sábado, abril 25, 2015

7 Invenções de Tesla que outros levaram os créditos

SOBRE OS OMBROS DE UM GIGANTE



Nikola Tesla morreu sozinho. Na idade de de 86 anos, ele morreu sem filhos, sem esposa; ele morreu sem ninguém a seu lado. Depois de dedicar a totalidade de sua existência para o proposito único de espirito de promover o campo da ciência, uma das mentes mais brilhante da humanidade morreu em um quarto de hotel, o corpo encontrado dois dias depois por uma empregada. Empobrecido e endividado. Tesla passou seus último dias vivendo de leite morno e biscoito nabisco. Difícil de pensar nisso!

Embora seu gênio fora reconhecido durante sua vida, após a morte, seu nome caiu no esquecimento. Ele foi explorado por aqueles que cobiçaram seus engenhos,  muitas de suas grandes ideias nunca chegaram a ser concretizadas devido a ganancia e a ignorância humana, e por décadas, outros receberam créditos para as invenções que teria ele sido o pioneiro.

Aqui estão 7 invenções revolucionárias que não foram dadas o devido crédito a Tesla.


1. Eletricidade

É claro que nenhum ser humano inventou a eletricidade, mas o homem que tem sido historicamente elogiado na era da eletricidade é Thomas Edison. Na verdade, a corrente continua (DC) sistema de distribuição direta de energia elétrica de Edson não é o que está alimentado a sua casa nesse momento, mas a corrente alternada, sistema muito mais barato, mais eficiente e eficaz (AC) desenvolvido por Tesla.

O Final da década de 1880 viu a "guerra das correntes", em que duas empresas que possuíam essas tecnologias patenteadas foram a luta para se provar melhor. A Companhia Elétrica Edison versus Westinghouse Eletric, que havia adquirido a patente da corrente alternada de Tesla. O Sistema DC de Edison era o padrão utilizado nos EUA, e viu a AC como uma ameaça ao seu monopólio.

Ai invés de tentar aprender a trabalhar com uma tecnologia claramente superior, Edison iniciou uma campanha de difamação para desencorajar o uso do sistema de Tesla. Para provar o quão "perigoso" era a energia da CA, Edison fez animais - inclusive cães e gatos - serem eletrocutados publicamente com a corrente alternada. Na verdade, Edison secretamente, pagou para a invenção da cadeira elétrica com esse mesmo objetivo. Durante a primeira execução de um prisoneiro condenado, os técnicos não conseguiram gerar força elétrica suficiente (por meio da corrente direta) para matar o homem rapidamente como era planejado. De acordo com um repórter presente na execução, "um espetáculo horrível muito pior do que o imaginado".

Antes disso, na verdade Tesla trabalhara para Edison por um tempo, Depois de alguns meses na empresa, Tesla disse a Edison que ele poderia redesenhar seus motores e geradores ineficientes. Edison teria prometido a Tesla pagar-lhe 50.000,00 dólares - mais de US$ 1 milhão para os padrões de hoje - caso ele realizasse o trabalho. Tesla o fez bem aquém do tempo combinado, que era de 1 ano, e quando ele perguntou pelo pagamento, Edison enganou o imigrante dizendo: "Tesla você não entende o humor americano". cara engraçado esse Edison!

2. O Motor elétrico

William Sturgeion é creditado como o homem que inventou o moderno motor elétrico. Antes de Tesla e Edison os princípios da construção já haviam sido estabelecidos por Michel Faraday, Tesla foi na verdade o inventor do primeiro motor elétrico DC capaz de transformar as maquinas. Posteriormente Thomas e Emily Davenpoprt refinaram ainda mais a sua invenção. No entanto, como nenhum sistema de distribuição de energia elétrica existia ainda, e devido aos altos custos da energia gerada por baterias, fez destes motores DC posteriormente desenvolvidos por outros inventores um fracasso comercial.

Ainda temos por ai estes motores DC, mas é o motor de corrente alternada que é utilizado na maioria das aplicações comerciais. Quando as vantagens da corrente alternada de Tesla sobre a corrente continua ficaram conhecidas, vários inventores tentaram desenvolver um motor AC funcional. Galileo Ferraris, foi o primeiro a inventar um motor AC que funcionava e publicou sua pesquisa na Academia Real de Ciências de Turim, que concluiu que "o aparelho com base nesse principio, não poderia ter alguma importância comercial como um motor". Mas Tesla inventou independentemente um motor AC, dois anos após Ferraris; Westinghouse rapidamente comprou as patentes e adaptou o motor para abastecer uma operação de mineração, e anos mais tarde incorporando avanços projetados por Mikhaik Dolivo-Dobrovolsky, levando-nos ao básico dos motores de corrente alternada que usamos hoje.

Como você pode ver, qualquer homem (ou mulher!) pode reivindicar o credito pelo motor elétrico, como sempre é o caso de qualquer invenção ou descoberta, mas o papel central de Tesla é muitas vezes deixado de fora da conversa.

3. O Transitor

O transistor é um componente chave em toda eletrônica moderna e uma das maiores invenções do século 20. Desenvolvido em 1947 por William Shockley, Jhn Bardeen, Walter House - que ganharam conjuntamente o Premio Nobe de 1956 de Fisíca por essa conquista - o transistor revolucionou o campo da eletrônica.

Mas Tesla já o havia concebido há quase 50 anos antes.

O engenheiro elétrico e escritor técnico Leland Anderson apontou patentes de Tesla de 1903 que "contém princípios básicos do componente, e os circuitos lógicos". Ainda segundo ele: "os sistemas de computadores contém milhares de elementos de decisão lógica chamado de operadores AND e OR. Todas as operações executadas por um computador são alcançadas através de um projeto de sistema utilizando estes elementos lógicos".

E como são implementadas, fundamentalmente essas portas lógicas? Com transistores. Porque Tesla já havia patenteado essas ideias, aqueles que tentaram obter as patentes básicas décadas mais tarde, ficaram surpresos ao saber o quão longe à frente de seu tempo Tesla foi.

4. Sinais Neon

George Claudes é creditado como inventor da iluminação neon, e de apresentá-lo ao mundo em 1910. Os tubos de vidro cheio de gases atingiram seu pico de popularidade em meados de 1950 ao passarem a ser dobrados em várias formas e palavras para sinalização.

Mas a ideia de sinalização iluminada já havia sido apresentada ao mundo em 1893 na Feira Mundial de Chicago. Westinghouse vencera Edison na licitação para iluminar a feira justamente fazendo uso de lâmpadas (fluorescente, portanto) de descarga de gás de Tesla. Foi de Tesla a ideia de dobrar os tubos para escrever os nomes de cientistas famosos. Inadvertidamente acabou por ser o pioneiro de uma tendencia muito brega.

Quantos aos tubos de descarga de gás em si mesmos, foram inventados por Heinricher Geissler em 1857. Constituído de um tubo de gás selados com um eletrodo em cada extremidade e preenchido com gás rarefeito como neon ou argônio, a luz se acende quando a alta voltagem é aplicada ao elétrons, enviados de uma corrente elétrica que flui através do tubo.

5. Radio

Guglielmo Marconi, o homem que inventou o radio. Ou não... Em 1901, Marconi enviou uma transmissão sem fio através do Oceano Atlântico, se tornando o pioneiro na transmissão de radio de longa distância. Em 1909, ele dividiu o Prêmio Nobel de Física por suas contribuições para o desenvolvimento da telegrafia sem fio.

Mais uma vez, vamos voltar a 1893, quando Tesla estava dando palestras e demonstrações sobre a teoria da transmissão de radio. Desde o inicio da década de 1890, ele estava pesquisando ondas eletromagnéticas (ondas de radio), e enquanto o seu principal interesse era a distribuição de energia ao invés de comunicação, demonstrou com sucesso a "iluminação sem fio". Posteriormente ele propôs que a mesma tenologia poderia ser desenvolvida para fins de telecomunicações.

Após a famosa transmissão de radio de Marconi em 1901, Tesla afirmou que ele teria conseguido o feito através do uso de 17 patentes suas. Marconi ganhou as batalhas de patentes que se seguiram, em 1904, mas em 1943, a Suprema Corte dos Estados Unidos reverteu a decisão a favor de Tesla. Já era tarde.

6. Radar

"Se eu soubesse o que você ia fazer com ele, eu nunca teria inventado isso!" - Quando Robert-Watt foi parado por excesso de velocidade por um policial munido de um radar, ele famosamente lamentou ter sido o pioneiro da tecnologia na década de 1930.

Será que Tesla pensou nisso antes também? Pode apostar. Em 1917, Tesla teorizou que a eletricidade poderia ser usada para localizar submarinos, refletindo um "raio elétrico" de enorme frequência." O sinal poderia ser visto em uma tela fluorescente. E como funciona o radar? Assim mesmo, onda de radio ao refletir no objeto tem a interpretação do seu sinal em um monitor/display. Em 1953, o engenheiro Émile Girardeau, que ajudou a desenvolver o primeiro sistema de radar da França em 1930, comentou sobre os sonhos proféticos de Tesla.

Enquanto Tesla não foi o primeiro a teorizar ou demonstrar que as ondas de radio podem ser transmitida ou refletidas por certas medias e objetos - Heinrich Hertz leva esse crédito - a ele pode ser concedida a ideia do radar moderno.

7. Raios-X

A Wilhelm Conrad Röntgen é concedido o credito como descobridor dos raios-X. Vamos lhe dar esse crédito; mas Tesla não estava muito atrás.

Em 1894, Tesla começou a investigar a energia radiante "invisível" após filmes em seu laboratório terem sido misteriosamente danificados em experimentos anteriores. Ele viria a confirmar que os raios X eram culpados, mas Tesla sofreu um grande revés financeiro em março de 1895, quando um incêndio inexplicável em seu laboratório destruiu cerca de US$ 50.000,00 em equipamentos e pesquisas (Teriam sido os Illuminattis! Desculpe eu não resisti). Essa liderança de Rötgen bateu nele como um soco fazendo-o ficar para trás na corrida pela descoberta? O certo é que o Raio-X viria a ser descoberto em 1895, mas é seguro afirmar que se não fosse por este "acidente", eventualmente Tesla chegaria na liderança.

Após a descoberta de Rötgen, Tesla começou a experimentar o Raio-X, e realmente tinha algumas crenças incorretas a cerca da descoberta. No entanto, ele ainda foi um dos pioneiros da pesquisa de imagens de raios-X
_________________________________________________________________________________

Como Bernard de Chartres disse, parafraseando Issac Newton: "Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes"

Os avanços científicos raramente podem ser atribuídos a um único inventor, e é importante ter em mente as bases e as ideias estabelecidas no passado, que levam as inovações futuras. Como você pode ver, Tesla teve uma mão grande em um monte de tecnologias modernas, mais do que a maioria imagina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!