sexta-feira, fevereiro 08, 2013

As Vantagens de Ser Invisível

Dia 39 - Felipe P. 38
The Perks Of Being A Wallflower - 2012
Dir: Stephen Chbosky
Elenco: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller

Alguns filmes são simplesmente bons, então eu não vou me demorar muito tentando justificar o porquê de As Vantagens de Ser Invisível foi um Top 10 do ano passado pra mim. Isso é algo que você vai ter de ver por si mesmo, não é algo a ser convencido.
O filme conta a história de Charlie (Logan Lerman, surpreendendo), um jovem cursando o ensino médio numa típica escola americana: patricinhas, vegetarianos e jogadores de futebol. Acompanhamos Charlie tentando sobreviver a uma época maldita de sua vida, com todas as agruras da adolescência e mais algumas.
A vida do cara dá uma virada quando, ao contrário do que esperava (passar os últimos anos colégio apenas tentando não ser notado), ele faz um par de amigos bastante incomum. São eles os meio irmãos Sam (Emma Watson) e Patrcick (Ezra Miller).
O filme é baseado no livro de mesmo nome do autor Stephen Chbosky e o cara tinha um cuidado e carinho tão grande com a própria obra que só permitiu sua adaptação pelas mãos de alguém que fosse sentir o mesmo por ela: ele mesmo. Exatamente isso, o cara escreveu o livro e dirigiu o filme e, aí vem aquele hipsterzinho safado dizer que o livro é melhor que o filme, que o diretor só quer dinheiro e mimimi.
A última vez que eu vi um caso de autor adaptando foi em Sin City...
O caso é que “As vantagens...” foge um bocado do lugar comum, não fica se focando em draminhas de coração partido e música triste. Tem disso também, mas o filme se concentra em cutucar feridas mais profundas.
Drogas, sexualidade, homossexualismo, música, sofrimento, loucura (no sentido médico da palavra), abuso sexual...
Tudo isso sem se tornar desnecessariamente pesado, sem ficar piegas ou didático, sem mensagens pedantes, sem discursos da Xuxa... Se você acha que Malhação retrata de alguma maneira a vida real dos jovens/adolescentes, se você realmente vive com a cabeça enfiada na bunda ao ponto de achar que Malhação significa alguma coisa... meu amigo, eu recomendo que você saia debaixo da pedra em que vive e vá ver esse filme agora.
Segundo fontes não muito confiáveis (J) ainda está em cartaz nos cinemas.
Aqui temos uma fotografia bastante peculiar, uma trila sonora magistral, regada a David Bowie, The Smiths, New Order; as atuações sensacionais de Emma Watson e Ezra Miller (que rouba a cena o filme inteiro) e a surpresa que foi Logan Lerman, sem mencionar a direção competente de Chbosky, tudo isso junto faz de The Perks of Being a Wallflawer um filme que tem de ser visto.
Eu recomendo a você que vá agora no cinema que estiver exibindo o filme e assista. Você vai sair de lá quebrado, com a alma em trapos, mas, vai ter visto algo que te fez maior.
Infinito.

PS: toda vez que ouço Heroes, eu abro os braços. Não estranhe se estiver na rua comigo e presenciar essa cena patética. Eu até já tirei a música da minha playlist, já estava virando algo patológico.
-





3 comentários:

  1. "A vida do cara dá uma virada quando, ao contrário do que esperava (passar os últimos anos colégio apenas tentando não ser notado), ele faz um par de amigos bastante incomum." Isso me lembra alguém...

    ResponderExcluir
  2. Top 10 pra min também. E para quem fala que o livro é melhor que o filme, não se deu ao trabalho de saber quem adaptou e dirigiu o filme. Tudo esta impecável no filme. Seu post o valorizou mais ainda. Todas as luas que eu puder dar.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!