quarta-feira, janeiro 09, 2013

Soundtrack - Moon (Clint Mansell), ou: Uma homenagem ao dia do Astronauta/Cosmonauta

Michel 09. Dia 09.


É maravilhoso quando um disco vem e combina exatamente com aquilo que você está sentindo. Hoje à tarde está um clima quente, seco e desconfortável, com arestas e pontas e fissuras. Isso faz com que uma pessoa sinta-se estranha, deslocada e um pouco confusa.

O primeiro filme do diretor britânico Duncan Jones, Lunar (Moon, 2009), passa esses sentimentos. Solidão, isolamento, angústia... coisas comuns no dia a dia das pessoas de hoje, um você pseudo-intelectual diria, talvez, mas eu digo que não. Digo que esses sentimentos são exclusivamente pertencentes a duas categorias de pessoas no mundo: os Britânicos e os Astronautas.

Dúvidas? Escutem Pink Floyd ou Damien Rice, ou vejam filmes e séries inglesas. Ou vão para o espaço.

Como você pode saber de tal coisa, se não é britânico nem astronauta - pergunta você, filosófico leitor, e eu te respondo na maior: eu tenho a música.

Escute. Feche os olhos. Sinta.

E a música do Clint Mansell, seja neste Lunar ou em qualquer filme que ele musique, tem essa característica de estranheza e de solidão, de vontade de arrancar fora o órgão que dá origem aos sentimentos.

De gritar na imensidão do espaço vazio.

A trilha sonora de Lunar é estranhamente orgânica e mecânica, numa combinação pouco usual. Essencialmente masculina, fere exatamente aquele ponto de apoio que todo homem pensa que possui - sua virilidade, sua sensação absoluta de Poder.

Não é um filme fácil, tampouco o é a sua Trilha.

Aconselho ouvir sozinho, à tarde, mas com o telefone por perto, rezando para que alguém ligue e te tire dali, daquela solidão lunar.

Aqui falou o Ladrão de Almas diretamente da Lua, mandando um abraço de tirar o fôlego e ansiando - estranhamente - por um pouco de humanidade.

Classificação:




P.S.: Testando aqui uma tabela de classificação nova. Que tal, Felipe Pereira, pode ser? :)

3 comentários:

  1. Genial. Exatamente o que sinto da musica e filmes Britânicos, especialmente da musica do Pink Floyd

    ResponderExcluir

  2. Taí que eu curti essa classificação! Dei uma tematizada na minha postagem, mas juro que é só nessa :)

    ResponderExcluir
  3. Clint Mansell é sensacional. Gosto bastante da trilha que ele compôs para Fonte da Vida do Aronofsky. Na minha opinião, ele já faz parte do grupo dos grandes compositores de cinema.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!