triângulos amorosos malucos, a ideia aqui era pegar o início de tudo, mostrar a origem de uma das maiores e mais importantes equipes de heróis dos quadrinhos e do cinema.
Para isso a Fox, desesperada, decidiu não fazer apostas arriscadas e contratou um diretor que já tinha certa experiência com heróis e adaptações de HQs. O responsável por dar vida aos mutantes dessa vez não seria nem Brian Singer nem o ineficiente Brett Ratner, dessa vez a árdua tarefa de dirigir a aventura ficou nas mãos do britânico Matthew Vaughn, de Kick-Ass.
E o resultado foi fantástico.
O grande diferencial de XM:PC, além do elenco de jovens atores e de focar e contar a origem de personagens que costumeiramente se viam em papeis secundários, é o fato de First Class se situar em acontecimentos históricos reais, indo da II Guerra Mundial à crise dos mísseis de Cuba, atribuindo eventos importantes à ação mutante.
Aqui conhecemos o jovem Charles Xavier, um playboy mutante nada engajado em causas, que só quer saber de viver sua vidinha. Também conhecemos a versão jovem de Erik Lehnsherr, o Magneto, um mutante que viu a mãe ser assassinada por um nazista durante a guerra e agora busca vingança.
Os caminhos de Xavier e Lehnsherr se cruzam e os dois acabam unindo forças para deter uma ameaça em comum: o assassino da mãe de Erik, o mutante Sebastian Shaw e seu grupo terrorista.
Diferente de seus capítulos anteriores, First Class conta com um elenco de rostos até então pouco conhecidos, mas em maioria eficientes. O nome mais conhecido do elenco era o de James McAvoy, que interpreta o Professor Xavier. Além dele havia também o alemão Michael Fassbender como Magneto e a quase novata Jennifer Lawrence como a jovem mística.
First Class surpreendeu por trazer uma trama mais complexa que o de costume, tocar em questões mais profundas e, principalmente, por ser bom, coisa que ninguém esperava.
Mas acima de tudo, o filme surpreendeu por tratar o fã de quadrinhos como ser pensante, por respeitar o público que acompanha as histórias da escola de mutantes desde muito cedo. Era um filme feito para o grande público, mas conversava também com os leitores.
Eu escrevi uns três textos hoje tentando pegar o clima, mas é isso, vai isso mesmo: o texto mais genérico do 01Pd de todos os tempos. Por sorte, X-Men: Primeira Classe é melhor que esse texto, se você não viu, veja!
Ficamos por aqui, com essa resenha bem qualquer coisa, mas amanhã estamos de volta, se Odin quiser, com coisa melhor e com mais ânimo.

Mas eu não prometo nada.
-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!