sábado, agosto 10, 2013

Wye Oak - Civilian, 2011

Dia 222

Conheci o Wye Oak vendo The Walking Dead, final de um episódio genérico da segunda temporada: Rick e Shane dentro de um carro, depois de trocar uns tapas, fazer um prisioneiro (sem razão nenhuma), voltam para a fazenda do Dale, aquele climão de fim de namoro, mostra uma paisagem bonita, um zumbi caminhando em uma plantação de arroz e, então, pra acabar com o marasmo do episódio, começa a tocar esta música:

Sabe quando você ouve uma música que não conhece e fica impactado imediatamente, levemente desesperado para saber quem canta e inicia uma busca frenética para saber? Foi bem isso que aconteceu. Mas hoje eu uso (e recomendo) o app Shazam e raramente sofro com isso, o que acaba por tirar um pouco da emoção da coisa, mas nos poupa tempo e nos garante uma playlist gloriosa!
O disco de hoje se chama Civilian, leva o nome da música que tocou em TWD, inevitavelmente a canção mais poderosa e impactante do álbum, o mais recente da banda (duo) americana Wye Oak. Banda recente, formada em 2006 por Jenn Wasner (a vocalista) e Andy Stack (vocal e guitarra). Apesar de os dois integrantes dividirem os vocais, a voz de Jenn Wasner predomina em quase todas as músicas, exceto em uma (Milk and Honey, do disco The Knot, de 2009). E a voz de Jenn é grave e poderosa, embalada por uma guitarra infalível e uma bateria certeira.

O disco tem dez músicas, uma mais poderosa que a outra, com uma levada indie/folk empolgante e melancólica, com uma sonoridade elegante e sutil. Guitarras impressionantes irrompem em momentos apropriados, dividindo os microfones com a poderosa voz de Jenn e a bateria de Andy.
Civilian é um disco na medida, com uma música que se sobressai a todas, justamente aquela que lhe dá nome.

Um disco que chama atenção pela qualidade técnica mais que pela ousadia, e que vale cada música. Feito pra se ouvir na estrada, em um mundo devastado por mortos vivos.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!