terça-feira, junho 04, 2013

Batman Begins Soundtrack - Hans Zimmer e James Newton Howard

Dia 154. Michel 138.

Somente quem anda nas trevas sabe reconhecer o valor da luz.

Batman é, em minha opinião, O Herói. Não tem Wolverine, Homem-Aranha ou Superman pra ele. Aliar inteligência e determinação, vencer os limites de si mesmo, impor o medo sem sucumbir à loucura... isso não é para qualquer um. 

Christopher Nolan tornou possível esta visão quando do lançamento do filme que daria origem à lenda. "Batman Begins" é para os fãs de heróis e quadrinhos o que a Scarlett Johansson é para os nerds de plantão: a materialização de um desejo.

Como sabemos, os filmes nada são sem sua trilha sonora. E eu, que nunca fui muito fã do Hans Zimmer, comecei a ceder aqui, graças a seu trabalho original e cheio de nuances. Posso dizer que depois desta trilha sonora tornei-me fã do trabalho do cara - que só vem evoluindo a cada trabalho, diga-se de passagem.

A trilha de "Batman Begins" é cheia de momentos. Tristeza, melancolia, angústia, adrenalina, violência, medo, arrependimento, determinação... acompanhamos a história do início da luta de Bruce Wayne/Batman contra a injustiça e o crime embalados pela sonoridade ora suave, ora agressiva de Zimmer e de J. N. Howard.

Aqui a trilha sonora completa. Espero que aproveitem.

É impossível ficar impassível a cada faixa. Impossível não perceber como as músicas ilustram os momentos conferindo-lhes cor, textura e realidade. A luta de Bruce consigo mesmo, a sua promessa, suas escolhas... seu amor pela feia e suja Gotham aparecem aqui sendo amparados pela majestosa trilha sonora.

A mescla de orquestra e música eletrônica acontece de maneira tão orgânica que não se sente dissonância. Na verdade, a música complementa o filme de maneira perfeita e sem brechas, tornando-se um único produto clássico e inesquecível.

Cada faixa recebe o nome de uma espécie de morcego, conferindo assim uma identidade única ao disco. 

E, se vocês repararem, na sequência do setlist, iniciando-se com Barbastella (nº 04), temos o seguinte:

Barbastella
Artibeus
Tadarida
Macrotus
Antrozous
Nycteris

Que bacana, né não?

Faça o seguinte: reveja o filme, escute a trilha e viaje nas asas dos morcegos.



Que todos tenhamos uma boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!