sábado, maio 23, 2015

Penny Dreadfull - Episódio 2 "Verbis Diablo" - 2ª Temporada



Penny Dreadful trás mais uma pagina do livro do demônio para fora e aqui estamos com nossa resenha do segundo episódio.

Penny Dreadful e bem escrita e muito bem atuada, com certeza. Ela tem um ar de sofisticação sem ser sofisticada. A séries produzidas pela Showtime tem um espaço onde o seu senso de humor deve entrar. Este é o lugar onde as torres da HBO levam vantagem sobre os outros canais premium. Não importa quão sério uma série vê a si mesma, os roteiristas dão um toque humano de um sorriso de vez em quando. Quando a Showtime ou a Starz assumem um projeto importante trata-o com seriedade. Penny Dreadful é uma série sobre monstros, vamos lá, uma glorificação da House of Frankenstein, mas ilumina-se com um pouco de sorriso aberto e sábio. Só porque ele é um projeto de prestigio não significa que os personagens sempre tem que ser tão pesado. Game oh Thrones, por exemplo, entra em território pesado, mas você pode contar com uma linha de riso a cada semana. Linha de humor da semana foi uma tradição durante a exibição de Os sopranos.

Por isso, foi encorajador ver Vanessa (Eva Green) brincando com a "Criatura" (Rory Kinnear), John Clair, de uma forma natural e não forçada. Humor é importante para moral. Agora o elenco, todos os atores veteranos com uma vasta gama de talentos, estão finalmente recebendo esses momentos.

Angelique (um transsexual) traz uma sombra bem vinda de blush para Dorian Gray (Reeve Carney), que normalmente aparece como se um sorriso pudesse quebrar seu rosto como uma pintura velha em um retrato. para um homem que vive para os prazeres, mal proporcionou-se ao luxo de até mesmo um comentário sarcástico desde a última temporada. Ele não é, pelo menos em parte, com base em seu criador, Oscar Wilde, um renomado contador de histórias? Wilde pode ter sido um cara cansado, mas ele manteve sua sagacidade até o fim. "Eu não quero ir para o céu. Nenhum dos meus amigos estão lá", disse Wilde um pouco antes da sua morte. Oscar Wilde estava associado a um movimento artístico e literário "The Decadent" (O decadente) a seu tempo. O Decadente comemorava Satanás artisticamente, não religiosamente e mesmo Baudelaire pediu os ritos finais da igreja católica antes de morrer.

Parece que Sir Malcolm (Timothy Dalton) faz mais do que jogar dinheiro em problemas. Ele põe suas mãos sangrentas a serviço dos menos afortunados. Ele tem que fazer algo assim porque ele é provavelmente uma das principais causas de sua própria infelicidade. É realmente uma pena que ele não possa ficar mais tempo servindo sopa aos doentes de coléra (ele também mantem tudo funcionando com dinheiro), isso foi apenas um corte para sua aparição e lhe deu a chance de colocar a senhorita Ives em algum lugar que ela pudesse ser útil e encontrar um pouco de paz. (Sevir, ou ajudar os outros, se você não gostar das primeira palavra, pode ser realmente uma boa maneira de encontrar a paz. Tente isso!)


Sir Malcoml, eis um cara que precisa de redenção. Ele chega ao final de uma mão, como um jogador de cartas, com seus filhos sua mulher e seu casamento; ele aposta e perde tudo. Agora o jogador degenerado está sentado a mesa para um novo jogo. Ele não tem nada nas mãos e na manga, mas uma certa mulher que o odeia tem, é obvio. Na sessão de tiro ele mostra que está de novo disponível para o jogo do coração. A cena em que Evelyn Poole (Helen McCrory) encanta Sir Malcoml com um aroma menos que celeste foi brincalhona e sedutora, com um toque de má intensão. Ponto para  geração mais velha.

Cadáveres reanimados são criaturas sensíveis. "Pagãos" naturais, eles são mais humanos do que as pessoas que não passaram pelo trauma da morte ainda. A "Criatura", em sua conversa com Vanessa, explica a bondade sem a promessa do céu e por meio das mais românticas poesias. Quando o Dr. Frankenstein (Harry Treadaway) rebatiza Brona (Billie Piper) como Lily, ela chora. Se o Doutor só queria ter algum tempo sozinho com ela, ele não precisava mandar a Criatura tomar uma sopa sem graça em um abrigo, mas foi ótimo pelo encontro dele com Vanessa; o que rendeu uma das mais lindas linha de diálogos de toda série. Um  momento perfeito de alivio da tensão de horror.


O Inspetor Rusk (Douglas Hodge) da Scotland Yard é um cara pesado enquanto aguarda que o sobrevivente do massacre do bar revele alguma informação sobre nosso Wolfman. Ele tem toda a noite pra esperar. Ferdinad Lyle (Simon Russel Beale) o nosso afetado diretor do Museu Britânico, é agora ainda mais divertido que na primeira temporada fazendo uma "rainha" do oculto flagrantemente teatral imerso em fofocas e festas e um agente duplo.

Havia uma boa quantidade de suspense de montagem na cena de rapto do bebê. O suficiente para lhe colocar na mente a lembrança do velho barbeiro de Fleet Street, ou como o visto através da lente de Um Lobisomem Americano em Londres. Metrôs Britânicos são um grande cenário para o horror natural britânico. Muito ruim se não se gastar mais tempo nisso. A Bruxa filha de Evelin, Hecate (Sarah Greene), despacha os país amorosos, sem nenhum vislumbre de remorso com a perda dos botões. A alquimia da captura da alma em uma boneca é uma ciência perdida.

Essas não são apenas as wiccans suburbanas puxando os cordões ocultos de Londres. Evelyn Poole pode basear-se em Maria de Naglowska. Nascida na Russia, Naglowska rumou para a França com o objetivo de liderar a Irmandade da Golden Arrow. Os membros dessa ordem adoravam o diabo por meio da magia sexual.Naglowska teve seguidores também, "mulheres adequadamente treinadas", que eram chamadas de "a Sophia de Montparnasse". De acordo com o Livro Demons of the  Flesh/Demônios da Carne escrito por Zeena Schreck e Nikolas Schreck, "as acólitas de Naglowska, do sexo feminino também eram conhecidas como sophiales, e eram apresentadas como a vanguarda de um "novo matriarcado"... Como no tradicional Vama Marga ou sadhana yoga (a crença de que o despertar da Kundalini é possível através de sexo), a fêmea é a sacerdotisa deificada no culto de Naglowska. Ela sexualmente comunica um poder esotérico potencialmente perigoso para o homem, um poder que não pode ser confrontado e sustentado por nada menos que uma disposição heroica"

Maria de Nagloswka praticamente inventou a auto asfixia erótica como liturgia, o julgamento de suspensão, "em que adeptos do sexo masculino eram sexualmente estimulado, e então voluntariamente enforcados até o desmaio em um estado semi-controlado de asfixia", ainda de acordo com o Demons of The Flesh. "O momento em que o mago do sexo masculino pairava no limbo psíquico, um estado em que Naglowska descrevia como acima de todas as delicias, e que consistia de uma adepta iniciada pessoalmente por ela, posicionado-se sobre a ereção induzida pela auto asfixia. A ligadura em torno da sua garganta era então aliviada e ele voltava a consciência experimentando o que Naglowska descrevia em seu The Ligth of Sex: Ritual de Iniciação Satânica como "a penetração explosiva da mulher resplandecente no momento sublime do coito santo"

Evelyn e sua filha Hecate as bruxas necromantes

Aproveitando que estamos no tema história "Verbis Diablo", o título desse episódio, é provavelmente seja uma versão ficcional do Códex Gigas (Lê-se Guigas), também conhecido como "A Bíblia do Diabo". 160 animais teria fornecido a pele para a escrita do manuscrito medieval penhorado mo mosteiro de Sedlec em 1925. Segundo a lenda, o Códex Gigas teria sido escrito por um monge em uma noite com a ajuda do diabo. O monge teria sido condenado a morte e emparedado vivo. O Codex é acreditado como tendo sido criado por Herman, o Recluso, no mosteiro beneditino de Podlazice perto de Churudim na Republica Tcheca no ano de 1229. Ele contem uma tradução em latim Vulgata completa da Bíblia, bem como o "Antiguidade dos Judeus" de Flavio Josephus (Século I dC); "Encyclopedia Etymoligiae" por Isidoro de Servilha (Século 6 dC); escritos médicos de Hipocrates e "The Chronicle of Bohemia" por Cosmas de Parga (1050 dC).

O códice é mais conhecido por sua ilustração de pagina inteira do diabo, que alguns afirmam ser um auto-retrato. Lendas dizem que o Códex Gigas trouxe doenças e desgraças a quem o possuísse. Atualmente ele se encontra na Biblioteca Nacional de Estocolmo.

O "Verbis Diablo" também poderia ser um aceno para um livro referenciado no filme Ninth Gate/O último Portal (1999) de Roman Polanski, estrelado por Johnny Deep, que é uma adaptação do romance Club Dumas escrito por Pérez-Reverte. No livro o personagem central está correndo atrás do livro Nove Portas para o Reino das Sombras, também chamado de Umbrarum Regis Novum Portis, escrito por Aristides Torchia em Veneza em 1966. Esse livro tem 9 xilogravuras reproduzidas a partir do Delomelanicom, encontrado em um grimoire do século 18 creditado a Alibeck um egípcio de Memphis supostamente escrito em 1517.

No conjunto, este foi um episódio com muito suspense e envolventes com botões de humor que crescem em meio ao cadáveres. Penny Dreadful recebe um pouco mais de elemento vil com um rapto seguido de assassinato de um bebê, mas isso só o torna mais saboroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!