sábado, outubro 26, 2013

A Arte do Gore - Especial Semana Halloween 1



Dia 299


Filme splatter ou filme Gore é um subgênero do cinema de terror que, deliberadamente, se concentra em representações gráficas de sangue e violência. Estas películas, por meio da utilização de efeitos especiais, tendem a apresentar um interesse evidente na vulnerabilidade do corpo humano e a sua teatral mutilação. O termo "cinema splatter" foi cunhada por George A. Romero para descrever seu filme “Zombie – O Despertar dos Mortos” (Dawn of the Dead) (1978), apesar desse filme geralmente ser considerado pelos críticos a ter aspirações mais altas, como comentário social, do que ser simplesmente exploradora para o seu próprio sangue. A combinação de violência gráfica e imagens sexualmente sugestivas em alguns filmes tem sido rotulado como " tortura pornô "ou" gorno "(a junção de "gore" e "porno"). Por outro lado, filmes como “Fome Animal” (Braindead) (1992), e até certa medida “Zombie – O Despertar dos Mortos”, os quais apresentam como top gore, pode ser interpretado como comédia, e se enquadram na categoria de splatstick ou algo como, palhaçada .
O termo “splatter” foi definido pelo crítico de cinema o americano John McCarty (Wikipédia).


E agora que já tivemos nosso momento cultural de hoje, vamos jogar sangue na cara que o negocio hoje é mais sangrento.

E por que é outubro mês do Halloween, também é hora de falar de horror. Talvez esse seja o meu gênero favoritos de filmes, por isso estou um pouco tonto como um pequeno vampiro. Desculpe. Como parte do que eu pretensiosamente estou chamando de Especial Halloween resolvi fazer pro nosso blog um TOP FIVE do subgênero de terror conhecido como Gore, ou também como é conhecido pelos nossos vizinhos ianques, "Splatter". Por isso o adendo inicial "chupado" da nossa sempre utilíssima  Wikipédia. A outra parte é o review especial sobre O Estranho Mundo de Jack que já está prontinho pra segunda feira.

Há um pouco de debate sobre o que seja realmente Gore, especialmente entre eles, os criadores dessa bizarrice, os ianques. Muitos simplesmente dirão que Gore é qualquer filme com um monte de sangue. Então isso significa que O Resgate do Soldado Ryan é um filme Gore e também significa que o Massacre da Serra Elétrica é um filme Gore? Bom, vocês decidem, não vou entrar nessa polêmica, o que quero é fazer é apontar pra vocês 5 dos que eu considero perfeitos representantes da arte de jogar sangue na cara da assistência e do que foi explicado na Wikipedia. Então sem mais delonga vamos sujar as mãos e ao Top 5 da lista:


EVIL DEAD II: Dead by Dawn, ou Uma Noite Alucinante 2 (1987) 
Dirigido por Sam Raimi 
Escrito por Sam Raimi / Scott Spiegel


Antes de Sam Raimi começar a ganhar dinheiro de verdade com uma aberração azul e vermelha picada por uma aranha ele fez o seguinte: um dos maiores filmes de terror, de todos os tempo, praticamente o avô de todos os filmes Gore. Ele não foi o primeiro como denuncia o "II" que o acompanha, mas ainda é o melhor. Se, por algum motivo, você ainda não viu este filme não deixe que o "II" lhe assuste ou o mantenha afastado dele antes de ver o primeiro. Não é só um dos únicos momentos em que o segundo filme é melhor que o primeiro (embora, o primeiro seja muito bom e a base para um remake descente), mas você nem mesmo precisa ver o primeiro para entender de onde este está vindo. Na verdade ele pode até ajudar se você não viu. Raimi fez o primeiro com um orçamento apertado ao longo dos anos 1970 e inicio dos anos 1980 com u grupo de amigos. Ele foi lançado finalmente em 1984. Alguém, no entanto, deve ter gostado o suficiente para dar-lhe um pouco mais de dinheiro para uma sequencia e ele decidiu começar basicamente onde havia acabado o primeiro. Raimi contou a história desde o inicio, mas mudou completamente. Aqui, Ash (Bruce Campbell) e sua namorada, mais seus amigos vão para uma cabana na floresta. Sua namorada é "possuída" pela entidade titular e Ash tem que fatia-la e enterra-la. E isso é tudo que acontece, mais ou menos nos primeiros dez minutos de filme. A verdadeira diversão começa quando os outros aliados do "capiroto" resolvem aparecer sem serem convidados. É quando aprendemos sobre o Necronomicon e as palavras que foram acidentalmente faladas para trazer o mal de volta ao nosso reino. O melhor da trilogia viria depois,  Army Of Darkness, Uma Noite Alucinante 3, realmente outro sucesso... e vamos mudar a origem da história de novo. Evil Dead II é Raimi no topo da coisa de assustar e fazer rir ao mesmo tempo. Ele ainda revisitou o mundo de Evid dead com um quarto filme não oficial, Drag Me To Hell/Arrasta-me para o Inferno (2009) que é ótimo e definitivamente digno de uma olhada. A quem estou tentando enganar, assisti a todos um par de vezes e sempre os vejo com prazer. Eles são todos muito divertidos e cheio de sangue. Assim, jorro de líquidos vermelhos serão jogados na cara de Bruce Campbell e de Alison Lohman que tomaria seu lugar em Arrasta-me Para o Inferno. Cada filme é um teste dos seus limites, com um Raimi, imagino, rindo como uma criança cada vez que ele começa torturar o seu amigo um pouco mais. Quem não amaria um homem como esse?

PS: E esse cartaz, heim? Que olhar! Quem não gelaria ao cruzar com algo assim?

PS:2, não nada de consoles de games hoje. Nosso TOP 4 Será... Re-Animator. Até amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!