terça-feira, abril 16, 2013

O Fantástico Sr. Raposo

Dia 106 - Felipe Pereira  103
Fantastic Mr. Fox - 2009
Dir: Wes Anderson
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman

Wes Anderson é imbatível! Tudo que o cara faz é incrível, tudo o que sai daquela cabeça maluca é tão diferente quanto excelente. Seja no drama, na aventura, no romance, tudo ganha uma daquele pitada de humor alienígena dele e tudo ganha sua inconfundível assinatura. Seu ingresso no mundo da animação stop motion não podia ser diferente.

O Fantástico Sr. Raposo é exatamente igual a tudo o que Anderson já fez na vida. Seus diálogos espertos, trocas de olhares intermináveis, câmera alternando entre rostos, silêncios constrangedores e Bill Murray. Na verdade praticamente todo o elenco de todos os trabalhos anteriores do cara está de volta, emprestando suas vozes a bichos de massinha totalmente estilizados e extremamente carismáticos.
E só pra turbinar o elenco de vozes, há ainda a adição de George Clooney e Meryl Streep.
Na história, uma fábula baseada no livro do mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolate, uma raposa, o Sr. Raposo (Clooney), vive seus dias de chefe de família sonhando com os dias em que roubava frango ao lado de sua hoje esposa, a Sra. Raposo (Streep) e planejando seu retorno aos dias de glória.
Seu sossego acaba quando ele compra uma casa (uma árvore) próximo à fazenda de três grandes produtores de aves locais. Um mais psicótico que o outro. E é justamente dos três que o Sr. Raposo decide roubar para retornar aos seus tempos dourados do roubo de aves. E quando os três percebem o que está acontecendo, unem suas forças para liquidar com a vida do nosso (anti?) herói, o que acaba bagunçando a vida de toda a fauna local.
Ao contrário do que possa sugerir o visual fofinho da animação, O Fantástico Sr. Raposo não é um “desenho” pra crianças, (apesar de que elas se divirtam um bocado, eu tiro pelo meu sobrinho que adora). É algo mais adulto, tem um certo peso, tem uma história mais complexa do que o habitual, com personagens mais profundos que o habitual e até mesmo algumas belas doses de violência (basta ver o que acontece ao rabo (a cauda) do Sr. Raposo no decorrer do filme).
As situações como um todo são hilárias (nos padrões Anderson de humor), os personagens, tanto o protagonista quanto as dezenas de coadjuvantes, são excelentes e a animação é diferente pra caramba, mesmo para stop motion é algo pouco comum.
As sub tramas também não deixam por menos, como a história do Primo Kristofferson, que vai passar uma temporada na casa da família Raposo e causa atrito entre o patriarca e seu filho Ash (que é ~diferente~). Ou a relação entre Raposo e o caseiro Kylie, que do nada, sem razão nenhuma, entra em transe e parece um pouco com a minha irmã (não deixem ela ler isso).
Kylie
Pra quem conhece e curte o trabalho do diretor, o Fantástico Sr. Raposo é um filme excelente, cheio de auto referências, cheio dos detalhezinhos e das peculiaridades características do sujeito. Pra quem não conhece ou nunca viu nada do cara, eu recomendo começar com esse filme em específico. Não tem como não querer ver mais Wes Anderson depois de ver o Sr. Raposo.

PS: a dublagem nacional é espetacular.
-

Um comentário:

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!