terça-feira, abril 23, 2013

Different Gear, Still Speeding - Beady Eye, ou: Os Dedos Das Mãos São Irmãos...

Michel 107. Dia 112.

Liam Gallagher é um deus. Um daqueles ídolos do Velho Testamento que vão ficando para trás e de repente se tornam demônios que são esquecidos até possuírem alguém e irem parar no cinema pelas mãos de um cineasta louco e herege.

A atual encarnação de Liam Gallagher chama-se Beady Eye - uma banda de Rock bacana, mas que ainda sofre com a maldição do Oasis.

O primeiro disco da banda chama-se "Different Gear, Still Speeding" (2011), e é uma máquina de moer pedras. Rock do início ao fim, passando por nuances e gradações, buscando inspiração aqui e ali, perigosamente entrando em território sagrado - alguém disse The Beatles ou John Lennon? - e rindo da cara do perigo.

Eu aprendi que Liam é o gêmeo malvado. O que a música de Noel Gallagher tem de bela e poética, a de Liam é o oposto. Uma música seca, meio sem capricho, meio sem muita criatividade, sem inovação... isso pode vir a ser algo muito bom ou muito ruim, dependendo do rumo que a banda tome.

Os remanescentes do Oasis tocam de maneira muito parecida, mas você sente que falta algo. Não sei se é o Noel, ou se é essa maldita mania de comparar, mas falta sim.

Se eu estiver sendo injusto me perdoem por favor, mas... Escutar o Noel é como ouvir a essência do que era bom no Oasis. Escutar Beady Eye é como ouvir o Oasis sem o Noel. 

Pronto, falei. Sem "#", acho isso uma frescura do caralho.

Enfim.

Não, minha intenção não é a de colocar os dois para brigar numa rinha. Noel e Liam têm características diferentes, e o Beady Eye é uma banda bacana, mas... é só isso. Bacana. O disco tem bons momentos, quase chega a empolgar, mas simplesmente não engata. Em minha opinião, as melhores músicas do disco chamam-se "Three Ring Circus" e "The Beat Goes On", talvez por serem músicas mais simples e não quererem impressionar demais.



Não sei se foi um erro meu - e sei que foi, de certa forma -, esperar algo do nível Oasis e ter de me contentar com o Capital Inicial do Reino Unido, MAS... quem sabe de uma segunda ou terceira audições alguma coisa em mim quebre e eu comece a gostar de mais que duas músicas.


Paciência.

Vale ouvir como curiosidade, e para aumentar as expectativas de "BE", seu segundo disco que chega agora ainda no primeiro semestre de 2013. "Êpa, talvez o segundo seja melhor, vamos ouvi-lo com calma e carinho e..." - vocês entenderam.

Desculpe Liam, mas eu ainda sou mais Noel Gallagher. Nothing Personal. 


P.S.: Lembrem-se de dizer ao Liam que húbris ainda é pecado em algumas esferas da existência.

Com Amor e um pouquinho de azedo,

O Ladrão de Almas.

Um comentário:

  1. É Oasis, não tem silêncio que aguente uma menção aos "Crude Busters" rsrs LDM, vamos ouvir um pouco mais, acho que tá cedo ainda rs, sobre o irmão mais velho, realmente não tem como não dizer: Papai Noel existe, bota pra f..., é um só, e não existe Oasis sem ele.

    ^^|O

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!