segunda-feira, agosto 26, 2013

Le Prenóm/Qual o Nome do Bebé? - Assis Olveira

Dia 238

Filme: Le Prénom/Qual o Nome do Bebé? (2012) - IMDb 7,1
Direção: Alexandre de La Patelliere e Matthieu Delaporte
Roteiro: Matthieu Delaporte
Elenco: Patrick Bruel. Valerie Benguigui, Charles Bering e mais
Duração: 109 mim

Não quero "aporrinhar" os leitores do blog, mas não canso de falar sobre o quanto aprecio o cinema francês. Nosso filme de hoje é mais uma obra desse cinema com uma qualidade espetacular. Na verdade uma adaptação de uma peça de teatro escrita por ambos os diretores, criada em paris em 2010 e que compartilha exatamente o mesmo elenco do filme.


Lé Prenóm/Qual o nome do bebé?, se passa durante um jantar entre amigos. E toda a ação ocorre no interior do apartamento dos anfitriões. "Babou" uma professora secundaria, preocupada com a escola pública e com o consequente futuro de seus alunos e Pierre, um professor universitário, acadêmico de respeito, escritor de livros e especialista em linguás, especialmente a francesa. Os demais convidados são: Vincent, irmão de Babou que está prestes a ser o pai do bebé em questão, sua mulher, na verdade a ultima a chegar ao ao jantar e Claude, um amigo criado pela família. Como vemos todos se relacionam desde a infância e tem suas vidar interligadas, tornando a quase tragedia dessa noite algo quase incontornável. Mas não se preocupem, estamos falando de uma boa comédia e como tal, as coisas sempre se resolvem.


A confusão como vocês já devem ter percebido, se instala quando Vincent anuncia o nome do bebé que está por vir. O nome causa um extremo desconforto em todos os presentes. É um filme com muito diálogos, característica herdada do fato de se tratar de uma adaptação do teatro para as telas. São 90 min de argumentos sem parar, com os presentes jogando coisas desagradáveis uns nos outros num nível absolutamente hilariante, e o que garante isso, são as peculiaridades da personalidade de cada um dos convidados. O foco continua a mudar de um personagem para outro, e todos os cinco presentes obtêm sua cota de culpa e coisas ridículas o que lembra em parte, "Carnage", O Rei da Carnificina, de Polanski, uma comparação que eu não gosto muito, mas não posso mudar isso. Ele tem o mesmo contexto de classe média e pessoas de média idade, mas com aquele sabor francês que o torna muito mais saboroso. E por falar de sabores, prestem atenção aos pratos e os vinhos que são servido no jantar e prepare-se pra ficar com fome por todo o filme.

Não vou revelar o nome aqui, mas na verdade ele é de um extremo mau gosto, ou no minimo algo bem ruim pra se fazer a uma criança e futuro individuo.

Uma pergunta simples, que desencadeia uma noite onde os segredos são revelados, os sentimentos são declarados e a hipocrisia é desmascarada. O filme construído a partir de um roteiro forte e inteligente, não teria um bom resultado se não fosse pela impressionante química entre os atores, todos tem que ser empático, e o são, para que tudo dê certo. Na primeira parte do filme temos uma comedia bem dirigida a partir do ponto em que o "famigerado" nome é pronunciado, para depois de revelada a piada, enveredar por um drama, ainda que não perca a mão para os diálogos bem humorados com direito as citações filosóficas e literárias. A cada 10 minutos temos uma nova revelação na trama, algo que não lhe deixa se cansar mesmo estando repletos de longos diálogos.


É claro que um conflito acaba de se instalar e o jantar se torna um desastre, que com base nas verdades reveladas, modificará para sempre os sentimentos entre todos. A solução encontrada pelo roteiristas para conciliar de novo os amigos, julgando que eles deveriam se reconciliar, é o que se tona negativo no filme. É tudo tão rápido e sem explicação plausível que me passou a sensação que os autores queria chegar logo a ela. Ainda que o filme permaneça divertido, não posso deixar de pensar nos argumentos inteligentes, na empatia dos atores, tudo no começo que prometia um final igualmente inteligente, mas que culminou em algo que me fez de bobo. Mas ainda assim recomendo o filme a vocês fortemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!