O inverno é longo, e Game of Thrones está voltando. Baseado nas Crônicas do Gelo e Fogo de George RR Martin a popular série de TV da HBO, faz manchetes tanto para seus inúmeros prêmios e elogios de critica como para a sua utilização sem dúvida gratuita ,de violência sexual e gore. A sexta temporada que teve estreia mundia no último domingo, incluindo o Brasil, marca uma nova oportunidade para os personagens se vingarem e para o criadores da série responder a algumas perguntas dos fás do programa.
Uma das características mais marcantes de GOT, no entanto, é o seu alcance. GOT não conta apenas uma história, ele cria um mundo de histórias entrelaçadas e personagens - uma vez que a premissa central gira em torno de diferentes clãs com pontos de vistas políticos diferentes e figuras concorrentes ao trono dos Sete reinos de Westeros há uma mudança constante de elenco de personagens. Falta em GOT um protagonista ou lugares de caráter central, em contraste com a maioria de séries produzidas para TV, e é esta distinção a base de como se conta histórias em GOT. A série é capaz e está disposta a matar qualquer personagem a qualquer momento - já que nenhum personagem é o "principal" qualquer personagem é dispensável. Isto significa que GOT tem apresentado uma série de mortes chocantes e horríveis ao longo dos anos. Esta realidade mortal permeia a serie como um todo, tornando a ameça de fim terrível não só possível como em alguns casos, provável.
É possível que uma retrospectiva mostrasse uma luz sobre como os espectadores futuro iriam ver GOT; após a conclusão do programa, o arco da narrativa poderia ficar mais claro. A ascensão de um caráter especifico ao poder poderia colocar um peso adicional sobre cuja a história viesse a ser verdadeiramente central. Mas para o público atual, que esta observando tanto o programa de TV como a série de livros se desdobrar, qualquer fim e qualquer campeão parece tão provável quanto outro. Após a conclusão do programa poderia haver um protagonista claro, mas no momento não há nenhuma maneira de prever quem vai viver ou morrer, ou dizer ao certo a história que está sendo contada.
QUAL É O PERSONAGEM PRINCIPAL EM GOT?
Eu li a respeito no inicio deste mês sobre um artigo acadêmico escrito por Andrew Beveridge e Jie Shan publicado na Associação Matemática da America, intitulada a Rede de Thrones, ciência matemática aplicada como uma extensão da teorias dos grafos que explora as relações entre os personagens, e ver se eles poderiam encontrar um protagonista para a serie. A ciência da rede foi utilizada para uma variedade de aplicações diferentes, desde motores de busca até análise de comportamento terroristas ou de organizações criminosas. Ao analisar a proximidade e a interação entre os personagens em A Tormenta das Espadas. Beveridge e Shan desenvolveram uma rede social examinado como e com quem os personagens estão a se relacionar. Examinando e colocando determinado peso sobre estas relações, os dois analisarem os caracteres com base nos seu numero de relações, a importância de certos relacionamentos, e o numero de conexões dentro da comunidade central de um personagem e com outras comunidades.
Beveridge e Shan descobriram que havia três personagens que realizaram melhores medições nessa análise de rede. Sansa Stark obteve (para surpresa de Beveridge e Shan) a terceira melhor medição e peso na rede; Jon Snow ficou em segundo lugar, e marcou o índice mais alto em "intermediação", que examinou sua relação com diversas comunidades. Em todas as outras cinco medições, no entanto, Tyrion Lennister tomou o lugar no topo.
Os matemáticos decidiram aplicar formulas e teorias para o mundo de Westeros em um esforço para fazer sentido os muitos personagens e enredos de GOT. Os entendimentos e previsões que esses modelos matemáticos tem gerado são perspicazes segundos alguns analistas e ajudam a responder - ou pelo menos explorara - algumas perguntas que os fãs têm.
Que as medições numéricas favorecem a Tyrion, talvez não seja de todo uma surpresa, outras observações também o favorecem. Com quarenta nove capítulos de ponto de vista dos romances, Tyrion é o personagem com a maior quantidade de narração contada a partir de sua perspectiva ao longo da serie. Este maior peso, no entanto, pode ser tanto um preditor do papel de Tyrion na série como um todo como pode ser um indício de que ele é susceptível de sobreviver a conclusão do show sangrento.
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: ESTARIA JON SNOW MORTO?
O final da temporada 5 viu Jon Snow esfaqueado várias vezes e deixado para morrer sangrando. Isso deixou muitos fãs querendo saber: estaria mesmo Jon Snow morto? Estatisticamente, a resposta parece ser: provavelmente não. Em 2014, o matemático Richard Vale utilizou estatísticas com base no número de capítulos sob o ponto de vista do personagem em GOT para criar um estudo chamado Previsão Baysian usado nos ventos do inverno. Este estudo previu que o personagen provavelmente iria morrer nas próximas parcelas de livros de Martin. Enquanto o modelo da Vale não leva em conta os eventos no livro, ele salientou que, estatisticamente, havia 60% de chance de que Jon Snow ainda estivesse vivo.
Mais recentemente, estudantes da Universidade Técnica de Munique criaram um trabalho chamado Uma canção do gelo e Dados, que examina um número de diferentes fatores e calcula uma percentagem que supõe a probabilidade de morte de diferentes personagens de GOT. Quanto maior a porcentagem, o mais provável é que o personagem vai morrer. Usando um computador que analisa padrões em personagens que morreram - incluindo, mas não limitados ao gênero, classe, idade, e as relações com outros personagens - Dados os cerca de 2000 personagens de GOT foram analisados a fim de gerar a probabilidade de morte de qualquer personagem. Como uma canção do gelo e Dados aponta, enquanto há o dobro de personagens masculinos em GOT , as mulheres são muito mais propensas a sobreviver - 43% dos personagens masculinos morrem no final do quinto livro, ao passo que apenas 21% dos personagens femininas morreram.
Jon Snow atualmente tem um excepcionalmente baixo percentual de 11%, tornando-o menos probabilidade de morrer do que Cersei Lannister (16%), Tyrion (70%), ou Daenerys Targaryen (com um surpreendentemente indice de 95%). Sansa, por sua vez, é um dos personagens com menos probabilidade de morrer com apenas uma chance de 3%. Apesar dos eventos da temporada anterior, A Canção de Gelos e dados deixou claro que eles não acreditam que Jon Snow morreu.
Estas previsões, no entanto, não são, obviamente, capazes de explicar todas as nuances da narrativa. Muitos fãs acreditam que Cersei ou Sansa são mais propensos a morrer do que Daenerys ou Tyrion . Além disso, como GOT com sua maneira de chocar as pessoas, pode ser mais propensos a quebrar padrões e convenções existentes em favor de chocar o público, o que torna os dados difíceis de prever. Talvez o lugar influente de Tyrion dentro da rede faça dele um alvo em vez de seguro; talvez a inverossimilhança da morte de Sansa irá torná-lo ainda mais chocante. Seja ou não a matemática capaz de prever o aumento ou queda de personagem é ainda a ser determinado, mas os acontecimentos da sexta temporada vai ajudar a reforçar ou refutar essas hipóteses, bem como fornecer mais dados para todos os matemáticos aspirantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!