Dia 155 - Assis Oliveira (cinema) 8
O Exorcista/The Exorcist
Direção: William Friedkin
Roteiro Adaptado: William Peter Blatty
Musica Original: Steve Boedeker
Ano de produção 1973
122 min / Thriller de Horror
Há uma abundância de filmes de terror dignos de menção, mas nenhum que chocou a as plateias em geral como O Exorcista. A história de uma jovem possuída pelo diabo foi o filme de maior bilheteria de 1973 e ainda é considerado um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos.
Chris MacNeil (Ellen Burstyn) é uma atriz de sucesso que vive em Washington, e que começa a notar alguns problemas de comportamento com sua filha de 12 anos Regan (Linda Blair). Uma vez uma garota feliz e que agora se tornou estranhamente agressiva e indisciplinada. Médicos realizam uma série de exames que dão negativo e o problema é então considerado de nível psicológico. Levada a um psiquiatra, a jovem Regan ataca o medico. Enquanto isso, um número de ocorrências paranormais estão ocorrendo ao redor da casa de MacNeill, quando um diretor de cinema visita a casa, acaba por sofrer uma morte violenta. A policia investiga e suspeita que a jovem seja a responsável.
No Juízo final, a mamãe traz a cavalaria cristã na forma de um jovem sacerdote chamado Padre Karras. Quando ele conhece a menina, não demora muito para deduzir que as forças do mal estão operando e resolve solicitar permissão a Igreja para realizar um exorcismo. pensando que o Padre Karras não estava a altura da tarefa, a igreja envia alguém mais experiente, o Padre Merrin (Max Von Sydow) para ajudar. O que se segue é uma batalha terrível do bem contra o mal, com Karra e Merrin fazendo de tudo para afastar o demônio de Regan.
O Exorcista foi adaptado de um romance de 1971 escrito por William Peter Blaty, com base em eventos semelhantes que tiveram lugar supostamente em Maryland em 1949. William Friedkin que dirigiu o filme chegou a considerar Anissa Jones a Buffy de Family Afair (Encrencas em Familia, no Brasil), e Denise Nickerson a Violet Beauregarde de A Fantastica fabrica de Chocolates, para o papel de Regan, antes de se decidir por Linda Blair, relativamente desconhecida na época. O papel de mãe de Regan, foi oferecido a Jane Fonda, Shirley MacLaine, Audrey Hepburns e Anne bancroft, todas recusaram. Marlon Brando e Jack Nicholson foram ambos considerados para os papeis sacerdotais. Dar para pensar que O Exorcista poderia ter se tornado um filme muito diferente, mas as escolha do elenco provou-se ideal.
Friedkin levou esforços extraordinários para o set de filmagens, beirando ao abuso com o elenco, para alcançar as reações desejadas no filme. Ele disparou armas de fogo nas costas, deu tapa na cara deles antes de entradas em cena e empurrou os atores em arreios violentos o suficiente para lhes causar ferimentos. O quarto de Regan era um set construído dentro de uma câmara frigorifica, tornando a respiração dos atores visível em cena e torná-los miseráveis no processo. Não seria errado dizer que as expressões faciais nervosas ao longo do filme são inegavelmente autênticas.
Sacerdotes verdadeiros foram chamados com frequência para abençoar os sets de O Exorcista. Apesar de seus esforços, um número considerável de ocorrências estranhas aconteceram durante as filmagens, incluindo um incêndio inexplicável que queimou todos os compartimentos da casa-set, exceto o quarto de Regan. Além disso, um certo número de pessoas associadas com o filme morreram durante, ou logo após o encerramento das filmagens. Muitos do elenco e da equipe de produção diziam sentir que estavam fazendo um filme amaldiçoado.
A Regan-Aranha, meu primeiro medo no cinema. Até hoje ela é um dos objetos dos meus medos |
Se fosse, a bilheteria não dava nenhuma indicação disso. Ajustado pela inflação, O Exorcista continua a ser o filme de classificação R-rated (uma classificação adulta pelo sistema americano) de maior bilheteria de todos os tempos. Graças aos boatos e uma considerável controvérsia, o publico correu aos cinemas para ver o thriller inovador e deixaram os cinemas assustados com o que viram. Algumas pessoas chegaram a desmaiar e a precisar de socorro médico durante as exibições. Reações como essa chegaram a provocar a uma proibição de sua exibição na Inglaterra, como nunca tinha se visto antes.
Tudo dito, O Exorcista ganhou dois Oscar das suas 10 indicações, uma para melhor som e outro para William Peter Blatty por melhor Roteiro Adaptado. Para surpresa, o filme gerou três continuações. O Exorcista II: O Heratic, foi lançado em 1977 e foi um fiasco. Em 1990, O Exorcista III, que Blatty escreveu e dirigiu, recebeu muito melhores criticas e encontrou um sucesso moderado nas bilheterias. A terceira continuação, Exorcista: O início de 2004 foi totalmente esquecível.
Por outro lado, ninguém nunca vai esquecer o original, cujo impacto sobre o publico em geral e do gênero horror é imensurável. Continua a ser diabolicamente bom e de sustos garantidos. E para afirmar isso, acabei de revê lo nesta noite, com as luzes apagadas. talvez o filme mais assustador de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!