sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Cães de Aluguel

Dia 46 - Felipe P. 44
Reservoir Dogs - 1992
Dir: Quentin tarantino
Elenco:  Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen

Quentin Tarantino iniciou sua carreira como cineasta fazendo o máximo de barulho possível, chamando toda a atenção do mundo para si, fazendo atores consagrados brigarem por uma participação em seu filme de estreia: Cães de Aluguel.
Logo de cara, o sujeito fez um estardalhaço, quem lia o roteiro dizia que aquilo era uma mina de ouro, grandes atores fazendo testes de elenco para fazer parte do bando de ladrões e assassinos que se junta para um roubo milionário a uma joalheria e, logo em seu primeiro trabalho, o cara é alçado ao posto de gênio. Um sujeito que só havia dirigido dois curtas metragens, logo em seu primeiro filme junta um elenco formado por ninguém menos que Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Steve Buscemi, etc, etc, etc...
Cães de Aluguel estreou no ano em que eu nasci, 1992, e levou público e crítica à loucura.
A trama focava num grupo de bandidos que era recrutado tendo em vista suas habilidades, com o objetivo de roubar uma maleta de uma joalheria. Tudo deu errado, um dos cara surtou e começou a matar todo mundo, a polícia foi acionada e os sujeitos tiveram de fugir desesperados com a tal maleta. Um dos integrantes do grupo toma um tiro e os caras se refugiam num galpão abandonado onde se passa o tempo presente do restante do filme. A história de como aquela situação acabou
daquela maneira é contada de forma não linear. Durante vários momentos a história principal é deixada de lado para que os personagens sejam apresentados e detalhes importantes sejam explicados. Isso ocorre o filme inteiro, no meio de uma cena extremamente tensa, corta para um momento do passado para explicar como aquele cara conheceu aquele outro cara, que era conhecido daquele outro cara, que tinha um tal amigo...
E a trama vai se enraizando de uma forma que você se pega totalmente envolvido.
Tarantino não poupou esforços para conceber Cães de Aluguel. Tirou grana do bolso, convidou amigos, procurou gente influente, saiu por aí sacudindo seu roteiro genial pra quem quisesse ver e, em certo momento tinha gente implorando a ele por uma ponta no filme.
Foi o caso de Steve Buscemi, que acabou ficando com um papel que o diretor havia escrito para outro cara, completamente diferente: ele mesmo.

PERSONAGENS

Mr. White - Harvey Keitel


O mais velho do bando (tirando Mr Blue, que... ptff), ladrão experiente, assume um posto de liderança quando a coisa foge ao controle. Conta-se que Keitel aceitou o papel sem sequer ler o roteiro, só na lábia do Taranta, e entregou uma das maiores performances de sua carreira.
A verdade é que, na época, o filme deu uma guinada na carreira desgastada do sujeito, ao mesmo tempo em que ele injetou credibilidade na coisa.

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Mr. Orange - Tim Roth

 Roth fez o caminho inverso, ele que convenceu Tarantino a contratá-lo sem nunca ter visto seu trabalho. Diz-se que o cara se arrependeu amargamente da decisão e chegou a pensar que Roth estragaria sua obra, logo após ver sua atuação em um telefilme. O cara interpreta um policial que se infiltra no bando, ganha a confiança de Mr. White e toma um tiro quando a coisa toda dá errado, passando o resto do filme sangrando, no chão do galpão, numa atuação arrasadora de Roth.
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Mr. Pink - Steve Buscemi

Mr Pink é o tipo de cara paranoico que não confia em ninguém, tem medo até da própria sombra e, quando a coisa toda pega fogo e todo mundo se ferra, é o cara que diz "eu te avisei".
Dizem que Tarantino escreveu o personagem para 
si mesmo, mas quando viu o teste de Buscemi, teve de se contentar com o papel de Mr Brown. E mais: Mr. Pink não acredita em gorjetas.
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Mr. Brown - Quentin Tarantino

O cara até atua bem, sempre costuma fazer participações pequenas nos próprios filmes, mas se fosse pra escolher entre vê-lo atuar e dirigir, eu e o resto da terra não pensaríamos duas vezes. Mr. Brown participa de uma das cenas mais icônicas do cinema, quase a protagoniza: a discussão sobre Like a Virgin, música da Madona, que rende uns dez minutos de nonsense sobre "cacetes gigantes" e "amor". Mas morre logo no começo do filme :(



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Mr Blonde - Michael Madsen

A expressão fria, sem emoção, o humor cínico... Escondem um monstro. Mr. Blonde é um ladrão aparentemente controlado, mas que vira um louco, uma máquina assassina e começa o tiroteio que causa Cães de Aluguel. Mata pessoas, causa pânico, faz um estardalhaço desgraçado. É de longe o maior psicopata do bando e um dos maiores psicopatas do cinema, protagoniza uma das cenas mais desconcertantes das que me lembro, na qual arranca a orelha de um policial enquanto dança ao som de Stuck in the Middle with You.
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É importante frisar que desde o começo da carreira, QT já apresentava uma grande parte de todos os elementos que permeiam sua carreira, seus diálogos espertos, não linearidade, violência explosiva, cenas velozes, palavrões, sangue, música, grandes elencos e uma capacidade incrível de contar boas histórias... Diferente de vários grandes diretores que tem inícios de carreira tímidos, Tarantino chegou dando chute na porta e tiro na cara, cheio de boas ideias, cheio de coisas novas e coisas velhas recicladas, referências roubadas sem o menor objetivo de esconder e muita, muita coragem, muita ousadia.
Tarantino é um dos maiores diretores da atualidade e não é em vão.
E Cães de Aluguel é só o começo de uma carreira épica.

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Um comentário:

  1. A partir dos melhores filmes, Cães de Aluguel é o meu favorito Certamente este filme é catapultada para a fama pelo renomado diretor, como os críticos aplaudiram e até mesmo seus dias é considerado um filme de culto, no entanto nas bilheterias não foi bem assim. Dois itens que caracterizam muito é a participação de Steve Buscemi e, claro, o diálogo banal, em que os personagens masculinos estão engajados. Great!

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