Como uma longa locomotiva puxada pela primeira vez em Tucson, Westworld finalmente está aqui. Muitos na HBO anteciparam esse dia com reverência e otimismo, como os habitantes daquela famosa cidade com a chegada da ferrovia no Velho Oeste de 1880, observando ansiosamente enquanto nuvens de fumaça planam sob o sol do Arizona até desaparecer. É claro que, apesar da poeira, cavalos, tiroteios e motor mesmo movido a carvão não se trata do mesmo tempo e lugar frequentemente romantizado, Westworld não é o mundo dos Westers americano; ou melhor, pelo que todos nós sabemos que não é nem mesmo os Estados Unidos da América do Norte.
Pelo contrário, este é o culminar de vários anos de valoroso trabalho, muitas refilmagens, estouro de orçamentos, e altas expectativas que vem implícita para uma rede de prestigio como a HBO, particularmente quando se joga com um gênero tão prestigiado como o da ficção cientifica. E quando tudo isso é acoplado com o fato de que Jonathan Nolan o roteirista de Cavaleiros das Trevas e Interestellar, co-criado com Lisa Joy partir de um clássico cult de Michael Crichton, a campanha publicitária da estreia da série se torna tão formidável quanto qualquer morte automatizada de uma maquina.
Felizmente, é noticia feliz que este cavalo de ferro traz à cidade nesta noite no primeiro Westworld o episódio "The Original". Qualquer problema que a série possa ter tido nos bastidores, o produto acabado é (pelo menos nessa primeira hora) com e sem costura, impressionante como uma das mais sexy criações animatrônica do Dr Robert Ford.
Esta astucia está em exibição já nas cenas iniciais, onde os que estão familiarizados com o filme de Crichton de 1973 com o mesmo nome, são jogados para um loop desonesto e perfeitamente orquestrado por Nolan (que também dirigiu o episódio) e pelo roteiro de Joy. Para aqueles que podem nunca ter visto o original Westworld, é montado um plano geral de dois amigos de Chicago começando sua vagem por Westworld. Para um deles, é a sua primeira vez na cidade, enquanto o outro é um velho conhecido do lugar. Minutos depois de chegar, no entanto, ambos estarão trocando tiros com o robô de Yule Brynner o infame atirador (o Homem de Preto).
Por outro lado, Westworld (2016) abre com uma variação que mais se assemelha a uma vinheta, só que agora contada a partir de uma perspectiva de um dos robôs. O nome dela é Dolores Abernathy, que é interpretada por Eva Rachel Wood, ela é um rosto de doce inocência e bochechas rosadas. Embora inicialmente, vemos Dolores sendo testada pela voz suave de Jeffrey Wright verificando se ela desenvolveu algum toque de auto-consciência como no teste de Turing de Blade Runner (e essa não seria sua última similaridade) - a inicio o que se apresenta é como a realista Dolores realmente tende a ser.
Sabemos que ela é uma sintética, mas tudo sobre ela se lê como genuíno, incluindo o amor por seu pai, sua paixão por aquarelas, e seu profundo apreço pelas vistas deslumbrantes do mundo de Deus. Ela ainda tem algo parecido com uma vida social sinceramente desenvolvida. Assim entra Teddy Flood (James Marsden) para fora do trem. Sabemos, a partir do Teste de Turing que ela é programada para pensar nos recém-chegados como algo simplesmente maravilhoso, e isso é deliberadamente contrastado com a chegada dos novos visitantes sinalizando que um deles seja o mesmo tipo de novato do filme de 1973: Um turista de chapéu branco olhando para um lugar proverbial com lindas meninas robôs.
Dolores se lembra de Teddy, o que sugere, talvez, que esses sintéticos têm memorias que duram mais de 24 horas, e ela ainda o leva para casa para conhecer seu pai... só que teddy não é um recém chegado visitante de Westworld; Ed Harrys como o Atirador é. O Homem de Preto. Apesar de citar todas as linhas de Brynner ditas no filme original como o vilão-maquina implacável que caçava James Brolin a versão presente do Atirador é feita de coisas muito piores do que vidro e aço. Ele é um homem de carne e sangue, e sua ideia de de uma primeira noite de diversão em Westworld não tem nada a ver com saloons, póquer ou bebida. É assassinar o pai de Dolores, seu namorado, e então presumivelmente estrupa-la a té a morte e abandonar seus corpos no fundo de um celeiro.
É chocante, inesperado, e um anuncio flagrante que este definitivamente não tem nada com o seu pai do cinema feito em 1973.
Sem dúvida, abrir toda uma nova série com um terror tão horrível e visceral já esta gerando milhares de peças reacionária para se pensar. Mas há um método obvio para essa loucura, e já é desafiador para o público de uma maneira profunda que filme de 1973 nunca poderia sonhar ser. Como Harry torna explicito antes de detonar Teddy para o que poderia ser a enésima vez que ele fez isso, estes dois foram projetados simplesmente para que um cara legal como Teddy ser o perdedor.
O que isso quer dizer sobre Dolores? Alguém criado com tanta doçura e pura felicidade de uma forma simplesmente unica apenas para realizar uma fantasia perversa de estupro para um turista de Westworld? Será que ela serve a algum outro proposito para este parque, ou ela é, literalmente, um pedaço de carne que é suposto ser brutalmente atacada pelas fantasia masculinas mais distorcidas e pelo publico que por extensão, sintonizam em uma série da HBO, que promete sexo com robôs. É isso que os espectadores secretamente desejam que seja dado de uma forma brutal, assumidamente lasciva e em tão poucos minutos?
É uma pergunta profundamente carregada com nenhuma resposta fácil que já se tenha pensado, e a série ainda nem começou a sério.
Westworld funciona surpreendentemente bem fora da caixa com quase todas as cenas polvilhando as sementes para um novo dilema potencial de densa narrativa e inebriantes conceitos sci-fi para um dependente típico de TV. Não há nada sobre possíveis romances sendo transportado a bordo ou anti-heróis com o coração de ouro. No momento eu não tenho certeza se haverá mesmo um personagem humano que o publico goste particularmente no sentido tradicional (temos robôs para isso).
Em vez disso, a série está deliberadamente, e com uma superior ambição, tentando romper com ideias por demais complicadas em quase todas as direções do seu vasto e lindo cenário. E enquanto ninguém pode ser realmente medido na primeira hora, os olhos famintos são bastante sedutores à primeira vista. Sugere também a vontade de fazer cumprir a promessa do original de Crichton, que com toda honestidade é... não é muito bom. Esse filme foi certamente o primeiro rascunho de Jurassic Park, que, como um romance fez muitas perguntas que até mesmo o filme de Spielberg evitou, mas há mais acontecendo sob o capô desta adaptação para a TV, e que parece estar sendo puxado a partir de ambos os materiais de Crichton.
A partir de quase qualquer cena, curiosidades fascinantes são criadas em Westworld. Por exemplo, o cenário exuberante das altas montanhas evoca imediatamente a grandeza dos Westerns de John Ford dos anos 1940 e 1950, que ainda estão presentes mesmo em um parque ao ar livre real, ou é tão digitalizado quanto o mapa a partir do qual o resto dos senhores de Westworld visualizam e controlam todo o processo temático? Você pode ir realmente a qualquer lugar dentro dessa paisagem de tirar o folego ou é o infinito sugerido pelo espaço aberto apenas uma ilusão de escolha que é tão desonesta como a vaga esperança de que Dolores sirva a um outro proposito para além da sua repelente função de narrativa de estupro para os hospedes com tesão?
Na verdade, se Westworld estiver em conformidade com qualquer narrativa atual de TV no futuro próximo, é que este tem todas as marcas de um drama "Upstairs, Downstairs", ou talvez mais apropriadamente, dada que está é uma história sobre escravos a beira de uma revolução, com a série cult da Starz, Spartacus - assm WestWorld segue os passos do desenvolvimento em dois mundos que estão irrevogavelmente ligados, mas separados por um vasto abismo narrativo (por agora).
A primeira é a vivida pelos turistas interpretando Cowboys e índios. Para o momento, apenas a Dolores é dado um desenvolvimento, mas os limites globais já estão bem estabelecidos. Thandie Newton é Maeve Millay, a madame do prostíbulo local que oferece uma sofisticação exótica e pitoresca para essa fantasia. Há também um bandido chamado Hector Escaton (Rodrigo Santoro) por ai. Há também as emoções imediatas de um resort incluindo meninas jovens para os visitantes e a perspectiva de se tornar um xerife para pacificar alguns homens maus que precisam da lei e da ordem para um casal de meia idade em visita pelo parque.
No entanto, mesmo para versão R-rated da Série Ilha da Fantasia, bases estranhas estão sendo colocadas aqui. Em um ponto, Dolores conhece um jovem garoto de uma família em férias por Westworld. Que tipo de atração é este parque temático e a que ele está destinado a ser? Obviamente, ele oferece uma emoção para os adultos que gostam de experimentar todos os seus melhores e piores pensamento. Mas, por enquanto, em sua maioria, traduzido em uma abundância de assassinatos e crueldade. Existe uma versão para crianças que é também um tipo de exposição em que os pais permitem seus filhos perceber que cada robô é tão pateta ou um entretenimento como Mickey Mouse?
A maioria dessas possibilidades será deixada para os próximos episódios.
Entretanto, há muito potencial ainda a ser explorado no "andar de baixo", com os verdadeiros deuses desse reino. A área por traz das cenas do parque temático de Westwolrd olha-se muito como se um dos irmão Nolan tivesse tido a chance de se adpatar a um dos mais estéreis (e cínico) romances de ficção científica de MIchel Crichton. E todas as cinzas sombrias e negras refletem no branco leitoso dos robôs. Além disso, como um crédito para Westworld, ela apresenta-se como uma exploradora oportunista igualitária, exibindo nudez masculina tanto quanto a feminina nas sua primeiras cenas (ou em outras palavras, muito mais do que Game of Thrones em suas seis temporadas).
Neste reino, agindo como um Deus examinando toda sua criação, Sir Anthony Hopkins é uma delicia, De uma forma natural, fazendo seu personagem, como um verdadeiro cavaleiro thespian, ele mastiga facilmente a paisagem enquanto apresenta-se como uma manifestação de contenção sutil. Infere-se que Westworld como um parque tem pelo menos 40 anos de existência e parece que o Dr Ford de Hopkins tem estado aqui desde o seu início. Ele às vezes desce para área de armazenamento para se maravilhar com seus velhos anfitriões favoritos.
Em outro segmento tentador junto aos fios que estão rolando no fundo, ele é fortemente implícito que a "gestão" tem mais em sua mente do que simplesmente continuar a curadoria de um resort para babacas ricos que querem jogar e vestir-se como um cowboy. Mas em quase meio século -, Ford aparentemente estava feliz em apenas criar robôs destinados as "histórias" do parque e a "narrativas" para os citadinos. Além de um complexo de Deus, seus motivos permanecem quase tão ambíguos quanto a história do mundo todo. Aparentemente Westworld quebrou 30 anos antes do inicio da série e alguns convidados podem ter morrido (isso realmente poderia se uma sequencia para o filme?). Por essa razão, Thersa Cullen (Sidse babett Knudsen) atua como uma espécie de guarda-caça, dedicadamente esperando entre a fumaça uma cadeia de eventos para que ela possa mostrar sua hostilidade.
No aqui e agora, estas pessoas e suas carreiras no escabroso mundo de entretenimento de alta tecnologia é o suficiente para manter uma exposição de estreia pesada, firmemente comovente e cheio de intrigas. E andando entre todos eles está o homem de preto, o humano "convidado", que parece ser um jogador importante dentro dos limites de Westworld. Harris, claro é sempre sublime em tudo que faz, mas aqui a sua pretensão de ser um badass que escalpa seus concorrentes e estupra donzelas intencionalmente sugere uma pose bem preparada.
Inevitavelmente, esses robôs vão ser mais apenas que subservientes, e Harris, O Atirador se assemelha menos a um verdadeiro durão, com ele fazendo uma espécie patética de jogador solitário que se mantem repetindo uma campanha single-player que ele domina tanto a ponto de perceber e explorar suas falhas em vez de realmente desfrutar da história. Ele corre como de estivesse em um GTA, mas ele tem muito poucos lugares para ir enquanto procura por seu suposto jogo-dentro-do-jogo que é o código mais profundo de Westworld.
Enquanto isso, Ford e seu protegido, o quase tão antigo Bernand Lowe (Jeffrey Wright, que parece estar reprisando seu papel em Jogos Vorazes), introduziram um novo upgrade para tornar os robôs ainda mais humanos. A última novidade são os "devaneios", o que cria uma espécie de memoria muscular de repetição dentro das maquinas. Vislumbramos um robô prostituta experimentando um devaneios nos lábios, que podem se tornar mais torcido em episódios futuros, uma vez que vemos o mesmo movimento se repetir entre aqueles que entram em contato com sangue durante um tiroteio.
Estes tiques fazem aparentemente, os robôs se parecerem mais humanos, mas eles também se espalham como uma doença de auto-conhecimento e senciência entre eles. Ironicamente, essa IA que os torna mais humano faz apressar sua infernal morte de ser desligado e jogado em um cofre em algum lugar. Esse é o destino para Peter Albernathy, o pai programado de Dolores que foi assassinado por um outro robô chamado Peter
Como se vê esse modelo (que assassinou pai de Dolores), tem retratado vários papeis dentro do parque, incluindo um canibal que cita Shakespeare em uma história abandonada e, devido à combinação de seus "devaneios", e vendo uma imagem de uma menina na Time Square, ele percebe que está lembrando de tudo.
Mesmo Ford parece abalado com a insistência do modelo em atender o seu criador, o confronto é direto de Blade Runner, onde Roy Batty com seu caminho para o topo da Tyrfell Corporation, só poderia acabar mais sangrento. Como todos os seres sencientes, ele que conhecer o seu criador, assim como saber porque sua vida é finita e se destina a sofrer e perder.
Novamente há aqui uma grande questão agora teológica, sendo o mundo Westworld um microcosmo de todas as nossas ansiedades: alguns de nós em nosso mundo real tem algo a perder como Peter e os robôs agora sencientes? É também o primeiro indicio de uma revolução inevitável entre os robôs. Eles colocaram Peter no armazenamento, mas como ele rouba uma uma linha de dialogo de Romeu & Julieta sobre como "alegrias violentas tem fins violentos" sabemos que ele e suas demandas estarão de volta. Como pode um parque construindo sobre a emoção do perigo terminar em nada menos que a coisa real?
Além disso, mais uma vez, isso levanta novos insigths sobre a finalidade de ser de Dolores. Ela é aparentemente, o robô mais antigo ainda em funcionamento no parque. Ela é "o original". Isso significa que ela tem uma vida de "devaneio" há décadas esperando para ser despertada como o pai, de uma só vez. Memórias de abuso; memórias de exploração; memórias deste mundo sendo muito menos do que a vastidão de potencial côr-de-rosa que todos nós pensamos estar prometidos nesta vida.
Como a série está se passando e onde ela chegará ainda é muito cedo para se saber. No entanto, os ganchos já estão dentro dela. É uma coisa muito difícil, mesmo para as melhores série da HBO, agarrar os telespectadores tão completamente na primeira hora, mas Westwolrd está disparando sem deixar qualquer espaço em branco no momento. Apesar de ser baseado em um longa estruturado com um fim, a estreia sugere uma vasta teia de fios de histórias para levar a série para o que poderia ser facilmente alguns próximos anos. Se este paraíso amoral está condenado a algum tipo de colapso criativo não há nenhum tipo de indicio para isso. Em vez disso, o trem está apenas começando a se mover novamente, e estamos todos a bordo pelo menos até o final da linha desta temporada.
Dolores se lembra de Teddy, o que sugere, talvez, que esses sintéticos têm memorias que duram mais de 24 horas, e ela ainda o leva para casa para conhecer seu pai... só que teddy não é um recém chegado visitante de Westworld; Ed Harrys como o Atirador é. O Homem de Preto. Apesar de citar todas as linhas de Brynner ditas no filme original como o vilão-maquina implacável que caçava James Brolin a versão presente do Atirador é feita de coisas muito piores do que vidro e aço. Ele é um homem de carne e sangue, e sua ideia de de uma primeira noite de diversão em Westworld não tem nada a ver com saloons, póquer ou bebida. É assassinar o pai de Dolores, seu namorado, e então presumivelmente estrupa-la a té a morte e abandonar seus corpos no fundo de um celeiro.
É chocante, inesperado, e um anuncio flagrante que este definitivamente não tem nada com o seu pai do cinema feito em 1973.
Sem dúvida, abrir toda uma nova série com um terror tão horrível e visceral já esta gerando milhares de peças reacionária para se pensar. Mas há um método obvio para essa loucura, e já é desafiador para o público de uma maneira profunda que filme de 1973 nunca poderia sonhar ser. Como Harry torna explicito antes de detonar Teddy para o que poderia ser a enésima vez que ele fez isso, estes dois foram projetados simplesmente para que um cara legal como Teddy ser o perdedor.
O que isso quer dizer sobre Dolores? Alguém criado com tanta doçura e pura felicidade de uma forma simplesmente unica apenas para realizar uma fantasia perversa de estupro para um turista de Westworld? Será que ela serve a algum outro proposito para este parque, ou ela é, literalmente, um pedaço de carne que é suposto ser brutalmente atacada pelas fantasia masculinas mais distorcidas e pelo publico que por extensão, sintonizam em uma série da HBO, que promete sexo com robôs. É isso que os espectadores secretamente desejam que seja dado de uma forma brutal, assumidamente lasciva e em tão poucos minutos?
É uma pergunta profundamente carregada com nenhuma resposta fácil que já se tenha pensado, e a série ainda nem começou a sério.
Westworld funciona surpreendentemente bem fora da caixa com quase todas as cenas polvilhando as sementes para um novo dilema potencial de densa narrativa e inebriantes conceitos sci-fi para um dependente típico de TV. Não há nada sobre possíveis romances sendo transportado a bordo ou anti-heróis com o coração de ouro. No momento eu não tenho certeza se haverá mesmo um personagem humano que o publico goste particularmente no sentido tradicional (temos robôs para isso).
Em vez disso, a série está deliberadamente, e com uma superior ambição, tentando romper com ideias por demais complicadas em quase todas as direções do seu vasto e lindo cenário. E enquanto ninguém pode ser realmente medido na primeira hora, os olhos famintos são bastante sedutores à primeira vista. Sugere também a vontade de fazer cumprir a promessa do original de Crichton, que com toda honestidade é... não é muito bom. Esse filme foi certamente o primeiro rascunho de Jurassic Park, que, como um romance fez muitas perguntas que até mesmo o filme de Spielberg evitou, mas há mais acontecendo sob o capô desta adaptação para a TV, e que parece estar sendo puxado a partir de ambos os materiais de Crichton.
A partir de quase qualquer cena, curiosidades fascinantes são criadas em Westworld. Por exemplo, o cenário exuberante das altas montanhas evoca imediatamente a grandeza dos Westerns de John Ford dos anos 1940 e 1950, que ainda estão presentes mesmo em um parque ao ar livre real, ou é tão digitalizado quanto o mapa a partir do qual o resto dos senhores de Westworld visualizam e controlam todo o processo temático? Você pode ir realmente a qualquer lugar dentro dessa paisagem de tirar o folego ou é o infinito sugerido pelo espaço aberto apenas uma ilusão de escolha que é tão desonesta como a vaga esperança de que Dolores sirva a um outro proposito para além da sua repelente função de narrativa de estupro para os hospedes com tesão?
alguém ai lembrou dos sintéticos do instituto em Fallout 4 |
Na verdade, se Westworld estiver em conformidade com qualquer narrativa atual de TV no futuro próximo, é que este tem todas as marcas de um drama "Upstairs, Downstairs", ou talvez mais apropriadamente, dada que está é uma história sobre escravos a beira de uma revolução, com a série cult da Starz, Spartacus - assm WestWorld segue os passos do desenvolvimento em dois mundos que estão irrevogavelmente ligados, mas separados por um vasto abismo narrativo (por agora).
A primeira é a vivida pelos turistas interpretando Cowboys e índios. Para o momento, apenas a Dolores é dado um desenvolvimento, mas os limites globais já estão bem estabelecidos. Thandie Newton é Maeve Millay, a madame do prostíbulo local que oferece uma sofisticação exótica e pitoresca para essa fantasia. Há também um bandido chamado Hector Escaton (Rodrigo Santoro) por ai. Há também as emoções imediatas de um resort incluindo meninas jovens para os visitantes e a perspectiva de se tornar um xerife para pacificar alguns homens maus que precisam da lei e da ordem para um casal de meia idade em visita pelo parque.
No entanto, mesmo para versão R-rated da Série Ilha da Fantasia, bases estranhas estão sendo colocadas aqui. Em um ponto, Dolores conhece um jovem garoto de uma família em férias por Westworld. Que tipo de atração é este parque temático e a que ele está destinado a ser? Obviamente, ele oferece uma emoção para os adultos que gostam de experimentar todos os seus melhores e piores pensamento. Mas, por enquanto, em sua maioria, traduzido em uma abundância de assassinatos e crueldade. Existe uma versão para crianças que é também um tipo de exposição em que os pais permitem seus filhos perceber que cada robô é tão pateta ou um entretenimento como Mickey Mouse?
A maioria dessas possibilidades será deixada para os próximos episódios.
Entretanto, há muito potencial ainda a ser explorado no "andar de baixo", com os verdadeiros deuses desse reino. A área por traz das cenas do parque temático de Westwolrd olha-se muito como se um dos irmão Nolan tivesse tido a chance de se adpatar a um dos mais estéreis (e cínico) romances de ficção científica de MIchel Crichton. E todas as cinzas sombrias e negras refletem no branco leitoso dos robôs. Além disso, como um crédito para Westworld, ela apresenta-se como uma exploradora oportunista igualitária, exibindo nudez masculina tanto quanto a feminina nas sua primeiras cenas (ou em outras palavras, muito mais do que Game of Thrones em suas seis temporadas).
Neste reino, agindo como um Deus examinando toda sua criação, Sir Anthony Hopkins é uma delicia, De uma forma natural, fazendo seu personagem, como um verdadeiro cavaleiro thespian, ele mastiga facilmente a paisagem enquanto apresenta-se como uma manifestação de contenção sutil. Infere-se que Westworld como um parque tem pelo menos 40 anos de existência e parece que o Dr Ford de Hopkins tem estado aqui desde o seu início. Ele às vezes desce para área de armazenamento para se maravilhar com seus velhos anfitriões favoritos.
Em outro segmento tentador junto aos fios que estão rolando no fundo, ele é fortemente implícito que a "gestão" tem mais em sua mente do que simplesmente continuar a curadoria de um resort para babacas ricos que querem jogar e vestir-se como um cowboy. Mas em quase meio século -, Ford aparentemente estava feliz em apenas criar robôs destinados as "histórias" do parque e a "narrativas" para os citadinos. Além de um complexo de Deus, seus motivos permanecem quase tão ambíguos quanto a história do mundo todo. Aparentemente Westworld quebrou 30 anos antes do inicio da série e alguns convidados podem ter morrido (isso realmente poderia se uma sequencia para o filme?). Por essa razão, Thersa Cullen (Sidse babett Knudsen) atua como uma espécie de guarda-caça, dedicadamente esperando entre a fumaça uma cadeia de eventos para que ela possa mostrar sua hostilidade.
No aqui e agora, estas pessoas e suas carreiras no escabroso mundo de entretenimento de alta tecnologia é o suficiente para manter uma exposição de estreia pesada, firmemente comovente e cheio de intrigas. E andando entre todos eles está o homem de preto, o humano "convidado", que parece ser um jogador importante dentro dos limites de Westworld. Harris, claro é sempre sublime em tudo que faz, mas aqui a sua pretensão de ser um badass que escalpa seus concorrentes e estupra donzelas intencionalmente sugere uma pose bem preparada.
Inevitavelmente, esses robôs vão ser mais apenas que subservientes, e Harris, O Atirador se assemelha menos a um verdadeiro durão, com ele fazendo uma espécie patética de jogador solitário que se mantem repetindo uma campanha single-player que ele domina tanto a ponto de perceber e explorar suas falhas em vez de realmente desfrutar da história. Ele corre como de estivesse em um GTA, mas ele tem muito poucos lugares para ir enquanto procura por seu suposto jogo-dentro-do-jogo que é o código mais profundo de Westworld.
Enquanto isso, Ford e seu protegido, o quase tão antigo Bernand Lowe (Jeffrey Wright, que parece estar reprisando seu papel em Jogos Vorazes), introduziram um novo upgrade para tornar os robôs ainda mais humanos. A última novidade são os "devaneios", o que cria uma espécie de memoria muscular de repetição dentro das maquinas. Vislumbramos um robô prostituta experimentando um devaneios nos lábios, que podem se tornar mais torcido em episódios futuros, uma vez que vemos o mesmo movimento se repetir entre aqueles que entram em contato com sangue durante um tiroteio.
Estes tiques fazem aparentemente, os robôs se parecerem mais humanos, mas eles também se espalham como uma doença de auto-conhecimento e senciência entre eles. Ironicamente, essa IA que os torna mais humano faz apressar sua infernal morte de ser desligado e jogado em um cofre em algum lugar. Esse é o destino para Peter Albernathy, o pai programado de Dolores que foi assassinado por um outro robô chamado Peter
Como se vê esse modelo (que assassinou pai de Dolores), tem retratado vários papeis dentro do parque, incluindo um canibal que cita Shakespeare em uma história abandonada e, devido à combinação de seus "devaneios", e vendo uma imagem de uma menina na Time Square, ele percebe que está lembrando de tudo.
Mesmo Ford parece abalado com a insistência do modelo em atender o seu criador, o confronto é direto de Blade Runner, onde Roy Batty com seu caminho para o topo da Tyrfell Corporation, só poderia acabar mais sangrento. Como todos os seres sencientes, ele que conhecer o seu criador, assim como saber porque sua vida é finita e se destina a sofrer e perder.
Novamente há aqui uma grande questão agora teológica, sendo o mundo Westworld um microcosmo de todas as nossas ansiedades: alguns de nós em nosso mundo real tem algo a perder como Peter e os robôs agora sencientes? É também o primeiro indicio de uma revolução inevitável entre os robôs. Eles colocaram Peter no armazenamento, mas como ele rouba uma uma linha de dialogo de Romeu & Julieta sobre como "alegrias violentas tem fins violentos" sabemos que ele e suas demandas estarão de volta. Como pode um parque construindo sobre a emoção do perigo terminar em nada menos que a coisa real?
Além disso, mais uma vez, isso levanta novos insigths sobre a finalidade de ser de Dolores. Ela é aparentemente, o robô mais antigo ainda em funcionamento no parque. Ela é "o original". Isso significa que ela tem uma vida de "devaneio" há décadas esperando para ser despertada como o pai, de uma só vez. Memórias de abuso; memórias de exploração; memórias deste mundo sendo muito menos do que a vastidão de potencial côr-de-rosa que todos nós pensamos estar prometidos nesta vida.
Como a série está se passando e onde ela chegará ainda é muito cedo para se saber. No entanto, os ganchos já estão dentro dela. É uma coisa muito difícil, mesmo para as melhores série da HBO, agarrar os telespectadores tão completamente na primeira hora, mas Westwolrd está disparando sem deixar qualquer espaço em branco no momento. Apesar de ser baseado em um longa estruturado com um fim, a estreia sugere uma vasta teia de fios de histórias para levar a série para o que poderia ser facilmente alguns próximos anos. Se este paraíso amoral está condenado a algum tipo de colapso criativo não há nenhum tipo de indicio para isso. Em vez disso, o trem está apenas começando a se mover novamente, e estamos todos a bordo pelo menos até o final da linha desta temporada.
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