Michel 39. Dia 43.
Cair de joelhos diante da perspectiva da morte ou gravar um dos discos mais fantásticos de tua carreira e da música mundial?
Johnny Cash escolheu a segunda. "American IV" (2002) é o último album do Homem de Preto lançado com ele ainda vivo. Um disco denso, cheio de sentimento, de saudade, de nostalgia, de arrependimento e de fé. Um disco para poucos. Um disco para quase ninguém, para falar a verdade.
A voz de Cash é rouca e grave, e em nada perde com a idade avançada - ao contrário, torna-se mais poderosa e expressiva. Ele consegue nos passar sentimentos que de outra maneira não seriam demonstrados. Cash é apaixonado pela música que faz, e nós que o escutamos com reverência reconhecemos nele um mestre.
É um disco escuro e seco, como uma noite do sertão. Mas o bacana é que nessas noites se pode ver perfeitamente o céu e as promessas que contém.
Referências à Bíblia, a Deus e a Jesus, ao amor, ao perdão, ao adeus e à morte... um violão metálico e seco mas cheio de paixão desinteressada... versões de músicas famosas revisitadas - recriadas! - com maestria pelo Homem de Preto são capazes de emocionar o coração mais duro.
É como estar sozinho numa sala escura dedilhando seu violão enquanto lá fora o mundo bate na porta cobrando o tempo que te emprestou...
Recomendo especialmente: "The Man Comes Around", "Hurt" - essa... putz! essa... -, "Bridge Over...", "Personal Jesus", "In My Life", "Sam Hall" - Damn your eyes! -, "Desperado", "I'm So Lonesome I Could Cry" e "We'll Meet Again".
Escute e veja-se no Velho Oeste, andando em direção ao pôr-do-sol, decidindo se vai ou não se vingar do facínora que matou seus pais ou se vai voltar e esquecer tudo para casar-se com Rosie, seu grande amor. A única coisa que não se pode esquecer jamais é que, nesse mundo, tudo é sofrimento e dor, e talvez a penas a morte possa trazer um pouco de alívio.
Um disco perfeito.
O mundo sente falta de ti, Johnny, e isso é "Hurt". Mas apesar de saber que "The Man Comes Around", é bom ter na mente a certeza que, um dia, "We'll Meet Again".
I hurt myself today
To see if I still feel
I focus on the pain
The only thing that's real
The needle tears a hole
The old familiar sting
Try to kill it all away
But I remember everything
What have I become, my sweetest friend?
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
I wear this crown of thorns
Upon my liar's chair
Full of broken thoughts
I cannot repair
Beneath the stains of time
The feelings disappear
You are someone else
I am still right here
What have I become, my sweetest friend?
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
If I could start again
A million miles away
I would keep myself
I would find a way
Agora que o sofrimento acabou, descanse em paz até o Dia do Julgamento, Johnny.
muito bom!
ResponderExcluirMuito bom mesmo seu texto! Gosto muito de Johnny Cash e pude saber mais sobre ele através do que vc escreveu!!!
ResponderExcluir