domingo, setembro 08, 2013

The Purge/Uma Noite de Crime, ou como instituciolizar a insanidade humana. - Assis Oliveira

Dia 251
Filme: The Purge/Uma Noite de Crimes (2013) - IMDb 5,5
Diretor: James DeMonaco
Roteiro: James Demonaco
Atores: Ethan Hawke, Lena Headey, Mark Burkholder
Duração: 85 min
País: EUA / França

Nos Estados Unidos devastado por crimes e prisões superlotadas, o governo sancionou um dia por ano, por um período de 12 horas em que todo o crime, incluindo o assassinato, torna-se legal. A policia não pode ser chamada. Hospitais suspendem as atividades e não há serviços de emergência. É uma noite em que os cidadãos se regulam sem pensar em punição (Sinopse) - IMDb.


21 de março de 2022 - "Abençoado sejam os novos fundadores por nos deixarem expurgar e purificar nossas almas. Abençoada seja a América, uma nação renascida".
Imagens captadas por câmeras de segurança de todo os Estados Unidos. Cenas chocantes de extrema e explicita violência. Imagens perturbadora de cidadãos americanos sendo mortos pelas ruas, por outros cidadão americanos sem a preocupação de serem punidos pelo que estão fazendo. São as imagens gravadas do ano anterior. Liberte sua raiva e se expurgue nas ruas americanas.



James Sandin (Ethan Hawke) um bem sucedido vendedor de sistemas de segurança vai para sua casa num bairro de classe média alta, onde irá passar mais uma noite de confinamento durante a noite em que matar será um exercício de catarse para a população americana. Ele e sua família estarão seguros esta noite graças a sua bela casa equipada com o sistema de segurança aparentemente a prova de invasões, que ele vende. A sua casa é a melhor e maior de todo bairro elegante e rico que ele mora. Devo dizer que vizinhos são iguais em qualquer classe, sua aparente ou real boa vida irá seguramente despertar a inveja de alguns deles e assim talvez se tornarem seus piores desafetos, para não dizer inimigos. Por esse detalhe e mais um que não vou revelar, esse dia, o dia da purga, nunca mais será o mesmo para família Sandin. Penso que o filme pode lhe fazer pensar sobre o valor da vida humana e por isso, sua discussão é muito relevante. Em alguns momentos ele aponta que veremos mais do cinema com violência para entreter,  talvez por causa da presença de Hawke que sempre aparece em filmes de ação. Mas seu final, além de irônico nos oferece uma vislumbre do que nos somos e representamos para aqueles que nos controlam, mesmo que chamemos isso de Democracia


Um filme que trás um tema que todos nós conhecemos: a violência. Mas aqui ela foi institucionalizada e descriminalizada como parte de uma tentativa de acabar com o crime violento. Algo que só poderia sair da mente de algum politico doente, alguém que acha que a humanidade só precisa extravasar sua violência algumas vezes latente, por um dia, para no resto deles ser um cidadão "normal" e cumpridor dos seus deveres para com o estado. Não pode existir algo mais simplificador. "A história tem provado isso repetidas vezes. Somos uma espécie ontologicamente violenta. Guerra, genocídios, assassinato. Negarmos a nossa natureza é o problema" - São os argumentos dos especialistas convocados possivelmente pelas autoridades para legitimar assim, por razões filosóficas a insanidade. Então amolem suas facas, lubrifiquem os canos de suas armas e vamos a matança! Para quem pode pagar por isso, tenha uma noite segura! Há! então é essa questão? quem vai morrer? Aposto que você já sabe. Isso! Os párias sociais. Negros, mendigos, desocupados, vagabundos, em resumo, aqueles que não tem um lar. Ou que se tem, não podem pagar por um sistema de segurança e assim ficarem seguros. É uma questão de economia, varre-se a sujeira para debaixo do tapete. Equilibrasse as coisas e salva-se o contribuinte, o consumidor. A nação agradece e os fundadores se tornam também os salvadores eternos no poder. Como é bela e simples a vida não é não?

O expurgo é outra coisas. Essa noite se trata da eliminação da pobreza, daqueles que desequilibram as coisas. Do carente, do doente e dos incapazes de se defender, ou do que podemos chamar de "membros não contribuintes da sociedade". Em outras palavras: Desafogar a economia. Se trata na verdade de dinheiro colocado acima das pessoas.

The Purge ainda não estreou no Brasil, está previsto para o dia 1º de novembro segundo o site IMDb. Para quem gostou do que poderá ver, já tem copias pela rede.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!