quarta-feira, abril 17, 2013

É O Que Temos - Bárbara Eugênia, ou: Um Caleidoscópio Auditivo.

Michel 101. Dia 106.

Ela está de volta, e veio para ganhar. Arrebata os fãs, carrega admiradores na dobra do vestido, encanta o pessoal da velha guarda...

Bárbara Eugênia e sua voz de veludo... tão linda, tão simples, tão francesa em sua nova encarnação que apenas maximiza seu talento e suas escolhas. "É O Que Temos" é um disco para pessoas que curtem música de qualidade, independente de rótulos. Brega, hipster, fossinha... nãonãonão. A música de Bárbara é única, algo que antes só havia sido sentido nos três primeiros discos do Los Hermanos - a estranheza do amor, o nonsense da solidão, a indecência da impotência.

Claramente evoluída de uma obra para outra, porém seguindo a mesma linha, Bárbara demonstra um domínio maior de sua voz e uma ousadia incrível na escolha de seu repertório. Não são músicas fáceis. Não é perfil de rádio popular: são voltadas para pessoas tão corajosas quanto ela, que sofrem por amor e com os reveses.

E uma das melhores do disco chama-se "Por que brigamos".


Sim, eu estou curtindo música "brega". Confesso que Bárbara me trouxe de volta um olhar carinhoso sobre o romantismo exacerbado da música brasileira "de roer". E só por isso ela merece um cheiro. Além do fato de ser linda e talentosa, claro.

Este disco têm participações de pessoas do calibre de Tatá Aeroplano, Guizado e Pélico, com a produção de ninguém menos que Edgar Scandurra. Pessoas de tanto peso juntas em prol da realização de um som maravilhoso, que busca referências em tantas fontes e que sai coeso e poderoso... todos em prol de Bárbara, porque ela merece demais.



Sim, eu sou um fã bobo. Adoro a sonoridade dela, a voz rouca, o jeito que canta, o sotaque meio lugar nenhum... Bárbara é encantadora em sua simplicidade, sua meninice, sua meiguice. É impossível não escutá-la/vê-la e não se apaixonar.


Recomendo 200% a audição deste disco maravilhoso, junto com o primeiro disco dela, o "Journal De BAD". (http://www.01pordia.com/2013/03/journal-de-bad-barbara-eugenia-ou-nao.html).


Você não vai se arrepender. Bárbara é um caleidoscópio auditivo que merece ser descoberto por todos nós.

Boa noite, que eu vou sonhar com ela cantando pra mim. (Não precisa ficar com ciúmes, Dani: é só um artifício músico-literário pra deixar o final mais impactante. :)  ).

2 comentários:

  1. Acho que este foi o melhor 'retrato-falado-escrito' sobre o trabalho da BARBARA EUGENIA!!!É o que temos,é ,realmente,muito,muito bom e faz um bem danado!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo elogio! Grato pela visita! Que bom saber que compartilhamos o bom gosto! Até a próxima!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!