Logo GNU e Linux |
Olha só... o que posso falar desse Sistema Operacional? Meu xodó? Minha tábua da salvação? O melhor sistema do universo? - Não e Sim. É mais uma ferramenta só isso. E como toda ferramenta pode ser usada para o bem e para o mal, superficialmente ou de maneira criativa e profunda. É mais adequada para certas situações e outras não. E claro pode ser adaptada.
E é assim que funciona a ideia central do Software Livre, podemos pegar todo o bizu de como é feito o sistema, mas nos comprometemos em dar crédito a quem lhe é devido e passamos também livremente nossas alterações. Note que dessa forma vamos criando uma telha de colaboradores satisfeitos, e empolgados com a ideia.
Acho bem oportuna a comparação com a Linguagem Humana. Quantas estórias, trejeitos, causos, piadas, jargões, usamos e não cobramos nem somos cobrados? Passa a ser de domínio público. Sem valor? Pelo contrário! Valor altíssimo. O que se tem é algo extremamente mutável, adaptável, colaborativo, competitivo, desafiador, engenhoso.
Enfim muito do que considera-se contemporâneo e obra de gênios da tecnologia, está enraizado em conceitos primordiais humanos como a linguagem e a necessidade de estar em grupo como vantagem competitiva. Linus Torvalds usou esse conceito em seu invento, o Linux, fascinado e motivado inicialmente por conhecimento. Desenvolveu o núcleo do sistema operacional ou seja instruções básicas iniciais para que se possa ter acesso aos recursos de um computador IBM, inicialmente. Inspirou-se em um projeto chamado MINIX do professor universitário Andrew S. Tanenbaum criou na Vrije Universiteit em Amsterdam para explicar os princípios dos seu livro-texto, "Operating Systems Design and Implementation".
Em paralelo ao Linux, havia um projeto chamado GNU, era um esforço de Richard Stallman para dar as pessoas alternativas gratuitas de acesso à softwares. Mas o desenvolvimento do núcleo do sistema chamado HURD, estava muito lento e o surgimento do Linux caiu como uma luva tanto para o Linux como para o projeto GNU.
Quem já foi em grandes tapioqueiras aqui em Fortaleza, já notou que a tapioca é praticamente uma pizza tem de todos os sabores recheios e tudo mais. O que muda? Basicamente a MASSA. No caso do Linux/GNU acontece a mesma coisa. O Linux seria a massa(o núcleo e suas instruções básicas) e o GNU o recheio (os aplicativos e funcionalidades avançadas). Inclusive o HURD que mencionei acima por ser extremamente lento o desenvolvimento foi concluído a poucos anos (cerca de quatro se não me engano) e o projeto chama-se HURD/GNU (HURD a massa, GNU recheio).
Em meados de 1996, sentiram falta de um logo para o sistema que nasceu em 1991, depois de várias sugestões, as discussões pararam quando Linus falou que gostava do Pinguim. Queria dar uma cara de gentileza e leveza para o logo então achou adequado um pinguim gordinho com cara de quem acabou de encher o bucho de peixe :) . Por sua vez GNU, é uma escolha por simples fixação em acrônimos de Stallman "GNU is Not a Unix" - GNU Não é Unix.
O Unix seria uma espécie de célula de tronco de vários sistemas operacionais, um modelo seguido por vários projetos, apesar de se perder o conceito original do que se é Unix. Poderíamos dizer que é o tronco padrão de onde surgiram vários projetos inclusive o MINIX, MAC OSX, e o LINUX.
Logo GNU e Linux |
Linus Torvalds |
Stallman |
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!