Vamos começar reconhecendo que sempre houve grandes expectativas para The Nigth Manager. A adaptação de um romance de John Le Carre estrelada por Tom Hiddleston e Hugh Laurie desfilando por alguns dos cenários mais belos e paradisiacos do mundo... não tinha como isto falhar. E com certeza a minissérie cativante do canal AMC (executado em uma temporada estimulante de 6 episódios) nos converte rapidamente para seu interesse.
O roteiro de David Farr, atualiza o romance de meados dos anos 1990 de John Le Carre para os dias atuais com um breve inicio da primavera Árabe de 2011. Aqui, em um hotel no Cairo, encontramos Jonathan Pine (Hiddleston), um profissional considerável visto como ele emerge de suas roupas simples a partir de uma multidão ofegante de manifestantes. Poderia haver uma maneira mais gloriosa para introduzir Hiddleston, com seu olhar de aço azulado e abotoadoras perfeitamente cerradas desafiando o calor de verão do Cairo?
Um brilho de revistas de moda tipo Vogue também chega ao coração da adaptação de The Nigth Manager, a história é sobre a sedução da riqueza e do poder, e não podemos deixar de ser ocasionalmente transportados, espiritualmente para a suntuosidade de O Talentoso Ripley. Uma história onde o glamour da riqueza funciona como um esmalte sobre a escuridão que permeia desde o seu começo, mas que também nos transporta para o centro verdadeiro de quem realmente é Jonathan Pine - e se ele realmente conhece a si-mesmo.
Pine, um ex-soldado, parece bastante feliz trabalhando como um hoteleiro respeitado, mas praticamente anônimo, até se envolver em um breve romance com uma mulher que também dorme com o cara errado e acaba trazendo Pine para o coração do comercio internacional de armas. No seu centro está Richard Rope (interpretado com o charme maravilhoso e ameaçador de Hugh Laurie), um filantropo bilionário que também é o fornecedor para os malfeitores em todo mundo das armas mais poderosas e os gases nervosos já criados.
Quando é oferecido a Pine a oportunidade de fazer a coisa certa entregando documentos secretos do governo britânico que implicam Roper e que caem em suas mãos, ele faz isso com coragem. Mas suas ações acabam por revelar também as implicações de escalões superiores, as agencias de inteligencia, e os legisladores de sua terra natal corrompidos por Roper. Pine acaba por ser empurrado para trabalhar com uma errática e feroz agente contra seus pares desonestos da River House (Como é apelidado o MI5 por ter seu QG as margem do Tâmisa). A agente Ângela Burr (Interpretada pela fantástica Olivia Colman) que quer ir fundo nos segredos de Roper para trazê-lo para baixo.
Infiltrar-se no circulo intimo de Roper não é difícil para Pine, o que consiste em criar uma mentira e um histórico criminal. Ele é inteligente, bonito, e é capaz de desempenhar o seu novo papel com desenvoltura de uma forma que é o que talvez, o faz tão perfeito para uma vida em hospitalidade - ele pode fazer alguém acreditar no que quiser sobre ele. Ele é um lobo solitário, um camaleão, uma lousa em braco que a agente Burr precisava para caçar o astuto Roper depois de décadas sem sucesso. Mas Burr também tem que manter como uma toupeira seu segredo do resto da agencia de inteligencia britânica já comprometida, cujo os mais elevados elementos estão em conluio com Roper, colocando a vida de Pine em extremo perigo.
"O Gerente da Noite" é muito mais do que uma história construída em embarcações de espionagem, embora, seja como ele tece perfeitamente seus pedaços fanáticos de caráter de fundo, e leva tempo para realmente explorar o mundo dourado de Roper construído sobre um montículo de ossos. Roper é ladeado por seu braço direito flamboyant e desconfiado, o Major Lance Corkoran (Tom Holander), bem como sua jovem, bonita e assombrada amante Jed (a glamourosa Elizabeth Debicki). Pine entra em conflito com Corky quase imediatamente que o atinge com uma ameaça sobre seus olhares para Jed (quem pode culpa-los, pois eles são quase como imagens espelhadas um do outro - loiros esculturais com uma profunda solidão), fazendo com que se manter nas boas graças de Roper se torne algo um pouco mais difícil.
Uma série de outros rostos conhecidos da TV britânica e filmes fazem aparições memoráveis na minissérie, incluindo Allistair Petrie, David Harewood, Tobias Menzie, Russell Tovey, e Katherine Kelly, mas Laurie e Hiddleston são o centro do duelo da série. Roper é fascinado por Pine, talvez mais do que confie nele e ele lhe da entrada em seu mundo a partir de um tipo de respeito cauteloso. Pine perde-se no esplendor, mas ainda mantém sua determinação para fazer Roper - cunhado no inicio como o "pior homem do mundo" - pagar por seus pecados.
The Nigth Manager é esplendido na televisão, movendo-se como um clipe de narrativa rápida que nunca se sente apressado. De fato, suas cenas tem um bom gosto de cartões postais de viagem e são suntuosamente lânguidas. Essa justaposição de beleza com a tensão da missão de Pine e as incerteza das ações de Roper criam uma rica e fantástica tapeçaria de forma e função. Como Pine vestido em um terno sob medida em uma varanda ensolarada de um luxuoso restaurante estando no local para fazer uma transação de 3 Bilhões de Dólares para Roper, na Suíça - e em um mofado cubículo iluminado por luzes fluorescente em Londres - Burr narra, a primeira vez que ela conheceu Richard Roper. Foi logo após um lançamento de gás sarin em um campo de refugiados cheio de crianças derretendo e massacrsndo centenas delas, enquanto ela estava em missão no oriente médio. "Ele viu", diz ela com os olhos lacrimejante de tristeza e ódio sobre a memória, e pensou "é tudo negócio".
The Nigth Manager tem algo para todos - fãs do oficio de espião, fãs de televisão cinematográfica, fãs da boa narrativa ou apenas de Tom Hiddleston (ou para quem o assunto é Hugh Laurie). A serie irá puxa-lo em sua história completamente e permitir que você habite seu mundo, mas a um custo terrível: brevidade.
The Nigth Manager tem algo para todos - fãs do oficio de espião, fãs de televisão cinematográfica, fãs da boa narrativa ou apenas de Tom Hiddleston (ou para quem o assunto é Hugh Laurie). A serie irá puxa-lo em sua história completamente e permitir que você habite seu mundo, mas a um custo terrível: brevidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!