Os corpos se acumularam bem alto neste episódio de final de temporada de GoT, e nós vamos tentar descobrir o que isso significa...
Bem, isso foi agitado o suficiente pra você?
Muitas vezes, GoT tem sido criticada por escolher encerrar suas temporadas com notas suaves. Normalmente, os fogos de artifícios são lançados no penúltimo e último episódios. Os romances e a ação são terminados em declínio e com um desfecho ansioso para o próximo ano.
Da mesma forma, o final da quinta temporada não apresentou nada de tão visualmente extravagante exceto por Dragon iluminando dezenas de pessoas como uma imolação fora de moda nas arenas de lutas de Meereen. Mas certamente deixou uma mancha maculada que foi um chute no estômago, ou talvez, um esfaqueamento.
Na verdade, como tantos leitores do livro já sabiam ao chegar ao final de "Dança do dragão": Jon Snow esta morto! O bastardo de Winterfell que heroicamente superou sua desvantagem social ao comprometer a sua vida para proteger o reino de Westeros de demônios, zumbis, e outras monstruosidades geladas. Ele foi brutalmente massacrado por seus próprios homens em um canto escuro, como um senador romano que foi afastado do partido por Julio Cesar.
É uma pilula amarga para acabar com o que foi a temporada mais obscura de GoT. No entanto antes de cancelar a assinatura da HBO por puro desgosto, deixe-me sugerir que está não será a última vez que veremos Jon Snow... eu acho.
Sim, agora os telespectadores não precisam mais respirar o ar rarefeito de todos os conhecimentos compartilhado por Martin desde da publicação do primeiro livro, As Crônicas do Gelo e do Fogo e de todos os livros publicados a té a presente data. Assim aqueles que leram os livros já não tem que pisar em ovos acerca de spoilers. Estamos finalmente livres para discutir a série com uma especulação desenfreada sobre o que está por vir, e sobre o que nós esperamos ser o futuro.
Então vamos olhar para o momento final da noite, a morte "aparente" de Jow Snow, mas também devemos considerar as outras coisas que aconteceram neste episódio.
Por exemplo, Snow estava completamente isolado de qualquer um dos seus principais apoiantes da Patrulha da Noite depois de ter enviando o principal deles, Samwell Tarly, para a cidade antiga afim de se tornar um Meistre. As mortes de Green e Pyp na última temporada e a de Maester Aemon neste ano, deixou Jon apenas aos cuidados do jovem escudeiro Olly. Jon colocou confiança total em Olly e em homens com Ser Allister Thorne (sobre quem Stannis lhe alertou que deveria ser mandado embora) acreditando apenas na sua confiança justificada. Mas, como Ned Stark, sua ignorância dos detalhes ou das personalidades em torno dele foi a sua perdição. E foi justo a esse garoto a quem coube o papel de um Brutus completo sobre o seu suposto amado comandante enviando-o para o encontro de sua amada Ygritte.
... Mas Jon tem outros amigos em Castelo Negro... ou pelo menos fãs. Se você prestou bem atenção nesta temporada, terá percebido Melisandre avaliando o novo Senhor Comandante da Patrulha do Norte como outro menino com sangue e vigor necessários para ser rei. Afinal, os Starks uma vez foram os reis do norte e há outros segredos que cercam a linhagem de Jon e ele é forte e verdadeiro. Ele também é o último líder que se deixou manipular por Melisandre para lutar contra os Caminhantes Brancos.
Então Melisandre retorna a Castelo Negro no mesmo momento em que Jon Snow é morto, o mesmo Jon Snow que parecia estar sendo preparado para ser o "gelo" do título "Crônicas do Gelo e Fogo. Além disso é o mesmo Jow Snow que tem que descobrir a verdade sobre sua mãe, apesar do prenuncio pesado da primeira temporada. E, finalmente, ele é o último personagem que realmente importa para a muralha a mesma estrutura que é suposto desempenhar um papel culminante nas guerras que estão por vir entre os vivos e os mortos e que está série tão alegremente construiu.
Na verdade. eu ousaria dizer que Jon é a única coisa mantendo os espectadores de mão levantadas a dizer: Deixem que os Caminhantes brancos levem a todos!
Portanto, ele não pode ficar morto, certo?
Para aqueles que não lembram, Melisandre é apenas uma das sacerdotisa/sacerdote vermelha que encontramos em Westeros. Ouve outro na terceira temporada de fato que atendia pelo nome de Thoros. E caso você tenha esquecido também, os criadores de GoT, David Benniof e DB Weiss apostaram que o tal sacerdote tinha uma habilidade de levantar os mortos, desde que estes tenham falecido recentemente. Ele fez isso pelo menos uma duzia de vezes para Ser Beric Dondarrion, o líder da irmandade sem bandeira.
Então, Jon Snow está morto. Mas eu não que o cronograma de filmagens deste verão tenha encerrado ainda para alguém. Talvez esse negocio faustiano com a bruxa vermelha pode até fazê-la um pouco mais tolerável novamente. Ela vai precisar que seja depois de tudo que aconteceu esta noite.
Na verdade, a história real que tinha qualquer finalidade para está temporada não estava na colina onde os mortos-vivos comandavam o ataque a Jon Snow, mas um pouco mais para o sul da muralha em seu reduto anterior. Pois foi na periferia de Winterfell que o impulso louco de Stannis Baratheon para a gloria e a coroa, bem como para seus status de suposto messias, derreteu tão silenciosamente quanto a neve desaparecendo.
Eu acredito que Melisandre fez ele ter uma visão de si mesmo em pé, em cima das muralhas de Winterfell; eu também acredito que ela fez as bandeiras dos Boltons queimar ao vento. No entanto não seria Stannis que teria as coisa mais fáceis pela profecia já que ele não era o escolhido. Em vez disso ele escolheu condenar a si mesmo como qualquer monarca louco de ficção e tragédia, e sua ambição desfez tudo.
Pegando mais que um leve aceno de Shakespeare, Bennioff e Weiss apertaram o tempo suficiente para Stannis, até que encontraram algumas raízes escocesas a sua ambição, assim como a de sua esposa Selyse. Como a maioria dos duo famosos de senhores das guerras medievais, Selyse não contesta nada que seu marido faça para avançar seu nome para rei e rainha, mesmo um pecado imperdoável que ela só muito mais tarde veio a lamentar (embora a traição de Stannis a um ente querido faça Macbeth parecer um santo). E, como aquele rei e rainha icônicos que permitiram-se ser liderados por uma bruxa à ruína, Stannis e Selyse separaram os caminhos quando, incapaz de sustentar sua culpa usa a desculpa patética de uma mãe que tira a própria vida com uma corda sustentada por uma arvóre.
Talvez seja a conotação Isabelina, ou simplesmente a gama impressionante de fluidez, emoções incrédulas que atravessam o rosto do ator Stephen Dilane quando ele retrata o choque confuso de Stannis diante do abandono de Selyse e de Melisandre, mas eu quase senti pena do velho tolo. Em sua busca pelo poder, ele condenou tudo que importava para ele em nuvem de fumaça negra.
Por isso, é que quando ele resolveu enfrentar as tropas de Ramsay adequadamente descansada nas planícies de Winterfel, ideal para uma cavalaria ligeira que ele não tinha eu estava pronto para vê-lo fracassar orgulhosamente saindo da série em um fim justo e ignominioso.
No entanto, não é para ser. Na verdade, eu não acredito por um segundo Stannis morreu. Embora depois do que Stannis fez para Shireen, eu estava preparado para vê-lo ser esfolado vivo por Ramsay com aquele sorriso cínico no rosto, este não é o lugar onde Benioff e Weiss terminar sua história. Claro, esta é uma conclusão legítima se seu esforço para alcançar o trono tiver falhado, mas isso não significa que o próprio Stannis não esteja mais entre os vivos. Se ele estivesse realmente morto, por que os escritores e o diretor David Nutter não mostraram a lâmina de Brienne penetrando seu coração negro? Em vez disso, vislumbramos Brienne, que previsivelmente deixou seu posto de observação no momento exato em que Sansa Stark acendeu a vela para dizer que estava pronta para ser resgatada, indo em direção a Stannis, mas não em sua cabeça.
Brienne segue uma carreira de cavaleiro que não consegue concluir seus juramentos, não conseguiu proteger Renly Baratheon, Catelyn Stark e nem a filha de Catelyn, a única coisa que pode restar a Brienne é voltar para Jaime Lennister em Porto Real. Mas no final dessa viagem eu não acho que ninguém, Incluindo ela própria, ache que tudo isso foi alcançado por causa do amor.
Não, por qualquer motivo, Brienne viu um Stannis abatido, mas humano e escolheu poupar sua vida. A extensão total do seu raciocínio não vamos ver até a sexta temporada, então não posso realmente julgá-la, mas vou oferecer a minha primeira crítica que poderia ser repetida durante toda a noite da quinta temporada: por que existem tantas pontas soltas ansiosas por uma conclusão na sexta temporada?
Por certo, nenhuma temporada foi encerrada com um sentido de finalidade, porque a história está sempre sendo construída, e o jogo sempre se movimenta para frente. No entanto, nenhuma temporada terminou com tantas pontas soltas acumulada para os Sete Céus como este. Sem contar Jon Snow, desde que a sua morte é um fim óbvio para fim da temporada entre ele e seus irmão juramentados da Patrulha, quase todos os enredo deste ano terminou com as coisas, não só no ar, mas ambíguas quanto a saber se um personagem vai para a esquerda ou direita. Será que Stannis viveu ou morreu? O que aconteceu a Sansa e Theon depois daquele salto da muralha? E não vamos esquecer se Danyeres vai viver ou morrer em seu momento seguinte, ante seu encontro com os Dothrakis revisitado.
Infelizmente, a maioria destes teases com viés anti-climáticas são um hábito incômodo que George RR Martin, segundo dizem pegou durante a escrita de seus dois últimos livros. Como resultado, eu temo a série não possa evitar evitar tais pontos terminando em aconteciemntos inventados para este episódio, mas isso não significa que eles tiveram que criar a seu próprio pano de fundo inteiro entre Brienne e Stannis.
Da mesma forma, é maravilhoso ver que Theon lembrou finalmente seu menor traço de humanidade, quando a vida de Sansa estava em perigo. Por duas temporadas, temos esperado para ver Theon fazer algo que assemelha-se a redenção. Enquanto esse navio poderia ter sido vendido muitas luas atrás para o menino que agora rima com mansos, mas seu nome ainda também rima com furtivo. E Reek foi muito sorrateiro, quando ele colocou a sua seu proverbial máscara de Darth Vader e enviou Myranda em um mergulho de cisne para o pátio durante o último minuto para salvar Sanda. Theon, em seguida, tomou Sansa pela mão e saltou da altura dos muros de Winterfell para o que é esperançosamente neve muito profunda. Ou isso ou a aspersão mais fraca, porque é melhor morrer nesta queda do que estar vivo quando Ramsay encontra seu corpo quebrado.
Eu ainda acho que o envio de Sansa para o Norte, onde ela poderia começar a jogar "o jogo" foi um movimento esclarecido por Benioff e Weiss, ao contrário de seu desaparecimento durante toda uma temporada ao montar um cavalo em torno do Vale. No entanto, ela não jogou como o esperado. Em vez disso, ela foi brutalmente vitimada por Ramsay (repetidas vezes) e, em seguida, salvo por Theon. Sansa não absolveu a si mesma ao retornar a Winterfell. Assim, por enquanto, esse final perfeitamente sólido para o melodrama Winterfell ainda sente-se como sendo preciso escavar melhor.
Pelo menos a irmã de Sansa, Arya, não poderia ter terminado melhor seu enredo nesta temporada e de maneira mais espetacular. Duvido que alguém ficou surpreso ao ver Arya escondido entre os amantes crianças de Sor Meryn Trant, nem que ela foi finalmente capaz de riscar mais um nome de sua lista de vingança. Eu normalmente não cerro o punho para o ar quando um personagem é fisicamente cegado com uma lâmina e depois cortado por uma navalha em toda a garganta, mas esta cena poderia ter sido feito em câmera lenta.
É claro, no entanto, a mentira de Arya sobre a matança para os homens sem face não enganou ninguém, e como castigo, o homem que eu acho que é Jaqen tomou sua visão. No entanto, isso também se sente como uma punição temporária, e tenho certeza de que Arya terá novamente seus olhos quando ela cruza o Mar Estreito novamente na sétima temporada, espero isso para o mal de Walder Frey.
Mais para o leste ainda, Tyrion, Jorah, Daario, e o resto do elenco em Meereen gozam de um final de temporada mais convencional em GoT e dividem sua experiência uma vez que vão direitos para a temporada de seis simplesmente divididos em duas equipes: Jorah e Daario vai entrar na selvagem para rastrear Daenerys , e Tyrion vai governar Meereen com os mais publicamente aceitáveis rostos de Verme Cinzento e Missandei. E Varys está de volta!
Eu estou confortável com tudo isso. Tyrion sempre está no seu mais agradável, quando ele tem um pouco de poder e pode ser sádico a vontade, foi o que aconteceu quando ele governou uma na segunda temporada. Na verdade, a minha única crítica real de qualquer dessas cenas divertidas, que gira em torno de todo o elenco de apoio de Dany, é aprender o que uma boca inteligente, o menor dos Lannisters, tende a ser, é que ele telégrafa que a história de Dany permanecerá em Meereen por pelo menos mais da sexta temporada. Depois de uma temporada e meia naquela cidade, eu estou pronto para vê-los todos bordo de um barco e ir para Westeros.
Então, novamente, é difícil imaginar Dany chegar em qualquer lugar perto de Westeros, uma vez que ela está de volta nas mãos do Dothraki. Esta seqüência começa maravilhosamente o suficiente com Dany percebendo que ela deveria ter estudado um tutorial intitulado "Como Treinar o Seu Dragão", quando ela sobe nas costas de Drogon e tenta fazê-lo voar. Ela deve aprender da maneira mais difícil que ao treinar um animal de estimação, você precisa ser firme, bem como ter uma recompensa pela obediência. A tarefa não é facilitada com Dragon com a barriga cheia de uma enorme quantidade de inimigos Harpyas de Dany, sua próxima aspiração é dormir e afastar a dor de seus ferimentos, ela não tem quando ela sobe nas costas de Dragon.
Ela pode ser a Mãe de Dragões, mas ela realmente perdeu quase toda a autoridade com os eles dede eles chegaram a adolescência. Como resultado, Dany parece ter seriamente considerando ir a pé todo o caminho de volta para Meereen antes que ela percebesse o quão longe fora da Baía dos Escravos ela tinha voado com Dragon por todo caminho para onde o Dothraki ainda detêm influência.
Por isso, é que o enredo de Daenerys para a quinta temporada também termina em uma ponta solta ansiosa, desde que ela percebe que ela está prestes a ser preso pelo Dothraki mais uma vez. A rainha de prata pode ser acorrentado-se mais uma vez pelos senhores dos cavalo considerando o detalhe sinistro que ela sabe para deixar seu anel como uma pista para Daario e Jorah seguir.
No entanto, eu acho (ou tenho esperança) de que não vamos voltar para uma Daenerys impotente de uma temporada em que esteve cativa como um Khaleesi. Ela ainda tem Drogon ao seu lado, assim que o grandalhão decidir acordar, e ela tem um exército procurando por ela. Mas o mais importante, sabemos que a visão original de Martin para Daenerys era para ela a invadir os Sete Reinos com um exército de equitação Dothraki ao seu lado. Imagino que ainda pode ser o fim do jogo quando ela cruzar o mar no próximo ano esperançosamente.
Pelo menos, eu posso dizer que Daenerys aprendeu algumas lições duras sobre como governar durante a quinta temporada, e ela viu seus ideais e platitudes subirem em fumo em face da resistência violenta à ocupação Baia de sua Escravos. Em suma, apesar de não se mover para longe geograficamente, o personagem de Dany passou por bastante a humilhação, e até mesmo cresceu o suficiente para parecer aceitar Tyrion e Jorah como fieis.
Sobre Dorne, o que posso dizer. De todos os lugares que GoT poderia escolher para desperdiçar o tempo da quinta temporada, vendo uma única cena de Ellaria matar Myrcella Baratheon se sente como o pior desvio de tempo na série em cinco anos de história. Além disso, apesar de todo esse tempo, a série nunca nos deu muita razão para se preocupar com Myrcella; sua última aceitação do Tio Jaime minutos também ser o su pai não quis dizer mais do que o seu desaparecimento superficial em seus braços.
Não há sequer qualquer precipitação imediata, como essa seqüência levando a Doran executar sua irmã-de-lei para, obviamente, quebrar seu comando, ou Jaime em busca de vingança. O que torna tudo absurdamente mais frustrante é que Jaime passou esse segmento da sua história nas terras fluviais, sem matar uma única pessoa. Ele também mostra ainda a sua distância, optando por prosseguir esta missão sobre ajudar Cersei em seu momento de necessidade.
Mas na série, A Jaime foi dada uma tarefa chata de trazer Myrcella de volta a mãe, e ele falhou. Esse era o seu arco, pessoal.
Já foi revelado que GoT vai volta a ser rodada na Espanha novamente na temporada seis. Se isso significa mais tempo desperdiçado em Dorne, já posso sentir o estômago revirar-se em enjoos.
No entanto, não me veja como um rabugento escritor, não totalmente; houve uma última história que terminou espetacularmente nesta noite do último domingo em GoT. Infelizmente, porém, "espetacular" para Martin significa maliciosamente cruel.
Eu escrevi no passado sobre como é a maneira de Martin para dar aos leitores (e por extensão espectadores) exatamente o que querem, da maneira mais subversiva e desorientadora. E isto é talvez em nenhuma parte é mais verdadeiro do que na vergonha de Cersei Lannister sobre as ruas de Porto Real. Durante todas as cinco temporadas, temos visto isso a Cersei, narcisista auto-absorvida em vão, com delírios de brilhantismo cada vez mais sucumbindo a sua própria paranoia e egoísmo. Só uma vez alguém poderia tirar esse sorriso do seu rosto, gritávamos nós! Mas quando sua humildade e humilhação finalmente vieram, foi nas formas mais grotescas e inquietantes. Eu sei que alguns tiveram prazer em assistir Cersei lamber a água do chão, mas ver qualquer mulher ter os cabelos tosquiado a força é uma barbaridade feia. Mas isso é apenas o começo de sua humilhação considerando que Cersei está literalmente envergonhada por sua sexualidade e sua feminilidade pelos demagogos de plantão.
Sem dúvida, esta sequência será demais para alguns por focar uma mulher humilhada e violentamente despida em público. No entanto, eu não acho que esta cena tenha sido gratuita ou sexista em tudo. Pelo contrário, é uma crítica adequada ao conhecimento da religião e sobre como as mulheres são muitas vezes vistos na mesma.
Enquanto GoT é pura fantasia com uma versão fictícia de fanatismo medieval onde muitas vezes as mulheres são punidas por simplesmente ter órgãos diferente do dos homens, Cersei cometeu adultério com Lancel Lannister, no entanto Lancel também cometeu traição, deitando-se com uma rainha casada, do mesmo modo um pecado diante dos olhos dos Sete. Mas ele não foi forçado a andar nu pelas ruas e ser objeto de escárnio e zombaria para todos de Porto Real.
Não, Lancel é um homem, e Cersei é uma mulher. E para todos em sua piedade, o Alto pardal é tão preconceituoso quanto os homens que escreveram os livros sagrados sobre as mulheres serem bruxas e apedrejar esposas adúlteras, e que ao longo dos séculos têm queimado, enforcado, e de várias maneiras punido as mulheres presas em suas casas, escolhendo as roupas que deveriam usar ou controlando o que deveriam fazer de seus próprios corpos. Mais diretamente, assemelha-se a caminhada de "penitência" (vergonha) suportada por Jane Shore, um das quatro amantes do rei Edward IV de Inglaterra, que em 1483, como punição após a morte de Edward por supostos crimes de "bruxaria", ela foi forçada a caminhar pelas ruas de Londres em roupas íntimas.
Em um manto de justiça, o Alto Pardal torturou Cersei da forma mais vulgar, transformando-a em uma brincadeira sexual para de seu próprio reino, e não porque ela pecou, mas porque ela era uma mulher que pensava que ela poderia fugir do seu pecado. Lancel pode. Robert pode. Cersei deve tornar-se sinônimo nos livros de história de Westeros com a prostituta. E este conhecimento que Headey é capaz de transmitir no rosto de Cersei é devastador.
GoT teve algumas acusações contundentes sobre a história da religião, medieval ou de outra forma, nesta temporada. Mas nenhum deles foi mais visceral do que assistir Cersei raspar seus pés sangrentos através de paralelepípedos enquanto o cuspe escorria por seu seu rosto. Eu escrevi no passado sobre como o Alto Pardal é muito baseado em Savonarola da Florença renascentista. Mas mesmo Savonarola parou nas mulheres, simplesmente forçando a queimar suas jóias e roupas, ele não as colocou nuas em pelos nas ruas para serem humilhadas.
Não, o alto Pardal é um pedaço desagradável do trabalho para essa fantasia. Um que mesmo nós temos, talvez pela primeira vez em sempre, sonhando com os nossos próprias vinganças violentas ao lado de Cersei e seu recém-ressuscitado Frankenstein-Montanha. Martin ainda pode fazer leitores e espectadores cúmplices com os companheiros mais estranhos depois de todos esses anos. Por esse motivo, juntamente com Theon puxando um completo Darth Vader levantam em ameias de Winterfell, e Stannis e Jon atenderam seus destinos, GoT, a quinta temporada terminou forte, se não surpreendente.
Como um todo, o quinto ano de GoT foi o mais violento e mais cruel dopedaço de 10 horas. Isso não poderia ser nunca totalmente evitado, uma vez que foi a temporada em que personagens como Cersei (por um tempo) e os Boltons chegaram ao poder completo, e foi também o ano em que não poderia terminar de outra maneira do que com Jon em um jorro vermelho .
Ainda assim, mesmo quando o inverno fica para sua invação para a próxima temporada, espero que Benioff e Weiss possam sacudir algumas das falhas de A Dança dos Dragões e O Festim dos Corvos que pesou para baixo do quinto ano, bem como provar que eles podem encontrar seu próprio caminho com a graça e que lhes permitam criar essa brilhante seqüência "Hardhome" ...
Ainda assim, como um todo, a quinta temporada apaga pior tempestade da série a partir do material de origem. A série parece um pouco maltratado em comparação com as anteriores superiores, quatro estações, mas não há nenhum tubarão em vista ainda para se pular. Assim, vou ser otimista e ter esperanças para que os céus azuis como navegamos de cabeça em invernos 'ventem agora inevitáveis.
Mas essa é uma discussão para outro recurso para outro dia. Nesse meio tempo, vou dizer para todas as colisões este ano se reuniram, assistindo e revendo Game of Thrones a quinta temporada tem sido um verdadeiro prazer. Espero que tenham gostado muito e que voltem para o passeio novamente. Até então, finalmente o meu tempo terminou, desculpem se me alonguei muito, mas foi por um, bom motivo.
Então, Jon Snow está morto. Mas eu não que o cronograma de filmagens deste verão tenha encerrado ainda para alguém. Talvez esse negocio faustiano com a bruxa vermelha pode até fazê-la um pouco mais tolerável novamente. Ela vai precisar que seja depois de tudo que aconteceu esta noite.
Stannis Baratheon. outro de quem, eu não acredito ser o final |
Na verdade, a história real que tinha qualquer finalidade para está temporada não estava na colina onde os mortos-vivos comandavam o ataque a Jon Snow, mas um pouco mais para o sul da muralha em seu reduto anterior. Pois foi na periferia de Winterfell que o impulso louco de Stannis Baratheon para a gloria e a coroa, bem como para seus status de suposto messias, derreteu tão silenciosamente quanto a neve desaparecendo.
Eu acredito que Melisandre fez ele ter uma visão de si mesmo em pé, em cima das muralhas de Winterfell; eu também acredito que ela fez as bandeiras dos Boltons queimar ao vento. No entanto não seria Stannis que teria as coisa mais fáceis pela profecia já que ele não era o escolhido. Em vez disso ele escolheu condenar a si mesmo como qualquer monarca louco de ficção e tragédia, e sua ambição desfez tudo.
Pegando mais que um leve aceno de Shakespeare, Bennioff e Weiss apertaram o tempo suficiente para Stannis, até que encontraram algumas raízes escocesas a sua ambição, assim como a de sua esposa Selyse. Como a maioria dos duo famosos de senhores das guerras medievais, Selyse não contesta nada que seu marido faça para avançar seu nome para rei e rainha, mesmo um pecado imperdoável que ela só muito mais tarde veio a lamentar (embora a traição de Stannis a um ente querido faça Macbeth parecer um santo). E, como aquele rei e rainha icônicos que permitiram-se ser liderados por uma bruxa à ruína, Stannis e Selyse separaram os caminhos quando, incapaz de sustentar sua culpa usa a desculpa patética de uma mãe que tira a própria vida com uma corda sustentada por uma arvóre.
Talvez seja a conotação Isabelina, ou simplesmente a gama impressionante de fluidez, emoções incrédulas que atravessam o rosto do ator Stephen Dilane quando ele retrata o choque confuso de Stannis diante do abandono de Selyse e de Melisandre, mas eu quase senti pena do velho tolo. Em sua busca pelo poder, ele condenou tudo que importava para ele em nuvem de fumaça negra.
Por isso, é que quando ele resolveu enfrentar as tropas de Ramsay adequadamente descansada nas planícies de Winterfel, ideal para uma cavalaria ligeira que ele não tinha eu estava pronto para vê-lo fracassar orgulhosamente saindo da série em um fim justo e ignominioso.
No entanto, não é para ser. Na verdade, eu não acredito por um segundo Stannis morreu. Embora depois do que Stannis fez para Shireen, eu estava preparado para vê-lo ser esfolado vivo por Ramsay com aquele sorriso cínico no rosto, este não é o lugar onde Benioff e Weiss terminar sua história. Claro, esta é uma conclusão legítima se seu esforço para alcançar o trono tiver falhado, mas isso não significa que o próprio Stannis não esteja mais entre os vivos. Se ele estivesse realmente morto, por que os escritores e o diretor David Nutter não mostraram a lâmina de Brienne penetrando seu coração negro? Em vez disso, vislumbramos Brienne, que previsivelmente deixou seu posto de observação no momento exato em que Sansa Stark acendeu a vela para dizer que estava pronta para ser resgatada, indo em direção a Stannis, mas não em sua cabeça.
Brienne segue uma carreira de cavaleiro que não consegue concluir seus juramentos, não conseguiu proteger Renly Baratheon, Catelyn Stark e nem a filha de Catelyn, a única coisa que pode restar a Brienne é voltar para Jaime Lennister em Porto Real. Mas no final dessa viagem eu não acho que ninguém, Incluindo ela própria, ache que tudo isso foi alcançado por causa do amor.
Não, por qualquer motivo, Brienne viu um Stannis abatido, mas humano e escolheu poupar sua vida. A extensão total do seu raciocínio não vamos ver até a sexta temporada, então não posso realmente julgá-la, mas vou oferecer a minha primeira crítica que poderia ser repetida durante toda a noite da quinta temporada: por que existem tantas pontas soltas ansiosas por uma conclusão na sexta temporada?
Por certo, nenhuma temporada foi encerrada com um sentido de finalidade, porque a história está sempre sendo construída, e o jogo sempre se movimenta para frente. No entanto, nenhuma temporada terminou com tantas pontas soltas acumulada para os Sete Céus como este. Sem contar Jon Snow, desde que a sua morte é um fim óbvio para fim da temporada entre ele e seus irmão juramentados da Patrulha, quase todos os enredo deste ano terminou com as coisas, não só no ar, mas ambíguas quanto a saber se um personagem vai para a esquerda ou direita. Será que Stannis viveu ou morreu? O que aconteceu a Sansa e Theon depois daquele salto da muralha? E não vamos esquecer se Danyeres vai viver ou morrer em seu momento seguinte, ante seu encontro com os Dothrakis revisitado.
Infelizmente, a maioria destes teases com viés anti-climáticas são um hábito incômodo que George RR Martin, segundo dizem pegou durante a escrita de seus dois últimos livros. Como resultado, eu temo a série não possa evitar evitar tais pontos terminando em aconteciemntos inventados para este episódio, mas isso não significa que eles tiveram que criar a seu próprio pano de fundo inteiro entre Brienne e Stannis.
Da mesma forma, é maravilhoso ver que Theon lembrou finalmente seu menor traço de humanidade, quando a vida de Sansa estava em perigo. Por duas temporadas, temos esperado para ver Theon fazer algo que assemelha-se a redenção. Enquanto esse navio poderia ter sido vendido muitas luas atrás para o menino que agora rima com mansos, mas seu nome ainda também rima com furtivo. E Reek foi muito sorrateiro, quando ele colocou a sua seu proverbial máscara de Darth Vader e enviou Myranda em um mergulho de cisne para o pátio durante o último minuto para salvar Sanda. Theon, em seguida, tomou Sansa pela mão e saltou da altura dos muros de Winterfell para o que é esperançosamente neve muito profunda. Ou isso ou a aspersão mais fraca, porque é melhor morrer nesta queda do que estar vivo quando Ramsay encontra seu corpo quebrado.
Eu ainda acho que o envio de Sansa para o Norte, onde ela poderia começar a jogar "o jogo" foi um movimento esclarecido por Benioff e Weiss, ao contrário de seu desaparecimento durante toda uma temporada ao montar um cavalo em torno do Vale. No entanto, ela não jogou como o esperado. Em vez disso, ela foi brutalmente vitimada por Ramsay (repetidas vezes) e, em seguida, salvo por Theon. Sansa não absolveu a si mesma ao retornar a Winterfell. Assim, por enquanto, esse final perfeitamente sólido para o melodrama Winterfell ainda sente-se como sendo preciso escavar melhor.
Pelo menos a irmã de Sansa, Arya, não poderia ter terminado melhor seu enredo nesta temporada e de maneira mais espetacular. Duvido que alguém ficou surpreso ao ver Arya escondido entre os amantes crianças de Sor Meryn Trant, nem que ela foi finalmente capaz de riscar mais um nome de sua lista de vingança. Eu normalmente não cerro o punho para o ar quando um personagem é fisicamente cegado com uma lâmina e depois cortado por uma navalha em toda a garganta, mas esta cena poderia ter sido feito em câmera lenta.
É claro, no entanto, a mentira de Arya sobre a matança para os homens sem face não enganou ninguém, e como castigo, o homem que eu acho que é Jaqen tomou sua visão. No entanto, isso também se sente como uma punição temporária, e tenho certeza de que Arya terá novamente seus olhos quando ela cruza o Mar Estreito novamente na sétima temporada, espero isso para o mal de Walder Frey.
Mais para o leste ainda, Tyrion, Jorah, Daario, e o resto do elenco em Meereen gozam de um final de temporada mais convencional em GoT e dividem sua experiência uma vez que vão direitos para a temporada de seis simplesmente divididos em duas equipes: Jorah e Daario vai entrar na selvagem para rastrear Daenerys , e Tyrion vai governar Meereen com os mais publicamente aceitáveis rostos de Verme Cinzento e Missandei. E Varys está de volta!
Eu estou confortável com tudo isso. Tyrion sempre está no seu mais agradável, quando ele tem um pouco de poder e pode ser sádico a vontade, foi o que aconteceu quando ele governou uma na segunda temporada. Na verdade, a minha única crítica real de qualquer dessas cenas divertidas, que gira em torno de todo o elenco de apoio de Dany, é aprender o que uma boca inteligente, o menor dos Lannisters, tende a ser, é que ele telégrafa que a história de Dany permanecerá em Meereen por pelo menos mais da sexta temporada. Depois de uma temporada e meia naquela cidade, eu estou pronto para vê-los todos bordo de um barco e ir para Westeros.
Como Treinar Seu Dragão |
Então, novamente, é difícil imaginar Dany chegar em qualquer lugar perto de Westeros, uma vez que ela está de volta nas mãos do Dothraki. Esta seqüência começa maravilhosamente o suficiente com Dany percebendo que ela deveria ter estudado um tutorial intitulado "Como Treinar o Seu Dragão", quando ela sobe nas costas de Drogon e tenta fazê-lo voar. Ela deve aprender da maneira mais difícil que ao treinar um animal de estimação, você precisa ser firme, bem como ter uma recompensa pela obediência. A tarefa não é facilitada com Dragon com a barriga cheia de uma enorme quantidade de inimigos Harpyas de Dany, sua próxima aspiração é dormir e afastar a dor de seus ferimentos, ela não tem quando ela sobe nas costas de Dragon.
Ela pode ser a Mãe de Dragões, mas ela realmente perdeu quase toda a autoridade com os eles dede eles chegaram a adolescência. Como resultado, Dany parece ter seriamente considerando ir a pé todo o caminho de volta para Meereen antes que ela percebesse o quão longe fora da Baía dos Escravos ela tinha voado com Dragon por todo caminho para onde o Dothraki ainda detêm influência.
Por isso, é que o enredo de Daenerys para a quinta temporada também termina em uma ponta solta ansiosa, desde que ela percebe que ela está prestes a ser preso pelo Dothraki mais uma vez. A rainha de prata pode ser acorrentado-se mais uma vez pelos senhores dos cavalo considerando o detalhe sinistro que ela sabe para deixar seu anel como uma pista para Daario e Jorah seguir.
No entanto, eu acho (ou tenho esperança) de que não vamos voltar para uma Daenerys impotente de uma temporada em que esteve cativa como um Khaleesi. Ela ainda tem Drogon ao seu lado, assim que o grandalhão decidir acordar, e ela tem um exército procurando por ela. Mas o mais importante, sabemos que a visão original de Martin para Daenerys era para ela a invadir os Sete Reinos com um exército de equitação Dothraki ao seu lado. Imagino que ainda pode ser o fim do jogo quando ela cruzar o mar no próximo ano esperançosamente.
Pelo menos, eu posso dizer que Daenerys aprendeu algumas lições duras sobre como governar durante a quinta temporada, e ela viu seus ideais e platitudes subirem em fumo em face da resistência violenta à ocupação Baia de sua Escravos. Em suma, apesar de não se mover para longe geograficamente, o personagem de Dany passou por bastante a humilhação, e até mesmo cresceu o suficiente para parecer aceitar Tyrion e Jorah como fieis.
Sobre Dorne, o que posso dizer. De todos os lugares que GoT poderia escolher para desperdiçar o tempo da quinta temporada, vendo uma única cena de Ellaria matar Myrcella Baratheon se sente como o pior desvio de tempo na série em cinco anos de história. Além disso, apesar de todo esse tempo, a série nunca nos deu muita razão para se preocupar com Myrcella; sua última aceitação do Tio Jaime minutos também ser o su pai não quis dizer mais do que o seu desaparecimento superficial em seus braços.
Não há sequer qualquer precipitação imediata, como essa seqüência levando a Doran executar sua irmã-de-lei para, obviamente, quebrar seu comando, ou Jaime em busca de vingança. O que torna tudo absurdamente mais frustrante é que Jaime passou esse segmento da sua história nas terras fluviais, sem matar uma única pessoa. Ele também mostra ainda a sua distância, optando por prosseguir esta missão sobre ajudar Cersei em seu momento de necessidade.
Mas na série, A Jaime foi dada uma tarefa chata de trazer Myrcella de volta a mãe, e ele falhou. Esse era o seu arco, pessoal.
Já foi revelado que GoT vai volta a ser rodada na Espanha novamente na temporada seis. Se isso significa mais tempo desperdiçado em Dorne, já posso sentir o estômago revirar-se em enjoos.
No entanto, não me veja como um rabugento escritor, não totalmente; houve uma última história que terminou espetacularmente nesta noite do último domingo em GoT. Infelizmente, porém, "espetacular" para Martin significa maliciosamente cruel.
Eu escrevi no passado sobre como é a maneira de Martin para dar aos leitores (e por extensão espectadores) exatamente o que querem, da maneira mais subversiva e desorientadora. E isto é talvez em nenhuma parte é mais verdadeiro do que na vergonha de Cersei Lannister sobre as ruas de Porto Real. Durante todas as cinco temporadas, temos visto isso a Cersei, narcisista auto-absorvida em vão, com delírios de brilhantismo cada vez mais sucumbindo a sua própria paranoia e egoísmo. Só uma vez alguém poderia tirar esse sorriso do seu rosto, gritávamos nós! Mas quando sua humildade e humilhação finalmente vieram, foi nas formas mais grotescas e inquietantes. Eu sei que alguns tiveram prazer em assistir Cersei lamber a água do chão, mas ver qualquer mulher ter os cabelos tosquiado a força é uma barbaridade feia. Mas isso é apenas o começo de sua humilhação considerando que Cersei está literalmente envergonhada por sua sexualidade e sua feminilidade pelos demagogos de plantão.
Sem dúvida, esta sequência será demais para alguns por focar uma mulher humilhada e violentamente despida em público. No entanto, eu não acho que esta cena tenha sido gratuita ou sexista em tudo. Pelo contrário, é uma crítica adequada ao conhecimento da religião e sobre como as mulheres são muitas vezes vistos na mesma.
Enquanto GoT é pura fantasia com uma versão fictícia de fanatismo medieval onde muitas vezes as mulheres são punidas por simplesmente ter órgãos diferente do dos homens, Cersei cometeu adultério com Lancel Lannister, no entanto Lancel também cometeu traição, deitando-se com uma rainha casada, do mesmo modo um pecado diante dos olhos dos Sete. Mas ele não foi forçado a andar nu pelas ruas e ser objeto de escárnio e zombaria para todos de Porto Real.
Não, Lancel é um homem, e Cersei é uma mulher. E para todos em sua piedade, o Alto pardal é tão preconceituoso quanto os homens que escreveram os livros sagrados sobre as mulheres serem bruxas e apedrejar esposas adúlteras, e que ao longo dos séculos têm queimado, enforcado, e de várias maneiras punido as mulheres presas em suas casas, escolhendo as roupas que deveriam usar ou controlando o que deveriam fazer de seus próprios corpos. Mais diretamente, assemelha-se a caminhada de "penitência" (vergonha) suportada por Jane Shore, um das quatro amantes do rei Edward IV de Inglaterra, que em 1483, como punição após a morte de Edward por supostos crimes de "bruxaria", ela foi forçada a caminhar pelas ruas de Londres em roupas íntimas.
Em um manto de justiça, o Alto Pardal torturou Cersei da forma mais vulgar, transformando-a em uma brincadeira sexual para de seu próprio reino, e não porque ela pecou, mas porque ela era uma mulher que pensava que ela poderia fugir do seu pecado. Lancel pode. Robert pode. Cersei deve tornar-se sinônimo nos livros de história de Westeros com a prostituta. E este conhecimento que Headey é capaz de transmitir no rosto de Cersei é devastador.
GoT teve algumas acusações contundentes sobre a história da religião, medieval ou de outra forma, nesta temporada. Mas nenhum deles foi mais visceral do que assistir Cersei raspar seus pés sangrentos através de paralelepípedos enquanto o cuspe escorria por seu seu rosto. Eu escrevi no passado sobre como o Alto Pardal é muito baseado em Savonarola da Florença renascentista. Mas mesmo Savonarola parou nas mulheres, simplesmente forçando a queimar suas jóias e roupas, ele não as colocou nuas em pelos nas ruas para serem humilhadas.
Não, o alto Pardal é um pedaço desagradável do trabalho para essa fantasia. Um que mesmo nós temos, talvez pela primeira vez em sempre, sonhando com os nossos próprias vinganças violentas ao lado de Cersei e seu recém-ressuscitado Frankenstein-Montanha. Martin ainda pode fazer leitores e espectadores cúmplices com os companheiros mais estranhos depois de todos esses anos. Por esse motivo, juntamente com Theon puxando um completo Darth Vader levantam em ameias de Winterfell, e Stannis e Jon atenderam seus destinos, GoT, a quinta temporada terminou forte, se não surpreendente.
Como um todo, o quinto ano de GoT foi o mais violento e mais cruel dopedaço de 10 horas. Isso não poderia ser nunca totalmente evitado, uma vez que foi a temporada em que personagens como Cersei (por um tempo) e os Boltons chegaram ao poder completo, e foi também o ano em que não poderia terminar de outra maneira do que com Jon em um jorro vermelho .
Ainda assim, mesmo quando o inverno fica para sua invação para a próxima temporada, espero que Benioff e Weiss possam sacudir algumas das falhas de A Dança dos Dragões e O Festim dos Corvos que pesou para baixo do quinto ano, bem como provar que eles podem encontrar seu próprio caminho com a graça e que lhes permitam criar essa brilhante seqüência "Hardhome" ...
Ainda assim, como um todo, a quinta temporada apaga pior tempestade da série a partir do material de origem. A série parece um pouco maltratado em comparação com as anteriores superiores, quatro estações, mas não há nenhum tubarão em vista ainda para se pular. Assim, vou ser otimista e ter esperanças para que os céus azuis como navegamos de cabeça em invernos 'ventem agora inevitáveis.
Mas essa é uma discussão para outro recurso para outro dia. Nesse meio tempo, vou dizer para todas as colisões este ano se reuniram, assistindo e revendo Game of Thrones a quinta temporada tem sido um verdadeiro prazer. Espero que tenham gostado muito e que voltem para o passeio novamente. Até então, finalmente o meu tempo terminou, desculpem se me alonguei muito, mas foi por um, bom motivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!