terça-feira, setembro 10, 2013

David Bowie - The Next Day, 2013 (ou 'As Estrelas Nunca Dormem')

Dia 253
The Next Day, disco de estúdio mais recente do camaleônico David Bowie, é o tipo de álbum que parece não ter dado trabalho algum ao artista. Digo isso por que o último trabalho de Bowie foi há dez anos, ou seja o sujeito ficou uma década sem gravar nada, e seu retorno com The Next Day simplesmente não transparece essa pausa, esse coma. Uma prova disso é que nem a capa do disco o cara se deu ao trabalho de criar, simplesmente reaproveitou a capa de Heroes, disco de 1977, tacou um quadrado branco por cima e adicionou o novo título.

Eis que esperar 10 anos valeu a pena. Nosso querido Ziggy Stardust voltou com tudo em um dos discos mais expressivos e poderosos do ano de 2013, talvez até da década. Suas letras conservam a mesma sinceridade e naturalidade, aquela poesia real, sem floreios demasiados e sua voz única e poderosa.
The Next Day traz um Bowie clássico que soube se adaptar aos dias atuais. As canções são marcadas por metais muito mais presentes, guitarras viciantes e baterias frenéticas que nunca se sobrepõe à voz do artista.
Viciante aliás é uma palavra que define perfeitamente TND, porque é simplesmente impossível parar de ouvi-lo após a primeira audição. TND é um acontecimento único, é algo como um eclipse raro daqueles que só ocorrem a cada 40 anos e você não sabe se viverá para ver o próximo. E eu me considero um sujeito de uma sorte extrema por poder presenciar, no auge de minha admiração pelo camaleão, o lançamento de um disco tão impactante.
E como Bowie não é um ser dessa dimensão, pode muito bem acontecer de este que vos fala morrer e não ter a chance de ouvir o próximo ato de genialidade do cara.
The Next Day é forte e sombrio, em momentos é dançante e agitado, em outros de uma beleza inacreditável. Possui uma sonoridade única e inebriante, além de uma naturalidade e fluidez incomuns a artistas que já produziram tanto quanto Bowie. O cara não envelhece, não desgasta, não se repete nem perde a identidade.
Pare o que estiver fazendo agora e vá ouvir The Next Day.
Porque o dia seguinte logo chega e nós nunca saberemos o que ele nos guarda ;)


Here I am
Not quite dying
My body left to rot in a hollow tree
Its branches throwing shadows
On the gallows for me vAnd the next day
And the next
And another day
(The Next Day)
Das 14 faixas destaco minhas favoritas: The Next Day, The Stars (Are Out Tonight), Love Is Lost (espetacular), Where Are We Now, Valentine's Day e I'd Rater be High.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!