quarta-feira, junho 05, 2013

DA VINCI'S DEMONS - Episódio 7. Por Assis Oliveira




Agora que os caras que não podiam deixar ver está série a viram na minha casa, pelo menos o piloto, estou mais a vontade sobre minha opinião a respeito dela. Sim, por que a opinião de ambos sobre o que vejo, leio e escrevo é muito superestimada.

Este foi o penúltimo episódio, sendo assim algumas coisas surpreendentes aconteceram, coisas que só falarei em termos gerais pra não estragar a surpresa, é claro.

Leonardo continua sua obstinada busca pela segunda chave que lhe garantirá acesso ao Livro da Folha. Sem saber que a mesma se encontra de posse do Conde Riario, o sobrinho do Papa, ele resolve invadir o prédio mais bem guardado do Vaticano, a biblioteca dos segredos da igreja. Espero que os roteiristas não insistam nessa coisa de a todo episodio, e quase obrigatoriamente, apresentarem uma invenção atribuída Da Vinci, alguns poucos episódios em que isso não foi necessário foram tão bom quanto estes, por exemplo o anterior, com o Conde Vlad Dracul. Desta feita Leonardo usa um traje de mergulho para entrar no que seria a Capela Sistina ainda não devidamente adornada pelos artistas da época, e nem por isso menos ostentosa.

Seu plano o leva diretamente para a piscina do Papa Sixtus na hora do banho, e o encontro de ambos garantiu uma da melhores cenas do seriado, especialmente quando o papa, com intuito de seduzir Da Vinci com a singularidade do lugar, o conduz a uma câmera secreta com alguns artefatos lendários para nós. Cooptar Leonardo não é algo fácil mesmo diante de todas as coisas sedutoras do lugar. Esquecer o Livro das folhas não é opção para Leonardo que sabe que esta mesma busca o levará aos segredos sobre sua mãe.

Mesmo não estando a chave onde ele imaginava, na fuga a visita acabou por se justificar e se enriquecer para para trama geral da série. Leonardo conheceu a misterioso ancião mantido preso por Riario e sua relação com a nossa bela e misteriosa Lucrécia Donati. Se existem dois personagem com mais segredos do que a gente possa imaginar são Riario e Lucrécia. Como ninguém parece confiar numa filha de Eva para tantos segredos é fácil supor que ela não é bela, misteriosa e fatal por acaso.

O dia foi salvo por por Nico e Zo, que conseguiram prender Riario, quando este pensava que que Da Vinci já havia deixado a capela. Nico foi a forra e saboreou momentos de vingança ao devolver a Riario o fel da tortura que ele lhe impôs anteriormente. E a chave foi parar na mão do seu buscador. Talvez Riario tenha mesmo um peso importante para a trama, já que Leonardo poupou sua vida, quando poderia ter dado um fim ao principal aliado do Papa Sixtus.

E nossa bela Lucrecia heim? Mostrou mais do seu perigos encanto e provou que não se pode subestima-la. Tirou a vida do seu perseguidor que já havia descoberto a sua traição, e nos perdemos um cara que estava indo bem na trama. Temo que Vanessa não ficará gostando de saber disso. Ela já havia se rendido ao personagem em questão

E Como ela é verdadeiramente "Bella", um pouco mais de sua fatal beleza, também em versão original.


LAURA HADDOCK

Muita coisa pra fechar a temporada no episódio que virá. O mais esperado é sem dúvida, o encontro entre Lucrécia e Leonardo. A paixão dela por ele já se mostrou, mas ele segue em profundas dúvidas, e agora certamente ainda mais. Para nós, o mais esperado é saber se os motivos de Lucrécia para espionar os medicis para Roma se justificam mesmo por ter o pai cativo do Conde Riario. Acho que tem muito mais de mistério também no pai de Lucrecia, e quando sabermos mais sobre isso, veremos de quebra que a lealdade ao Papa não é tudo que motiva Riario

Em Florença uma conspiração segue em curso, pela família Pazzi e alguns aliados. A promessa de união ente Giuliano de Medici com uma Pazzi não foi o suficiente para aplacar a inveja e a animosidade de seus adversários. A igreja estava muito bem representada na mesa pelo Cardeal Orsini, que ficamos sabendo na missa da cinzas ser irmão de Clarice, a mulher de Lorenzo. A conspiração consiste em assassinar ambos os irmãos Medicis de uma só vez e não correr os risco de que alguém reclame a soberania sobre Florença.

Eu não duvido que a série caia de qualidade para próxima temporada diante de todo arco de trama que se está colocando.

De todo modo se algo der errado temos uma opção pra salvar o mundo da série:


Ezio Auditore de Firenze. Não é Michel?


2 comentários:

  1. Fiquei superinteressado nessa série. Já comecei a baixar aqui. Pelo pouco que vi a trama enlaça a gente.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!