quarta-feira, outubro 02, 2013

Noah Gundersen - Family, 2011

Dia 275
"Quero matar meus demônios, mas tenho muitos deles."
Boa noite, macacada! Estou por aqui mais uma vez para falar de um cantor que ninguém nunca ouviu falar na vida! Nem eu mesmo, descobri o cara hoje, nem me lembro como foi, só sei que foi assim.
Noah Gundersen, meus amigos, é tudo o que lhes digo. Sujeito completamente desconhecido, só lançou 3 EP's e hoje falarei do mais recente deles: Family, de 2011.
Disco minúsculo, apenas sete músicas, uma mais poderosa que a outra, uma sonoridade melancólica, furiosa, cansada e antiga. Gundersen soa em vários momentos como Damien Rice, chega a ser possível confundir as duas vozes, mas o cara tem um estilo diferente, algo mais violento, mais... Inexplicável.
Family é um disco impactante, surpreendente, você simplesmente não espera ser atingido com tanta força e nem sabe de onde veio, quando se dá conta está completamente entregue.
Das sete músicas, todas são excelentes, mas há uma que se destaca: O nome dela é David.

Algum tempo atrás o Michel Euclides postou aqui uma resenha sobre o primeiro livro da série A Torre Negra, do Stephen King: O Pistoleiro. O bacana de David é que ela parece ter sido escrita baseada nesse livro, o que a fez se tornar imediatamente parte da trilha sonora que eu elaborei para a leitura da saga do Pistoleiro.
Se fizermos uma análise (tendenciosa) da letra, em alguns pontos ela bate que ricocheteia! Isso soou mais estranho do que eu esperava, mas vamos adiante!
O próprio nome da música remete ao falcão do jovem Roland, que se chamava David. 
"I want to hunt like david, I want to kill me a giant man
I want to slay my demons
But i've got lots of them, i've got lots of them"
(David, Noah Gundersen)

Quem leu o livro vai saber (ou não) do que estou falando.
É claro que pode ser que a música seja sobre o rei David, mas já há músicas demais sobre a Bíblia e nenhuma sobre a Torre Negra.
Outro ponto alto do disco é a mistura de folk e rock que o cara faz em Fire, que tem um puta climão de faroeste moderno, tem uma energia que reverbera nos ossos!
Poder, meus caros! Poder em forma de música, de poesia! E o disco sangra poesia, essa amostra grátis de música sangra poesia!
Por hoje deixo-os com o som desse, que é meu cantor favorito dessa semana que se aproxima do fim como o Pistoleiro se aproxima do Homem de Preto.
Com vocês, Noah Gundersen.

-
Noah Gundersen by 01 Por Dia on Grooveshark


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!