terça-feira, abril 30, 2013

Duro de Matar - John McTiernan, por M. Euclides

Michel 113. Dia 120.

Um dos meus filmes preferidos, de lembranças mais bacanas. Duro de Matar (Die Hard, 1988) é o nome do filme.


John McLane (Bruce "Motherfucker" Willis, icônico) é um policial de NY que vem até LA passar o feriado do Natal com a esposa e os filhos. Eles têm atravessado alguns problemas, mas John pensa que talvez consigam se reconciliar.

Sua esposa, Holly, trabalha no Nakatomi Plaza, prédio que sedia uma multinacional japonesa. Mas justo na comemoração de Natal, a festa é invadida por um grupo de terroristas alemães liderados por Hans "Snape" Gruber (Alan Rickman, excelente).


Os alemães são eficientemente brutais, eficientes e brutais. Têm tudo planejado para fazer um assalto ao cofre-forte do Nakatomi Plaza, embolsando seiscentos milhões de dólares, mas eles não contavam com o osso duro de roer chamado Roy/John McClane.


McTiernan acerta em cheio quando contrata Willis para viver o policial durão, sarcástico e boca-suja John McLane. Willis chora, se machuca, sua camiseta que era branca fica preta e depois vira bandagem... ele se corta, leva tiros, salta da cobertura amarrado numa mangueira de combate a incêndios...

O filme é, além de divertido, extremamente dinâmico e bem filmado. O personagem de Rickman, por exemplo, é extremamente frio e classudo; Willis interpreta um policial casca-grossa mas que tem bom coração. E os coadjuvantes? Richard Thornburg, o repórter sacana; Ellis, o filho-da-puta que entrega McClane, com seus sorrisos e jeito descolado; Al Powell, o policial que dá apoio a McLane... um filme memorável.

Um filme duro de se esquecer, mesmo com tantas continuações - todas boas, por sinal. Não vi o quinto ainda (Duro De Matar: Um Bom Dia Para Morrer), mas estou ansioso, pois a franquia Die Hard é, junto com os filmes do Bond e do Indiana Jones, uma das minhas preferidas - como bom filho da década de 1980 que sou.

Tenho certeza que você já assistiu aos filmes de John McLane. Pelo menos um dos cinco. Se não, comece por este, e apegue-se ao personagem e nunca mais o deixe. Bruce Willis está matador neste papel.


Esta foi podre.

Yipee Ki Yay, Motherfuckers, e boa noite.


Um comentário:

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!