quarta-feira, setembro 18, 2013

Filme: Os contos proibidos do Marques de Sade e a busca pela liberdade de dizer o que se pensa

     
          Assisti esse filme para realizar um trabalho na faculdade, mas o que era pra ser uma simples obrigação se transformou num momento de prazer e reflexão. As cenas fortes, as personalidades marcantes e acima de tudo a coragem dos personagens em não se deixarem conter pela repressão da época em que viviam foram o que mais me chamaram a atenção.

           A luta pelo direito de escrever o que queria e como as leitoras disfarçavam os manuscritos do Marques de Sade para poderem ler são a coisa mais tocante do filme. Pra mim a grande mensagem da obra é "Não se deixe submeter!"

           Logo no começo quando o Marquês faz um acordo com uma das lavadeiras do hospício para que entregue manuscritos seus escondidos até um homem que vai levá-los até um editor que irá publicá-los,me fez questionar muitas coisas. Quem sabe você se pergunte o porquê ele não simplesmente desiste, afinal isso faria a vida dele bem mais fácil. Ele deixaria de ser perseguido e atormentado, mas com o passar do filme você entende que parar seria muito pior do que qualquer coisa que pudessem fazer contra ele.

            Acho que todas as pessoas que amam alguma coisa tanto quando o Marquês amava escrever vão se identificar com a necessidade dele e com sua luta. Com certeza eu me identifiquei e super recomendo o filme para todos tanto para aqueles que só vão gostar do filme pelas cenas picantes, quanto para aqueles que vão enxergar além delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!