sábado, março 09, 2013

Inception - Hans Zimmer (Soundtrack), ou: Um sonho dentro de um sonho.

Michel 64. Dia 68.

Épica. Não há outra palavra para definir a trilha sonora de Inception (2010).

Há alguns anos eu não gostava do trabalho de Hans Zimmer. Achava desnecessário o uso do sintetizador, o que, para mim, conferia uma aura artificial aos filmes. Mas desde Batman Begins (quando trabalhou com James Newton Howard), eu passei a compreender, de certa forma, o processo criativo e de construção das trilhas sonoras de Zimmer.

Ele é um arquiteto de músicas. Ele constrói cidades, prédios, estádios, ruas, monumentos, pontes... sua música metálica mescla sonoridades que, em outros compositores, soariam esquisitas. Mas nele isso fica... distinto. Tanto no sentido de diferenciação quanto no de um trabalho superior e arrumado.

Eu acredito que Inception é seu trabalho supremo. A trilha tornou-se una com a história. É incrível como Nolan e Zimmer conseguiram casar as duas mídias de maneira tão costurada, tão orgânica! A música de Inception é mais um personagem do filme.

"Uma vez que uma ideia se apodera do cérebro, é quase impossível erradicá-la."

Poderíamos parafrasear isto trocando "ideia" por música que fica tudo bem.


Agora, imaginem o seguinte diálogo:

- Christopher, eu quero acrescentar uma guitarra à trilha de Inception.
- Ok, Hans. Você tem alguém em mente?
- Hum... bom, tem um amigo meu... o nome ele é Johnny Marr... ele foi guitarrista do The Smiths.
- Ok, Hans. Traz ele aqui, e vamos ver se ele é bom.

Heheheheheh... porra, meu! É O JOHNNY MARR!


E a inserção de trechos instrumentais de "Non, Je Ne Regrette Rien", da Piaf? E desacelerar o ritmo da música e mesclar com a trilha, de modo que as duas agora são inseparáveis?

Coisa de gênio, meu. Coisa de gênio.

Você vê o filme inteiro na tua cabeça quando a música toca. Você vê outros filmes e outros compositores de trilhas imitando a pegada do Zimmer em Inception.

Você vê Hans Zimmer entrando no panteão dos grandes compositores com toda honra e justiça.

E agora eu vou fazer um Inception em você.

Escute o disco após ver o filme.




Boa noite.

P.S.: O cara que fez a trilha sonora do trailer de Inception chama-se Zack Hemsey. Olho nele. Olha o que ele conseguiu fazer, mêrmão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!