sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Back to Bedlam - James Blunt, ou: Sobre a Sensibilidade de um Homem de Armas

Michel 42. Dia 46.


Eu costumo me chatear rápido das coisas, das pessoas e das músicas. Tenho uma doença chamada PCDNM, ou, em termos leigos, Procura Compulsiva/Convulsiva De Novas Músicas. Well, sofro disso desde que me entendo por gente, nos tempos de escutar rádio e fitas cassete e LP's do meu tio Pereira - que, apesar de gostar de Raça Negra, tem um excelente gosto musical. Este meu tio, por sinal, foi um dos grandes formadores de minha bagagem musical.

Mas - isto agora não vem ao caso. E então, você, pergunta: o que isto tem a ver com James Blunt?

Tudo. Você logo verá.

Analisemos logicamente os fatos.

1º: Eu me chateio facilmente e fico entediado rapidamente com pessoas, coisas e músicas.

2º: Eu desprezo facilmente e ignoro totalmente pessoas, coisas e músicas que tenham me deixado entediado.

3º: Eu admiro e me espanto e admiro de novo pessoas, coisas e músicas que me surpreendem.

4º: Atualmente, pouquíssimas raríssimas coisas/pessoas/músicas conseguem me fazer sentir algum tipo de surpresa/admiração/respeito.

5º: James Blunt é uma dessas pessoas/coisas/músicas. E seu disco de estréia, "Back To Bedlam" (2005), tem essa característica de novidade. Segue a lista lógica que valoriza o gosto pela musicalidade do artista em questão:

a) O cara é militar.
b) O cara é inglês.
c) O cara é homem - sic.
d) O cara possui uma sensibilidade melódica e poética num nível visceral, algo raramente visto nos dias de hoje - salvo pouquíssimas exceções.
e) Não sei mais o que era o item "e".

James Blunt nasceu em 1974 - ou seja, ele é apenas oito anos mais velho que eu. Um cara jovem, que serviu às Forças Armadas da Rainha - God Save The Queen - e que saiu de confrontos armados com outros países com seus coração e mente no lugar, capaz ainda de sentir e de expressar seus sentimentos através - de quê? - da Música.

Sim, senhoras e senhores, a Música. O senhor James Blunt é parte daquele seleto grupo de músicos que consegue falar de amor sem ser piegas, sem encher o saco e sem aquela sensação pegajosa nas mãos. Eca.

É impossível não escutar suas canções e não bater pézinhos ou ficar repetindo o refrão "IoriBiutiful" em alto e bom português.




Escutem "Back To Bedlam" quando sozinhos ou acompanhados. Escutem quando estiverem apaixonados ou abandonados. Escutem na piscina, no churrasco, na praia, no barzinho - ou até mesmo nos velórios.

Classificação:






O disco inteiro é bom, apesar de curto. Pleno de sentimentos de amor e de admiração, de amizade, de respeito, de nostalgia e de arrependimentos.

Como todo bom inglês.

Acho que devo ter algum ancestral inglês, não é possível isso.

Aqui falou o Ladrão de Almas, roubando de si mesmo. Boa noite, e... 

P.S.: Acho que alguma coisa mexeu com meu juízo. Não tô muito legal das ideias hoje. Té Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!