sexta-feira, abril 03, 2015

Hozier (2014), de Hozier: Leve-me à Igreja (uma última vez).


Quando ouvi "Take Me To Church" no rádio do carro tive uma epifania que não me atingia desde "Cavalier", do James Vincent McMorrow, ou "The Blower's Daughter" de Damien Rice, ou ainda "Hallellujah" na voz de Jeff Buckley. 
Hozier se revela um artista do mesmo porte/poder de Buckley, porém com uma voz mais grave e suave. A voz, inclusive, tem tonalidades de blues que superam o tom pop de algumas canções, transformando-as em algo maior. Assim é com "Take Me To Church", que vira um hino (quase) religioso.

E aqui, em seu disco homônimo, Hozier define sua religião: amor, culpa, sacrifício, medo, punição, abandono, humilhação. Um cristão sendo partido ao meio por seus desejos.

Hozier é misterioso e transparente em suas canções claramente autobiográficas. Apesar de britânico, pode-se perceber claramente a influência do blues e as guitarras modernas de suas influências (The Black Keys!). Sua música fornece assim ao ouvinte uma contradição interessante que estimula a curiosidade e - junto com a qualidade! - estimula a ouvir até o fim.

Da nova leva de artistas britânicos - dos quais considero o primeiro sendo o mestre James Blunt -, Hozier chegou como quem nada queria e, sem muito barulho, vem conquistando seu espaço e fãs.

Eu, por mim, coloquei "Take Me To Church" no "repeat". Meu coração cristão fica, assim, partido junto com o dele, enquanto reverbera ecos de "Hallellujah" e amém.

Sim, leve-me à igreja uma última vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!