terça-feira, outubro 01, 2013

O Túnel

Dia 274
The Tunnel - 2011
Dir: Carlo Ledesma
Elenco: Bel Deliá, Andy Rodoreda, Steve Davis

Aparentemente essa aqui é a semana do terror. Talvez isso até seja um reflexo do meu atual estado de espírito, sei lá, Freud explica. Enfim: O Túnel.
The Tunnel é um filme de 2011 inteiramente rodado de forma independente, sem fins lucrativos e lançado de forma inteiramente gratuita na internet. Quem usava µTorrent no ano de 2011 com certeza se deparou com a oferta de baixar gratuitamente o longa ao instalar o cliente de compartilhamento. De graça, fácil assim, deixado na porta, dá até pra desconfiar que seja uma bela porcaria. Porém, após ouvir algumas boas indicações, decidi dar uma conferida no filme.


Na história, a prefeitura da cidade de Sidney decide desocupar antigos túneis subterrâneos abandonados, que são habitados por moradores de rua, para iniciar um projeto de reciclagem de água em um período de seca. No mesmo período iniciam-se boatos de que esses desabrigados estariam sumindo dentro dos túneis sem deixar rastros e, mesmo que ninguém diga abertamente, a prefeitura começa torna-se a principal suspeita dos sumiços. É quando uma jornalista, Natasha Warner, após ver um vídeo no You Tube no qual um grupo de jovens misteriosamente desaparece na escuridão dos túneis, decide iniciar por conta própria, acompanhada de uma equipe de colegas de trabalho, iniciar uma investigação no escuro e sujo labirinto subterrâneo que corta a cidade australiana.


Quando o grupo chega ao local em questão, encontra apenas escuridão, sujeira e um isolamento absoluto do mundo exterior. E lá, naquele cenário infeliz, eles iniciam as gravações do que deveria ser uma reportagem promissora, mas acaba se tornando em uma dramática luta pela sobrevivência contra criaturas (ou criatura) que os atacam de forma inesperada e impiedosa, seres completamente adaptados à escuridão que parecem viver ali há eras e conhecem os túneis bem o suficiente para aterrorizar as horas em que as personagens ficarem no local.
The Tunnel é apresentado em forma de documentário e as imagens que relatam os acontecimentos no labirinto de concreto são filmadas por meio de câmeras de mão, algo que se justifica muito bem pelo fato de os protagonistas serem jornalistas, que começam bastante controladas, mas depois se tornam frenéticas e angustiantes.


O pouco orçamento e o roteiro redondo conferem ao filme uma credibilidade maior, tudo é feito praticamente, sem grandes efeitos, sem reviravoltas mirabolantes: tudo acontece ali, na frente da câmera e você acompanha sem ver direito, é tudo escuro e borrado. Aqui o que assusta é exatamente o que não é visto, o que é apenas ouvido ou sugerido.
Outra coisa interessante em The Tunnel é seu final que foge um pouco à regra dos found footages tradicionais, que terminam sempre do mesmo jeito: de forma inexplicável e no meio do nada.
Uma produção inteligente, que usa bem o pouco recurso que tem para gerar tensão e angústia nos claustrofóbicos túneis da Austrália, tem seus problemas (os mesmos poucos recursos que obrigam os produtores a apostar em roteiro, também limitam bastante), mas cumpre o que promete e garante um bom exercício de horror. Os fãs do gênero podem ver sem medo, ou com medo, como preferirem.



PS: O filme, como pregam os produtores, pode ser baixado aqui sem custo algum e sem peso na consciência: LINK PARA DOWNLOAD.
E se vira pra encontrar a legenda, filhote!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!