sexta-feira, janeiro 04, 2013

Procura-se um Amigo Para O fim do Mundo

DIA 04 - Felipe P. 04

Seeking a Friend for the End of the World
DIR: Lorene Scafaria
ELENCO: Steve Carell, Keira Knightley, Adam Brody, Tonita Castro, William Petersen.

Como você gostaria de morrer se soubesse que o mundo vai ser destruído em três semanas? Uma das coisas que eu sempre me pergunto é se eu poderia passar o resto da vida levando a vida que eu levo hoje. Sinceramente... Não vou dar a vocês essa resposta.
Procura-se um Amigo Para O fim do Mundo é um daqueles filmes que, quando acaba, quando sobe a sequência de créditos tocando uma música bonita, te deixa com um enorme vazio por dentro. Te deixa com a cabeça cheia de questões, te deixa com vontade de largar tudo e sair por aí, conhecendo estranhos, fazendo loucuras, cometendo erros... Te faz pensar que, talvez a vida que você esteja levando agora não seja nem um terço da vida que você queria ter quando tinha seis anos de idade.
Quer dizer: o que você faz da vida agora? Você vende sapatos, você digita planilhas, trabalha em uma oficina, você serve mesas...? Se o mundo fosse acabar agora, você poderia olhar para trás e dizer: “Que vida fantástica eu tive!”?
Você esperava ou desejava ter a vida que você tem hoje? Os amigos que você tem hoje? Você se casou com a garota dos seus sonhos ou viajou pra lua?
Qual seria a realização da sua vida?
Ok, chega disso. Você não me deve esse tipo de satisfação, afinal... não é você que planeja passar 365 dias do ano falando sobre filmes, não é? Não que eu te deva satisfação sobre isso...
Voltemos a nossa programação normal.

Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo começa com Dodger, Steve Carell, e sua esposa (que também é sua esposa na vida real) dentro de um carro enquanto um locutor de rádio avisa que um meteoro vai devastar a face da terra nos próximos 21 dias. Não vai sobrar nada e não há esforços que se possa fazer para salvar a raça humana.
O que, sinceramente, convenhamos...
Quando ouve isso, a primeira atitude que a esposa toma é sair do carro e sumir. Abandonando Dodger sozinho, às portas do fim do mundo.
Quando, alguns dias depois, Dodger conhece Penny, Keira Knightley, uma moça com problemas de sono e apego a discos de vinil.
Até aqui, o filme parece muito um daqueles dramas de casal com câncer que sabe que vai morrer e quer passar ao últimos dias de vida juntos, o que muda bastante quando a, até então conformada demais, raça humana começa a surtar e saquear lojas e colocar fogo em carros e atirar coquetéis molotov nas janelas das casas e Dodger e penny precisam fugir para não morrer.
Aí o filme se transforma num road movie inacreditável, no qual toda sorte de maluquices acontece, todo tipo de personagem insano e incrível é apresentado e laços quebrados a tempos podem ser restaurados...
Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo é um enorme e delicioso clichê. Um pacote dos melhores clichês que se pode colocar juntos num único filme. Um clichê do jeito que você gostaria de fazer se não houvesse se tornado um daqueles caras que faz planilhas num escritório minúsculo. um filme pra se ver sem esperar muito e se surpreender por completo. E com uma trilha sonora perfeita.
Mas não desanime: o tempo ainda não acabou.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!