Michel 09. Dia 09.
É maravilhoso quando um disco vem e combina exatamente com aquilo que você está sentindo. Hoje à tarde está um clima quente, seco e desconfortável, com arestas e pontas e fissuras. Isso faz com que uma pessoa sinta-se estranha, deslocada e um pouco confusa.
O primeiro filme do diretor britânico Duncan Jones, Lunar (Moon, 2009), passa esses sentimentos. Solidão, isolamento, angústia... coisas comuns no dia a dia das pessoas de hoje, um você pseudo-intelectual diria, talvez, mas eu digo que não. Digo que esses sentimentos são exclusivamente pertencentes a duas categorias de pessoas no mundo: os Britânicos e os Astronautas.
Dúvidas? Escutem Pink Floyd ou Damien Rice, ou vejam filmes e séries inglesas. Ou vão para o espaço.
Como você pode saber de tal coisa, se não é britânico nem astronauta - pergunta você, filosófico leitor, e eu te respondo na maior: eu tenho a música.
Escute. Feche os olhos. Sinta.
E a música do Clint Mansell, seja neste Lunar ou em qualquer filme que ele musique, tem essa característica de estranheza e de solidão, de vontade de arrancar fora o órgão que dá origem aos sentimentos.
De gritar na imensidão do espaço vazio.
A trilha sonora de Lunar é estranhamente orgânica e mecânica, numa combinação pouco usual. Essencialmente masculina, fere exatamente aquele ponto de apoio que todo homem pensa que possui - sua virilidade, sua sensação absoluta de Poder.
Não é um filme fácil, tampouco o é a sua Trilha.
Aconselho ouvir sozinho, à tarde, mas com o telefone por perto, rezando para que alguém ligue e te tire dali, daquela solidão lunar.
Aqui falou o Ladrão de Almas diretamente da Lua, mandando um abraço de tirar o fôlego e ansiando - estranhamente - por um pouco de humanidade.
Classificação:
P.S.: Testando aqui uma tabela de classificação nova. Que tal, Felipe Pereira, pode ser? :)
Genial. Exatamente o que sinto da musica e filmes Britânicos, especialmente da musica do Pink Floyd
ResponderExcluir
ResponderExcluirTaí que eu curti essa classificação! Dei uma tematizada na minha postagem, mas juro que é só nessa :)
Clint Mansell é sensacional. Gosto bastante da trilha que ele compôs para Fonte da Vida do Aronofsky. Na minha opinião, ele já faz parte do grupo dos grandes compositores de cinema.
ResponderExcluir