sábado, agosto 10, 2013

Batman Contra o Capuz Vermelho

 Dia 222

Batman: Under The Red Hood - 2010
Dir: Brandon Vietti
Elenco: Bruce Greenwood, Jensen Ackles, John DiMaggio

Em 1989, as páginas da HQ do Batman foram manchadas de vermelho em um dos atos máximos de violência e crueldade do príncipe palhaço do crime: O Coringa. Isso porque a edição 429 da revista do morcego trazia em suas páginas finais nada menos que a morte do menino prodígio, o segundo Robin, Jason Todd pelas mãos do palhaço. Uma HQ icônica por ter seu final decidido pelo público por meio de ligações telefônicas. Público esse que optou por matar o sidekick do morcego ao fim da saga Morte em Família.


Mas como nos quadrinhos ninguém morre de verdade, em 2004 (demorou, hein?) Jason retorna à vida, pelas mãos de Judd Winick, agora sob a alcunha de Capuz Vermelho, um violento criminoso que chega a Gotham com sede de vingança e tem como único alvo um famoso palhaço do crime. O homem que tirou sua vida: O Coringa. Mesmo que para isso ele precise matar metade da cidade e movimentar todo o ecossistema criminoso de Gotham para fazer o palhaço sair da toca e mostrar a cara maquiada.


Porém, um certo morcego se coloca em seu caminho a fim de impedir seus planos assassinos contra o Coringa. Um tal de Batman aí, cês conhecem?
Em 2010 a saga do retorno de Jason Todd, o Capuz Vermelho, foi adaptada em uma animação da DC comics (aquelas animações espetaculares da DC) direto para DVD: Batman Contra o Capuz Vermelho.
Uma animação frenética e violenta. Nela Gotham se vê dominada (sempre, né?) pelo crime organizado. O chefão da vez é o Máscara Negra (“levemente” inspirado no Caveira Vermelha), um criminoso inescrupuloso e descontrolado que mata qualquer um que vá de encontro a seus planos. Até o momento em que o Capuz chega na cidade e passa a dominar o crime, forçando o Máscara a fazer uma aliança arriscada contra o sujeito: O Coringa.


É quando Batman sai da caverna e decide dar um basta nessa loucura desenfreada causada pelo excesso de criminosos psicóticos nas ruas da cidade onde nunca é dia. Ele só não contava que o novo dono do pedaço fosse seu antigo pupilo que voltou dos mortos.
Batman Contra o Capuz Vermelho é curto, porém frenético e violento, entupido de ação do início ao fim. Tem um elenco de dublagem espetacular (Bruce Greenwood, Jensen Ackles, Neil Patrick Harris, Jason Isaacs) e um dos melhores trabalhos de arte já mostrados em uma animação da DC. Apesar de sofrer mudanças drásticas em relação à HQ na qual se baseia, o filme não deixa a desejar em absolutamente nada. Além de trazer um Batman dos mais durões e um Coringa extremamente sádico, tem a participação do pouco explorado Asa Noturna (Dick Grayson, o primeiro Robin, dublado pelo lendário Neil Patrick Harris) e a introdução do próprio Capuz Vermelho, que viria a se tornar um personagem fixo das páginas da DC.
Resumindo: um filmaço!

-




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!