sábado, abril 30, 2016

Game of Throne - Episodio 1 - 6ª Temporada. Agora é o nosso review


(Agora é nossa revisão, mas prometo que será apenas para esse episódio de estreia. O que não posso prometer é que não vou dar spoiler. AVISO: tem uma carrada disso nas linhas seguintes. Fique por sua conta)

Depois de 10 meses de especulação, boatos e vazamentos na rede apontando para uma direção, os criadores da série mantiveram-se convencidos de que Jon Snow está morto. Claro, a verdadeira questão nunca foi verdadeiramente se Jon Snow está morto. Em vez disso a consulta mais substantiva é se: É vontade de Jon Snow permanecer morto?

Bem, a má noticia é que a estreia da temporada parece propensa a provocá-lo sobre o mistério um pouco mais antes de fornecer respostas definitivas. No entanto temos um pouco mais de manipulação emocional no que poderia ter sido a melhor estreia de todas as temporadas. Assim sem mais delongas, vamos cavar com o conhecimento reconfortante de que, por uma vez mais, sendo leitores dos livros ou imaculados da TV, estamos todos no mesmo barco!

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E a temporada começa exatamente de onde parou com o sangue do pobre Jon Snow aquecendo a lama de neve onde ele encontrou sua mortalha funerária. Evidentemente tem-se a sensação que os produtores da série estão se preparando para uma trama de audiência que  produzirá o mesmo tipo de alegria apreciada por Joffrey, quando ele forçou Sansa Stark a olhar para a cabeça decepada do pai. No entanto, a um proposito imediato para essa tortura, uma vez que arranca em um ritmo vertiginoso de suspense ainda que o vento vertiginoso vá soprar mais para o Norte

Os tempos mudaram, de fato, ao longo dos anos de temporadas anteriores, foi em Porto Real, que as tramas giraram em torno da sala do trono. Foi na capital onde a série teve as suas intrigas mais viciantes e sangrentas. No entanto, agora, talvez como um indicador precoce de que a geografia da ação está mudando na sexta temporada e além, quase todos os momentos de alegria e horror aconteceram onde a neve beija o chão. É lá também que Sor Davos Deaworth e os poucos bons homens deixados na patrulha da noite encontraram o cadáver de Jon Snow.

Ver como poucos estão dispostos a reunir-se em torno do cadáver de Jon Snow é uma estranha mistura de orgulho e desespero. Por um lado há alguma semelhança de redenção para a Patrulha da Noite nesta sequencia, porque agora a audiência pode se lembrar que nem todos os Caminhantes do outro lado da muralha são conspiradores, bastardos e traiçoeiros.  E para nos lembrar sobre as notas assustadoras e ao mesmo tempo divertidas da série, nossa esperança para o resgate da honra nesta parte do reino repousa sobre os ombros de Ed Doloroso, o último amigo de Snow em Castelo Negro desde a primeira temporada.

E rapidamente Ed é despachado para reunir os selvagens para sua causa. O perigo implícito nisso é que também foi a presença dos selvagens que levou Sor Alisser Thorne, a entrar no jogo de poder, e assim transformar a esperança de Jon Snow de restaurar a ordem e a justiça na muralha em uma traição. Ainda assim, é melhor do que ficar esperando para ser morto.

Enquanto os heróis pairam sobre o corpo de Snow, Sor Alliser revela-se um pouco o tipo de caráter de Marcus Junius Brutus. Claro, Brutus amava César como um pai, enquanto Thorne detestava Snow desde o primeiro dia. Mas, seja como for, ele faz um discurso convincente de que o que ele fez foi para o bem da irmandade. E é triste, como facilmente, muitos irmão oscilam entre a duvida e a razão. Afinal Alisser e os outros conspiradores são todos bons e homens honrados que não vão negar a sua ação como justa.

Felizmente, a Patrulha da Noite não é uma república, nem é mesmo uma multidão. Assim enquanto não houver nenhum contraponto na sequencia, a verdade é que a disputa será resolvida como qualquer outra coisa em Westeros: com força bruta e demostrações de poder. Com a estada de Ed entre os selvagens se arrastrando para uma semana extra, o que deixa algumas imagens sombrias de Sor Davos e outros bons rapazes sem nome com seus olhares santos para se defenderem sozinhos. E a tensão é abundante com Sor Davos vendo as intensões de Alisster e suas alegações de salvar vidas se as espadas forem devidamente baixadas. Se um homem de suposta honra já assassinou o seu senhor comandante, certamente ele não pode ser confiável para mostrar indulgência para com os legalistas de Jon certo?. Não, esta porta não pode ser aberta até que seja a hora para o Lobo gigante de Snow, o Fantasma, rasgar algumas gargantas, até a respiração mexer mais uma vez no peito de Jow Snow.

E honestamente, alguém realmente espera que Jon Snow continue morto? Cada espectador tem lido ou escrito a sua teoria sobre com Jon vai subir de novo para a vida. Também é transparente que é Melisandre, a Mulher Vermelha, que fará isso acontecer. Assim como nós testemunhamos Beric Dondarrion sendo ressuscitado por Thoros de Myr (um sarcedote do mesmo culto de Melissandre), assim também a Mulher vermelha vai salvar Jon Snow do esquecimento (É a teoria que eu compartilho).

A clareza com que nós sabemos que isso está acontecendo (em algum grau) faz com que seja ligeiramente frustrante que tenhamos que esperar para mais um ou dois episódios para acontecer. Essa demora também aumenta a probabilidade de Snow não voltar dos mortos incólume, uma vez que ele passará mais de um dia completamente morto. Ele não deveria arriscar se tornar um Caminhante, certo?

Ainda assim, a maneira como a tensão é aumentada é mais do que compensadora para qualquer atraso. Para isso, considere sozinha a revelação surpreendente propiciada por Melisandre ao final do episódio.

Para pular para o final do episódio, por um momento não vemos a Mulher Vermelha trabalhar sua magia em Jon, mas podemos descobrir nesta noite que o deus vermelho de seu culto age como um filtro do Instragram. Na verdade, é um espanto de mais perto quando a sempre impressionante Carice Van Houten revela sua nudez anual, mas com uma razão mais precisa este ano. Se você ama ou odeia Melisandre, e eu nunca vou esquecer Shireen, e nem posso imaginar Sor Davos quando ele descobrir a verdade, saiba que ela é uma figura fascinante que anda por linhas ambíguas de uma sombra literal, não apenas pelo tipo de coisa que sai do seu ventre. Como um personagem que prega uma religião dogmática do tipo Zoroastrismo preto e branco ela paradoxalmente nunca irá emergir da escuridão, nem totalmente esconder a luz. Ela é uma mulher de intenções nobres (salvar o mundo a partir da noite longa que está vindo por meio dos caminhantes Brancos) e aquela que irá implementa-la com a maior monstruosidade.

No entanto, em um mundo tão cinicamente utilitário como Westeros, isso não significa necessariamente torna-la mal, mesmo que suas intensões abram seu caminho pessoal direto para os sete infernos. E hoje, a noite é realmente afundada para a senhora de vermelho como condenável. Suas decisões mostram-se assim realmente após a perda de ambos os Stannis e agora Jon Snow. Sua visões mostraram Jon Snow de pé e vitorioso na ameias de Winterfell... um feito que ela ainda pode ver. Mas, nesse momento, ela não compreende como ele pode chegar a essa conquista.

Em sua auto-duvida, ela despe-se e revela, mesmo que para si mesma, sua verdadeira forma velha e atrofiada. Sem a magia do seu colar/rubi, o mesmo que protegeu o seu mestre de um envenenamento, ela não é tão aprazível como a amante vermelha que ocupou a cama de Stannis Baratheon. O que equivale há um spoiler enorme para os leitores das Crônicas, ela é na verdade tão antiga quanto a velha ama, e muito mais uma aversão para a imagem de bruxa do conto folclórico que apareceu em The Witch este ano. Melisandre, estranhamente, parece mais simpática em seu humilhado estado triste. Quer saber, acho que esse anos extras fazem com que o assassinatos de bebês pesem mais forte em sua consciência. Uma vez que tudo parece ter sido para nada, eu tenho certeza que ela está retrocedendo seu pensamento para muitas coisas neste momento.

No entanto, ela finalmente, vai tentar a ressurreição de Snow, mesmo que seja sua primeira vez a lançar o feitiço, é tudo que a ansiedade sobre suas profecias terá feito direito, E, esperamos que isso venha a acontecer na próxima semana.

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Enquanto isso, a ação que está acontecendo em torno de Winterfell ainda é muito fascinante. Ramsay Bolton revela que realmente fez de sua ama uma especie de amante, pelo menos tanto quanto é possível para um sociopata sádico com propensão a abater gente por atacado. Eu posso dizer que sua afeição para uma mulher igualmente tão mau quanto ele, ganha uma simpatia real. Por mais que Ramsay se chame Bolton, ele sera sempre um snow (em Westero é o nome comum para todos os filhos bastardos). E o bastardo médio sabe disso também. Eu imagino que em algum nível, a morte é apenas uma desculpa para torturar e matar Theon de novas maneiras extremamente horríveis. Afinal de contas, Ramsay acha que o corpo de sua suposta amante não vale mais do carne para alimentar cães, e o homem que um dia já se chamou Reek é o seu cão absolutamente favorito.

Ramsay também é lembrado novamente que ele ainda é um bastardo aos olhos de sei pai, e agora com sua noiva indo embora sem lhe deixar nenhum herdeiro para unir o Norte em torno de Winterfell ele esta em falta com seu pai Roose Bolton e ameaça de que Walda possa estar gravida de um menino paira sobre sua cabeça. Essa cena é arrepiante por várias razões. No primeiro, Roose que foi tão astuto em seu engano antes de assassinar Robb Stark, parece agora alheio as profundezas da malicia de seu filho bastardo.Se ele continuar ameaçando a sorte de Ramsay com a vida de seu filho que vai nascer, há uma grande chance de que Ramsay se certificará que Walda nunca traga esse novo rebento ao mundo de Westero. Além disso, Roose parece sugerir que ele está esperando que o dia de ajustar contas com os Lennisters esteja chegando. Isso parece questionável na melhor das hipóteses uma vez que os Lennisters não estão dispostos a dar um figo que seja para o Norte, mesmo em tempo de paz, desde que eles dobrem os joelhos e paguem seus impostos regiamente.


Se essa paranoia é sobre como fazer Sansa Stark esposa de Ramsay, ele deve estar certo de que Cersei tem preocupações maiores para se preocupar neste momento do que Sansa Stark e o Norte distante. Tudo parece discutível desde que eu suspeito que os Boltons vão enfrentar o terror militar de seu parente do Norte em primeiro lugar. Por enquanto os esquemas de Roose e Ramsay, e  seu pivô Stark iludiu ainda mais seu alcance na cena mais emocionante da noite.

E aparece o momento de Theon deixar de ser o Reeke para provar a si mesmo que pode trazer segurança para Sansa. De fato ele a faz atravessar um rio congelado em fuga e depois a aquece em seus braços, para quase depois inutilmente oferecer seus corpo mais uma vez para as brincadeira de Ramsay. Em um esforço para esconder sansa, Theon , pelo menos ganhou de volta sua humanidade, para não dizer sua alma ou redenção. Claro que, mesmo diante de suas degradações, Theon nunca foi uma pessoa muito competente, então não foi surpreendente que sua tentativa patética de distrair os homens de Ramsay, os levou apenas a aproximadamente cinco passos de distância para longe da garota Stark. Por sorte, Brienne de Tarth e Podrick Payne apareceram e consigo trouxeram a dor no mais catártico Fest-Kill da série, desde que Joffrey vestiu o paleto de madeira.

Foi uma beleza impar ver Tarth, "a Cavaleira", cortando gargantas, mesmo que de moribundos. Mas o mais importante, Sansa está finalmente segura o suficiente para começar a cumprir seu destino. Houve quase um momento toque da lenda do Rei Artur para a sequencia onde sansa desajeitadamente toma o juramento de lealdade e serviço de Brienne ao que ainda pode ser o futuro legado de sansa como rainha do norte. A incerteza com a qual ela recitou as palavras, mas ela descobriu a crescente sensação de força régia com que as palavras chegavam a sua boca provando que o norte tem um novo corretor de poder para entrar no jogo, e, finalmente, pode haver alguma justiça para se misturar ao clima invernal que desceu sobre essas terras duras.

Mas nem tudo foi o Norte nesse episódio. Muito mais para o Sul, havia uma mescla de cenas. As mais importantes, com a angustia sutilmente visceral, pertencendo a Lena Hardy, que dá um desempenho devastador quando ela vislumbra o retorno de Jaime Lennister de Dorne, não com sua filha, mas com um caixão e uma mortalha. Cersei perdeu muito. Demais. Ela revela a Jaime que toda sua vida, ela sentiu o temor supersticioso das profecias de uma velha bruxa se aproximando e tornando-se realidade.

Eu não gosto de Cersei. E provavelmente nunca vou gostar. Não depois de todo mal que ela causou, ou deixado seu filho para os males do mundo. Mas como Tyrion disse uma vez, "o seu amor por suas crianças é sua única qualidade redentora", e eu digo, nenhuma mãe deveria ter que enterrar dois filhos. (eu não lamento por Joffrey, no entanto). Entre o sofrimento e a humilhação misógena que sofreu na mão dos Pardais, por uma vez Cersei é justificada em sua paranoia. O retorno de Jaime, trouxe de volta para seu rabanho um amante e um aliado onde antes havia uma distancia de bocejo da última temporada.

É por isso que quando Cersei inevitavelmente levar a sua sangrenta vingança para muito longe (Notaram, Franken, o montanha a suas costas quando o barco de Jaime chega?), a destruição e a ruína que ela vai trazer para baixo e para cima das outras casas, vai ser ainda mais amarga, mas não totalmente confusa para as emoções da audiência.

A cena de Margaery com o Alto pardal esta noite foi também de interessante para ver o Septão, pidedoso, mas sedento de poder que parece estar tomando um interesse especial na necessidade da jovem rainha confessar os seus pecados. Ele mostrou compreensão e paciencia semelhante para Cersei, e todos nós vimos onde isso deu. Então Margaery deve, naturalmente, ser cautelosa, mas eu fiquei curioso para ver o que exatamente ele quer que a rainha Tyrell confesse. Eles já sabem que ela cometeu crime de perjúrio aos olhos Dos Sete enquanto dizia desconhecer as verdades sobre a sexualidade do seu irmão Loras. Se ela confessar esse conhecimento, seria condenar Loras a morte? De alguma forma, eu acho que os dias de Sor Loras estão contados, não importa porque. E é por essa razão que eu não desejo que Margaery traia seu irmão.

Em comparação com os Lennisters, o genuíno amor compartilhado pelos Tyrell (mesmo que eles estejam por demais errante e confortável no quarto um do outro) é um dos poucos toques legitimo de compaixão e sentimentos humanos em Porto Real. Se as sementes estão sendo plantadas para a traição de Margaery para sua própria humanidade a fim de salvar seu próprio pescoço, as coisas irão ficar mais sombrias ainda.

Mas em flagrante contraste com todas essas questões tentadoras, houve um barulho ensurdecedor ouvido por toda Westero quando GOT cortou a cena para Dorne. Sem dúvida, o fraco fraco, mais fraco elo da quinta temporada, as subtramas dornesas já prometem ser um albatroz em volta do pescoço da sexta temporada. É claro, eu vou dar a série um pouco de credito desde que eu esperava mesmo que o Príncipe Doran matasse Ellaria no principio da série e não o contrario. Mas de qualquer forma, ainda se sente como um desperdício absoluto de um ator de talento (Albert Siddig) forçado a fazer algumas caretas sentado em uma cadeira por algumas cenas. É também ridículo acreditar que cada um dos guarda-costas de Doran além do seu favorito pessoal o queria morto. Atalhos de escrita pobres continuam pobres.

Pior ainda foram as cenas das outras duas serpentes da areia assassinando o filho de Dorian, Tyrstane Martell. Primeiro de tudo, Trystane já estava condenado a ser o segundo assassinato depois de Myrcella Baratheon enquanto ela ainda estava a bordo do navio de Jaime. Obviamente, cersei responderia sangue com sangue. Então porque as serpentes da areia tiveram que matá-lo?

Presumivelmente, o que se destina a fazer As Serpentes da Areia parece mais perigoso após o uso delas indevido e desajeitado no ano passado. No entanto, ver Cersei fazer sua exata vingança sobre um jovem inocente seria algo mais satisfatório narrativamente bem como nos faria instantaneamente questionar nossa simpatia por ela, com ela mais uma vez provando-se ser tão insensível e cruel sobre quem morre como sempre. Mas não, é-nos da da uma cena que não faz absolutamente nenhum sentido. Afinal de contas, o navio de Jaime chegou em Porto Real no dia anterior a esse assassinato, e ainda assim Trystane estava a bordo do navio? Um refém real de imensa importância para a fermentação da guerra entre as casas Lennisters e Martell ou um bode expiatório para a fúria de Cersei é deixado no navio totalmente sem guarda. Porque?!

Ainda mais absurda é a ideia de que as Serpentes de Areia poderiam chegar a Porto Real e ao navio de James sem serem notadas especialmente após a morte de Myrcella e matar Trystane o mais elevado dos prêmios Lennisters. A menos que tenhamos que acreditar que elas arranjaram um lugar no pequeno barco onde pudessem ficar cerca de uma semana sem que Jaime, Broon ou qualquer outra pessoa perceba. Não importa a resposta, é simplesmente má escrita na desculpa de tentar resgatar as Serpentes de Areia e os Dornish para a intriga de nossos dias. Melhor sorte com tudo isso para a próxima semana...

Mas para que esse som demasiado negativo, realmente a mediocridade da subtrama Dornish é apenas uma marcha muito perceptível no que foi uma grande estreia de uma nova temporada. Muito parecido com sua aparição na quinta temporada como um todo, Dorne e os personagens que nele habitam são sentidos como uma oportunidade perdida, tirada de um tempo geral que funciona muito bem. E entre essas qualidades foram os desenvolvimento em Essos.

Em um formato mais tradicional de estreias de temporada em GOT, Arya Stark aparece principalmente para lembrar o publico do status quo atual da personagem, que neste caso é o de uma menina cega. Punida por ter cometido um assassinato com um sentido de vingança egoista, ao contrario de altruísta aleatoriedade, a menina que ainda é verdadeiramente Arya Stark parece impedida temporariamente. Infelizmente a Netflix não empresta Scott Glenn para ensinar a Arya como aprimorar seus sentido para se tornar uma vingadora cega durona. Infelizmente ela é deixada para continuar a ser apenas uma criança expulsa da Casa de Preto e Branco, o que leva à pergunta: ela votará novamente a vestir a mascara dos sem face? Suponho que isso não importa, pois ela é realmente ninguém.

Essa sequencia é apenas para restabelecer principalmente o que nó já sabemos: a menina que é Arya sempre foi Arya e sempre será Arya. Para se está série tem qualquer sentimento de catarse (e ele faz sentido apesar do malévola desorientação de Martin) então sera por isso que Arya Stark reivindicará algum tipo de vingança nas temporadas finais. Assim, a subtrama de Arya deste ano não é a forma como ela vai sobreviver como uma menina cega, mas como ela vai embalar os homens sem rosto para acreditarem na sua causa e obter sua visão de volta sem sacrificar sua identidade no processo?

Consultas semelhantes sobre o status e manipulação surgem também em cena para Daenerys. De mãe dos Dragões para gado dos Dothrakis, é o seu novo posto como prisioneira da mesma forma como nós já sabíamos à partir da última temporada: Os Dothrakis são uma cultura bárbara do estupro feliz. Ainda assim, é uma mudança aguda e desmoralizante de fortuna. Depois de cinco temporadas construindo-se para cima à partir do que era, uma escrava sexual para uma Khaleesi, em seguida uma conquistadora real por si mesmo, ela foi rebaixada para onde ela começou originalmente.

Para Daenerys é aconselhável manter o seu conhecimento da linguá Dotharky escondido, tanto quanto ela deixou um certo escravo Astapor ignorante para sua fluência do Valiriano. Mas desta vez ela fica apenas até certo ponto.

Se alguém ai que já leu saga em papel sabe algo, por favor lembre-me se as proclamações ameaçadoras de seu novo Khal sobre a cultura Dotharki são verdadeiras: deve a viúva de um Khal morto ser deixada intocada, enquanto ela é devolvida ao vaes dothraki? Minha memória é nebulosa e parece me recordar que o castigo é preciso, mas tenho certeza se isso vem dos livros ou não.

Em todo caso, eu não acredito nem por um minuto que Daenerys permanecerá impotente em Dothraki, em servidão por mais de alguns episódios.

Nessa noite também vimos Tyrion e Varys vendo toda a destruição da frota Meereneses lamentando que Daenerys não vai navegar de volta tão cedo para Westero. Mas eles estão apenas um pouco certo desde que ela não vai precisar das velas de Meereen, porque, certamente, quando seu dragão aparecer na Vae Dothraki, ela poderá usar seu poder para forçar o povo Dothraki a dobrar os joelhos e depois tirar proveito da potência súbita dos senhores do cavalo como uma forma de "persuadir" outra cidade portuária (Há pelo menos mais três que eu saiba: Voantis, Pentos e Bravos) a ver as coisas à sua maneira sobre a travessia do mar estreito.

Depois de todas essas temporadas, o desejo de morte de Viserys parece próximo de tornar-se realidade: um exército Targarey composto de cavaleiros Dothraki cheegará a terra firme em Westeros. 

No geral, foi uma tremenda hora de televisão que quebrou a norma pra game of Trhrones. Considerando as estreias da maioria das temporada da série ter tomado seu tempo para aclimatar lentamente os espectadores para o status do momento. "Red Woman" foio galopando mais rapidamente e com confiança através de sua exposição e ação do que um lobo gigante em busca da garganta de um veado.

As sequencias do Norte gelado era como seu clima: refrigerado, mas lindo de olhar com história e politica se misturando em pesadelos conspiratórios da patrulha da noite. Sansa Stark também também deu um passo para mais de seu destino depois de Brienne marchar para seu caminho e se tornar uma das maiores mauzão da mostra. Eu até me senti confortável em chamar Theon pelo nome novamente.

Enquanto isso, o declínio gradual de Cersei apenas começou a ser fracamente explorado esta noite, e já se pode provar o sangue na água.

É realmente um próximo episódio impecável. Mas Dorne ... eles realmente precisam para fazer algo sobre Dorne. Ou melhor ainda, nada. Cersei e Jaime tem as mãos cheias agora com os pardais e Tyrell. Vamos simplesmente ignorar o deserto daqui em diante, e será mais fácil dar os próximos episódios um cinco estrelas!


No entanto, como a série vai para a frente, imagino que a sede de sangue de Cersei vai fazer a guerra ao sul inevitável. Mas no imediatismo ainda mais perto, Melisandre tem alguma magia do sangue para executar, porque na próxima semana uma a neve deve levantar-se, em vez de cair.

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