quinta-feira, setembro 19, 2013

Devil's Pass/The Dyatlov Pass Incident/O Mistério da Passagem da Morte

Dia 262 (E não se fala mais sobre isso)

Filme: The Dyatlov Pass Incident/O Mistério da Passagem da Morte (2013)- IMDb 5,3
Diretor: Renny Harlin
Roteiro: Vikram Weet
Atores: Gemma Atkinson, Matt Stokoe, Richard reid e mais
Duração: 100 min
País: USA - UK - Russia

O incidente da passagem Dyatlov, foi um evento que resultou na morte de nove experientes esquiadores ao norte dos montes Urais na noite de 2 de Fevereiro de 1959. O incidente aconteceu na costa leste da montanha Kholat Syakhl, cujo nome no dialeto mansi significa "Montanha dos Mortos". Desde então, o passo da montanha onde o incidente ocorreu é chamado Passo Dyatlov, baseado no nome do líder do grupo, Igor Dyatlov.
A ausência de testemunhas e as investigações subsequentes acerca da morte dos esquiadores inspiraram intensas especulações. Investigadores da época determinaram que os esquiadores rasgaram suas barracas de dentro para fora, fugindo a pé sobre a forte nevasca. Apesar dos corpos não demonstrarem sinais de luta, duas das vitimas apresentavam o crânio fraturado e duas outras tinham as costelas partidas. As autoridades soviéticas determinaram que uma "força incontrolável e desconhecida" provocara as mortes; o acesso à região foi consequentemente bloqueado a esquiadores e aventureiros por três anos após o incidente. Devido a ausência de sobreviventes, a cronologia dos eventos ainda permanece incerta. - Fonte: Wikipédia



A primeira vez que eu ouvi falar sobre esse misterioso fato foi em um episódio da série Arquivo X. Uma das coisas que fizeram desta série um espetacular sucesso, para além do mito central que era o tema OVNI's, era que Arquivo X abordava muitos dos mistérios reais que intrigam a humanidade.



O filme é sobre um grupo de alunos da Universidade do Oregon que ganham uma bolsa financeira para refazer a trilha dos mesmos nove esquiadores do grupo de Dyatlov. Isso inclui a produção de um documentário, com o qual esperam investigar os fatos e jogar alguma luz sobre as investigações realizadas até então. A viagem do grupo inclui uma rápida estadia no último vilarejo antes do passo da montanha com o objetivo de entrevistar uma pessoa que deveria ter ido com o grupo, mas chegou atrasado para a partida. A testemunha se encontra internado no manicômio local e o grupo é impedido de falar com ele sob a alegativa de que teria falecido recentemente. A mentira fica evidente quando a suposta testemunha aparece em uma das janelas do prédio com um cartaz em russo escrito "afastem-se". A rápida permanência no povoado não foi de todo perdida, graças ao guia que os levará até o começo da passagem eles conhecem uma velha senhora que esteve no local e viu os nove corpos logo após o incidente. Neste momento eles são informado de uma coisa intrigante e que ficou de fora dos relatórios oficiais. Além dos nove corpos e afastado dezenas de metros dos mesmos, dois outros foram encontrados juntos. Ainda que isso possa parecer como liberdade criativa do roteirista, é algo que juntará toda a trama ao final, que é pura ficção cientifica e teoria conspiratória.



O grupo liderado por Dyatlov

O filme rodado como um filme dentro do documentário, tem seus problemas. Oscila a todo momento e deixa muitas pontas soltas,  mas nada demais que não encontremos nas produções média de Hollywood. Uma referência ao Projeto Philadelfia* é a dica mais quente que o produtores no dão para sabermos qual é a teoria deles sobre o que teria acontecido com o primeiro grupo. E logo saberemos que estamos lidando com anomalias no tempo-espaço, algo que também foi utilizado no episódio de Arquivo X. As comparações com o filme A Bruxa de Blair são inevitáveis  mas para min são injustificáveis. Estamos falando aqui de uma produção que tem como inspiração fatos reais enquanto a Bruxa de Blair, não passa de ser o tempo todo, uma peça de Marketing muito bem polido, feito com apoio da web, que gerou uma mitologia completamente fictícia com a aparência factível. Além disso uma diferença entre ambos é que aqui, depois de um sem numero de coisa pra lhe prender a tela, você poderá vislumbrar o que realmente se passa na escuridão.

O grupo de Oregon

Há ainda o fato de que você pode esperar alguns momentos de susto e terror dada a atmosfera criada desde o inicio, mas ele não vem. Não graças as criaturas que veremos no final. Numa escala de 1 a 10 em bizarrice e terror que elas deveriam causar, só posso assinalar 5,5.

Se você não conseguir levá-lo a sério desde o começo, pense pelo menos nos fatos reais que o inspiraram como algo intrigante, algo como aqueles mitos sobre os quais talvez nunca saberemos a verdade.

*Projeto Philadelfia, ou Experimento Filadélfia, foi um suposto projeto naval militar realizado no estaleiro naval da Filadélfia no Estados Unidos por volta do dia 28 de outubro de 1943, no qual o destróier de escolta USS Eldridge com toda sua tripulação, tornou-se invisível aos observadores por um breve período. A história é amplamente considerada como uma farsa, com a marinha norte-americana afirmando que tais experimentos jamais ocorreram, além disso, detalhes sobre a história contradizem os fatos sobre o USS Eldridge. Isso contudo, criou ondas de círculos envolvendo teorias conspiratórias e participante no experimento em outras teorias igualmente obscuras.


Trailer oficial:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!