quarta-feira, abril 10, 2013

Caça aos Gangsteres

Dia 99 - Felipe Pereira  96
Gangster Squad - 2013
Dir: Ruben Fleischer
Elenco: Josh Brolin, Sean Penn, Ryan Gosling, Emma Stone, Dennis Cockrum, Anthony Mackie, Giovanni Ribisi.

Gangster Squad conta a história relativamente real de um grupo de policiais desajustados que se unem para tocar o terror em cima da máfia que dominava Los Angeles nos anos quarenta. Liderado pelo Sargento John O’Mara (Josh Brolin), o grupo formado por Dennis Cockrum, Anthony Mackie, Giovanni Ribisi, Ryan Goslling e Michael Pena se livra de seus distintivos e de seus postos e parte para a guerra contra a máfia utilizando as mesmas táticas que a própria: agressividade e nenhuma piedade.
Cada membro do grupo foi escolhido a dedo por uma característica ou uma habilidade. O personagem de Brolin, por exemplo, é um veterano de guerra durão que não baixa a cabeça para o crime organizado. É contatado por seus superiores afim de montar um grupo de policiais disposto a ir às últimas consequências para fazer justiça.
O objetivo é destruir a máfia e prender o poderoso chefão da época: Mickey Cohen, um ex-pugilista que usou sua força e popularidade para alçar o posto mais alto do crime em LA. O cara é um assassino cruel e extremamente criativo, que começa o filme matando um sujeito amarrado a dois carros andando em direções diferentes. O grande problema do personagem interpretado por Sean Penn é que ele aparece pouco e não tem carisma algum.
Gangster Squad é um filme bem feito e extremamente estiloso, seja por sua câmera lenta, seja por sua fotografia belíssima ou por sua recriação histórica estilizada, é algo visualmente incrível de se acompanhar. Na mão contrária a isso, o roteiro não é nenhuma obra prima, o ritmo é maluco e as atuações são levemente caricatas. Desde Josh Brolin a Sean Penn, seus personagens são grandes estereótipos de milhares de filmes que nós já vimos antes. O personagem de Goslling, então nem se fala, sua motivação a se juntar ao grupo é óbvia e se perde pela trama com facilidade. A personagem de Emma Stone é ainda pior, ela simplesmente existe na trama.
Gangster Squad é um filme com pontos muito altos e muito baixos, não há meio termos. É algo muito empolgante ao mesmo tempo em que muito revoltante. O diretor Ruben Fleischer dá ao filme sua identidade visual característica vista antes em Zumbilândia e 30 Minutos Ou Menos, cores fortes e fotografia viva, além de seu ritmo pouco comum, bastante irregular. O que funcionou bem no seu primeiro trabalho, mas aqui, em quase duas horas, incomoda um bocado.
O saldo final de Gangster Squad é positivo pelo seu elenco que, apesar dos problemas, é bem entrosado, pela técnica e pela história “real” que dá muita credibilidade à coisa toda. Mas por muito pouco não é uma baita bola fora, ainda mais sendo algo sobre o que se gerou tanta expectativa. 
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!