domingo, setembro 29, 2013

The Divide / O Abrigo

Dia 272
The Divide/O Abrigo (2011) - IMDb 5,8
Diretor: Xavier Gens
Roteiro: Karl Mueller, Eron Sheean
Atores: Lauren German , Michael Biehn , Milo Ventimiglia 
Duração 112 min
País: Alemanha - EUA - Canadá

Depois de um ataque nuclear, sete moradores de um prédio de apartamentos, buscam abrigo no subsolo do prédio. Sem saber o que aconteceu lá fora, até que cinco indivíduos com roupas de proteção invadem o local. Quando descobrem que aquele não era um grupo de resgate e que eles estão presos a mercê da radiação, começa uma luta pela sobrevivência que revelará o pior dos seres humanos.
Filmes com narrativas apocalípticas são sempre muito previsíveis, mas este não chega a ser de todo. Uma experiencia de confinamento como as que estamos acostumados a ver na TV atualmente talvez não revele de todo o pior do ser humano como a que se processa aqui. Mesmo que o cenário seja apocalíptico  o filme é sobre a natureza humana, e mesmo mantendo a fé sobre a humanidade, aqui temos uma convivência explosiva que nos faz pensar. Uma boa sugestão se você vê-lo, é que você faça um exercício de imaginação, transporte-se para o filme e tente pensar se você faria diferente.



Parece que propositadamente os roteiristas resolveram deixar o tempo de fora aqui, e em relação a isso estamos tão perdidos quantos os protagonistas. Isso me pareceu muito inteligente já que nos transporta para uma sensação claustrofóbica e de compartilhamento com os personagens. Até vemos como suas aparências são afetadas pela radiação e como a fome e o racionamento alteram suas personalidades para algo bem assustador, mas não sabemos nunca em quanto tempo isso acontece. A narração é uniformemente acelerada e prossegue no sentido que é inevitável a conclusão, graças ao elementos de forte violência. Nesse quesito, assim como no sexual há muitas coisas aqui para quais as maiorias das pessoas não estarão preparadas. Nos primeiros vinte minutos do filme fiquei preocupados com a presença de uma crianças num cenário que prenunciava os acontecimentos que viriam. Felizmente a solução da produção foi fazer com que ela fosse a única do grupo a ser levada pelo invasores. Não, ela não foi salva com você pode esprerar. Depois disso a coisa desanda para algo que você nem pode imagina, ou pode?


Um exemplo da condição degradante a que se pode chegar o ser humano
Nós não gostamos de pensar que as pessoas são capazes de certas coisas, enquanto seres da mesma espécie nos vemos refletido nas ações do outro e isso pode chocar se soubermos que nós mesmos seriamos capazes de certas ações em condições tão extremas. Nessas condições somos empurrados a fazer coisas que normalmente nos desagradariam. Somente se testado é que você realmente saberá do que é capaz. 

Capa e titulo no Brasil

Aqui está o ponto mais importante do filme, não se trata de saber "como o mundo acaba", mas saber como nós acabaremos.

As imagens não são mais fortes e perturbadoras quanto a predisposição psicológicas da maioria dos personagens deste filme.

Por tudo isso, julgo que você deveria ver, mas apenas se aguentar se ver nos personagens.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!