sábado, janeiro 26, 2013

Âmbar - Maria Bethânia, ou: A trilha sonora perfeita para um relacionamento prestes a acabar.

Michel 26. Dia 26.
Um disco maravilhoso te encanta da primeira à última faixa desde a primeira audição. E este Âmbar (1996) um destes que marcam a vida em antes e depois.

Maria Bethânia é, em minha opinião, o Sol. O Brasil tem muitas estrelas, cantoras talentosas - mas nenhuma delas é capaz de possibilitar, gerar e manter vida como esta mulher de cabelos desgrenhados e pés descalços.

Sim, porquê escutar Bethânia é mergulhar em lembranças e processos. Bethânia fala à carne e ao espírito, mesclando as essências, causando sinestesias. Sons coloridos, lembranças com cheiro e sabor... Escutar Bethânia é render-se à sua suave e poderosa voz e desejar ser uma pessoa melhor, capaz de amar, capaz de conviver com diferenças, capaz de subir de níveis e deixar para trás uma existência meramente mortal.

Em Âmbar, Maria Bethânia faz suas músicas de artistas como Adriana Calcanhotto, Sílvio Caldas, Orlando Moraes, Chico César, Carlinhos Brown, Caetano, Arnaldo Antunes... ela se orla com o brilho de uma feminilidade sem frescuras, se enche com a mística das águas e das resinas, mergulha fundo no imaginário popular brasileiro, honra a musicalidade de dezenas de Brasis...

Âmbar é uma obra prima. Da primeira à última, tecnicamente perfeito, musicalmente perfeito, da escolha das composições à execução instrumental, da riqueza rítmica à fluidez das harmonias... é um disco que precisa ser, além de escutado, vivido, tatuado em sua alma.

É um álbum difícil, hermético, feminino, que necessita ser bajulado, necessita da disposição e entrega plena do ouvinte.


A trilha sonora perfeita para um relacionamento prestes a acabar.

Atenção às faixas: Âmbar", "Chão de Estrelas", "Onde estará o meu amor", "O circo", "Invocação" - puxa, escute essa. Chico César, cara, uau. UAU. -, "Uns versos" e "Brisa".



Deixo aqui com vocês este tesouro. Compartilho com vocês esta maravilha da música nacional, e divido com vocês minha Musa, minha Diva Bethânia. Não deixem de ouvir, de compartilhar, de comentar. Cultura, senhores, deve ser difundida como se fosse uma infecção, uma pandemia.

Classificação:




Abraços e Boa Noite.

P.S.: Deixo registrado aqui meu carinho, meu amor, meu terço de vida, meu filho: Nicholas, parabéns por seus seis anos de vida. Papai ama você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!