quarta-feira, março 06, 2013

Meu Amigo/Vizinho Totoro (decidam-se!)

Dia 65 - Felipe P. 63
Tonari no Totoro - 1988
Dir: Hayao Miyazaki
Elenco: Hitoshi Takagi, Noriko Hidaka, Toshiyuki Amagasa 

Não sou um expert em Hyao Miyazaki, na verdade tudo o que tinha visto do cara é A Viagem de Chihiro (ao qual apelidei carinhosamente de ‘ A Trip de LSD de Chihiro’), mas tenho que admitir que adorei ver Meu Amigo Totoro.
Ou Meu Vizinho Totoro, até hoje não sei qual título é usado oficialmente no Brasil.
Na história um pai se muda com duas filhas para uma casa antiga que tem fama de ser assombrada. A mãe das meninas está internada num hospital por motivos não explicados e o pai das duas trabalha o dia inteiro.
Um dia a mais nova tá brincando no jardim, quando encontra um buraco escondido por um arbusto e acaba entrando/caindo e, lá dentro encontra uma criatura gigante e peluda, ao qual imediatamente chama de Totoro, uma espécie de entidade da natureza.
A história é simples assim e o desenrolar é calmo e gostoso. Diferente de Chihiro, não há uma aglomeração de coisas fantásticas acontecendo, é um filminho bem mais tranquilo, o que de maneira alguma quer dizer que tenha menos conteúdo.
O que mais me chamou atenção no longa foram duas coisas: o visual impecável, mesclando personagens cartunescos com cenários quase fotográficos, detalhados ao extremo, verdadeiras peças de arte e o nível de influência que a obra de Miyazaki exerce no cinema ocidental.
É possível ver tudo o que as ideias do japa influenciaram desse lado do oceano. Você consegue perceber de Disney a Guillermo Del Toro, aliás é incrível como Totoro se assemelha a Labirinto do fauno (na verdade é o contrário), ao mesmo tempo em que provavelmente seja a melhor adaptação já feita para Alice no País das Maravilhas (o gato, a menina que segue um bicho de orelhas pontudas por um buraco até encontrar um lugar fantástico).
É uma coisa linda de assistir, é outro nível.
É o tipo de coisa que você não encontra nos animes habituais, a imaginação do Miyaza não tem limites e não se prende a nada.
Nada se explica, mas tudo se entende.
Aqui fico eu, com um texto curtinho sobre um filme curtinho, mas que fala muita coisa.
Aliás, vejam a versão dublada em português. Divertidíssima.

PS: desconfio que, pelo jeito de falar, a mãe das meninas esteja numa clínica de reabilitação. Loucaça.
-


5 comentários:

  1. Apenas duas observações: “Tonari no Totoro” é literalmente “Vizinho Totoro”. Aqui no Brasil foi realmente distribuído em VHS como “Meu Amigo Totoro”. Em bom português, a exemplo do título do artigo, escolham o nome do filme que melhor lhe agradar. O filme é muito legal, a única ressalva é que ele tem um apelo melhor para crianças menores e adultos admiradores do velho Hayao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, notei o apelo mais infantil, mais simples, enquanto Chihiro tem uma mitologia mais detalhada e bem desenvolvida.

      Excluir
  2. Eu chorei copiosamente assistindo a este filme junto com meus filhos e minha esposa. A mensagem do "Totoro" é única: a família, mesmo através das diversidades, deve permanecer unida. A magia sutil de Miyazaki faz deste um dos mais emocionantes de sua filmografia. Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Claro! faz de conta que eu sou um membro fundador. :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!