Dia 153. Michel 137.
É sobre covers e versões de músicas. É sobre sentimento compartilhado e interpretado por outros, visto de outras maneiras, bebido, consumido. É sobre ver com outros olhos, ouvir com outros ouvidos, cantar com outras vozes.
É ser Legião.
* * *
1. Crazy - Gnarls Barkley
Ser normal num mundo filha da puta desses não é um bom sinal. É compactuar com tudo o que há de mais sórdido no ser humano, com a imoralidade desses nossos novos tempos. Perder a cabeça, surtar de vez, pirar da batatinha... é aceitável nesse mundo neurótico. Então... escutemos esta pérola do Gnarls Barkley, um clássico que já nasceu épico, e sua versão mais famosa - e talvez superior:
Crazy - Ray LaMontagne
Com sua indefectível barba - que lhe garante acesso automático aos Los Hermanos -, Ray transforma o batidão louco do Gnarls Barkley num lamento solitário de amor. A piração vira tristeza, nem por isso menos insana, nem por isso menos letal.
Foda, cara. Muito Foda.
2. Tigresa - Caetano Veloso
Ele fez esta música para a Sônia Braga. Ela é auto-explicativa, pura poesia: sexual, sensual, feminina, cheia de poder e de controle, mostrando a supremacia do feminino sobre o masculino, a total submissão/adoração do homem e a descoberta da mulher por si mesma, de suas garras e da profundidade de seus cortes.
Caetano em sua melhor potência.
Tigresa - Maria Bethânia
Minha Bethânia mostrando como se canta, como se encanta, como se entranha na pele de um ser humano. Levando a música de seu irmão a níveis inimagináveis, transformando uma música que nasceu clássica em algo divino e profano. Inesquecível, como tudo o que Bethânia toca/canta/faz.
(suspiro).
...
3. I Am, I Said: Neil Diamond
Uma coisa linda, essa música. Dá uma paz, um sentimento de estar em casa... Neil Diamond e seu vozeirão, seu violão, e uma música belíssima, poderosa, american classic, que virou...
Por Que Brigamos - Diana
Um clássico da música ultra-romântica brasileira, com milhões de seguidores desta versão que alterou completamente os rumos da música original, mas.. ei! A música é muito bacana! "Oh meu amado/Por que brigamos?/ Não posso mais viver assim/ Sempre chorando..."
Queima!
Por Que Brigamos - Bárbara Eugênia
Eu adoro essa mulher. Pela voz, pelo jeito, pela beleza serena e meio selvagem... e pelo que ela vem fazendo à música ultra-romântica, trazendo de volta o que é bom em novos arranjos com sua voz rouca e suave... essa versão ficou muito boa, cara! Deixo vocês com Bárbara Eugênia e sua versão modernosa de "Por Que Brigamos"!
* * *
E por hoje chega. Bora dormir que amanhã tem mais.
Abraços e boa noite!
Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!