terça-feira, janeiro 08, 2013

David Bowie - The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, ou Parabéns, Chameleon!

Michel 08. Dia 08.
Hoje é o aniversário dele, d'O Camaleão. Para mim, um dos maiores  de todos, por seu talento, influência e distinções.

Nascido há exatos 66 anos, Bowie, o homem de olhos desiguais, é uma lenda viva do Rock. Passeia por estilos e constrói personas, constrói e destrói planetas, mostra e esconde. Bowie é poderoso, influenciando artistas até os dias de hoje em vários planos: musical, postural e estético.

Transgressor, modificador, enigmático.

Em 1972 lançava um disco-conceito histórico: The Rise And Fall Of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, que nos conta a história do alienígena Ziggy Stardust - um astro do Rock'N'Roll Interplanetário que sucumbe aos excessos da fama e acaba cometendo suicídio.

O disco ficou na 35ª posição na lista dos "500 melhores álbuns de sempre" da Revista Rolling Stone. Não pode ser por acaso. Pode?

Não. O disco é perfeito, técnica e belamente executado. A história de Ziggy nos é contada música a música, sentimento a sentimento, e é impossível não se envolver com a narrativa psicodélica de Bowie. As guitarras, o baixo, a bateria... tudo contribui para o clima de show de rock dos anos 1970.

Não, eu não vivi a época, mas é possível se sentir logo abaixo do palco, assistindo ao vivo a performance de Mr. Bowie enquanto se escuta a esta obra prima.

Você nunca ouviu falar de David Bowie? Nem de Ziggy Stardust?

A hora é agora. Vista sua roupa mais colorida, coloque laquê no cabelo, pinte seu rosto com uma estrela e dance, e cante, acompanhe Ziggy nesta jornada. Você não vai se arrepender.

Um conselho? Escute o disco inteiro, sem saltar as faixas. é uma história, dude, não pule os capítulos!

Outro conselho? Tocar Ziggy Stardust e Five Years no violão é fooooda demais. Muito irado!

Mais um conselho? Escute a trilha sonora do filme "A Vida Marinha Com Steve Zissou". Além de ser um magnífico filme de Wes Anderson - gosto que compartilho com meu irmão e co-criador do 01PD Felipe Pereira - a música desse filme é feito pelo módafocka Seu Jorge, com versõs - pra lá de livres - das músicas do Bowie.

Classificação: Um domingo na rede, com água de coco e as crianças correndo no jardim.

Enjoy!

Aqui finalizo meu post de hoje, mais cedo que o normal, ao som de Rock 'n' Roll Suicide.

Ladrão de Almas despede-se até amanhã, com um bom humor pouco usual e assustador.

Abraços!

P.S.: Escutem no volume máximo. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!